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Organizando os dados no computador – final

Na primeira parte do artigo aprendemos como criar uma partição extra de modo a organizar melhor os dados no HD. Hoje vou ensinar como mover os arquivos de dados para a nova partição.

Com a nova partição criada, vamos transferir os arquivos de dados para ela. Antes, porém, podemos liberar algum espaço na partição C: (Sistema) colocando o arquivo de paginação ou troca (memória Virtual do Windows) na partição de dados e também desabilitando a hibernação (se não estiver usando este recurso, é claro).

Para desativar a hibernação no Windows XP basta entrar em “Opções de Energia” dentro do item “Desempenho e Manutenção” no Painel de Controle. No Vista a coisa é um pouco mais complicada. Clique com o botão direito do mouse no ícone do Prompt de Comando (em Acessórios) e escolha “Executar como Administrador”. Depois digite na linha de comando: powercfg -H off, seguido de ENTER.

Já para mover o arquivo de paginação o procedimento é muito parecido no XP e no Vista: Clique com o botão direito do mouse em “Computador”, escolha “Propriedades” e “Configurações Avançadas de Sistema” para entrar nas “Propriedades do Sistema”. Depois selecione a aba “Avançado” e no item Desempenho clique no botão “Configurações”. Selecione a aba “Avançado” e em “Memória Virtual” clique no botão Alterar. Depois é só desmarcar a opção de “Gerenciar automaticamente..”, Definir o disco C: como “Sem arquivo de paginação” e o disco E: como “Tamanho gerenciado pelo sistema”.

Dependendo da quantidade de memória do computador, o espaço em disco liberado pelos arquivos de paginação e hibernação é bastante significativo.

Nós queremos agora que os Documentos e arquivos de dados criados sejam movidos para a partição de Dados. No Windows Vista essa operação é ridiculamente simples. Basta seguir o roteiro:

  1. Entre no disco de Dados e crie uma pasta, por exemplo, “Arquivos do Abel”
  2. Use o Windows Explorer no disco de Sistema (C:) e procure por uma pasta que deve ter o seu nome ou o nome usado na instalação do Vista. Essa pasta deve possuir Várias “subpastas” (Contatos, Documentos, etc.)
  3. Selecione todas as subpastas, clique com o botão direito do mouse e escolha “Recortar”. Depois entre na pasta criada no número 1. e escolha “Colar”. Pronto! A partir de agora os Documentos, Contatos, etc. ficarão todos na pasta criada no disco de dados.
  4. Repita a operação para outras pastas (se existirem) e também para a pasta “Público”.

Pastas organizadas

No caso do Windows XP, a operação é mais complicada. A única coisa simples é a mudança da pasta “Meus Documentos”. Neste caso, basta clicar com o botão direito do mouse na pasta e escolher “Propriedades”. Depois clique no botão mover e escolha (ou crie) uma pasta na partição de dados para receber as informações de “Meus Documentos”. Todas as outras informações continuarão na partição de sistema, ou seja, na hora de fazer o backup dos dados no Windows XP, teremos que lembrar que os itens na Área de Trabalho, Contatos, Favoritos, etc. ainda estão na partição de sistema e devem ser guardadas no backup. Se usamos o Vista, a coisa é bem mais simples pois basta fazer backup da pasta de arquivos que já está no disco de dados.

Depois destas mudanças, quem usa Office (e a maioria dos aplicativos para PC) não precisa se preocupar onde vai gravar os arquivo gerados pelos programas. Basta guardar em “Documentos” ou “Meus Documentos” e eles serão salvos na partição de dados. Mas isso não ocorre com todos os aplicativos, ou seja, é importante verificar um a um os programas utilizados pois nem todos eles guardam automaticamente os seus arquivos de dados em “Documentos” etc. Os clientes de e-mail, por exemplo, costumam gravar os e-mails em pastas bem diferentes tais como: C:\Documents and Settings\Administrador\Configurações locais\Dados de aplicativos\Identities\{74C13565-4956-4409-97BE-EFA667725210}\Microsoft\Outlook Express. Mas, cada um destes programas, permite que possamos alterar o local onde os e-mails serão armazenados. Basta criar uma pasta na partição de dados e usar esta opção para mover todos os e-mails para esta pasta. Assim, se acontecer alguma coisa com a partição de sistema, eles estarão a salvo na partição de dados.

Em um próximo artigo explicarei como fazer backup dos dados de forma organizada e também como criar imagens no Windows (XP ou Vista). Aguardem!

Tags: Guia do PC, Hardware, Microsoft, Software, Windows, Windows Vista, Windows XP

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