Artigos

Como melhorar o desempenho do Windows

CCleaner 3.09.

Um dos principais problemas do Windows é a lentidão dele em alguns determinados computadores. Porém, na maioria das vezes não são os recursos da máquina que deixam o sistema lento, e sim a “sujeira” dele. O Windows, em uso cotidiano, guarda arquivos temporários, temporários de internet, de programas, além de cookies, arquivos de plug-ins e muito mais.

Esses arquivos, se não tratados corretamente, geram um monte de problemas no Windows. Há quem diga que outros sistemas operacionais (como Linux e Mac OS X, por exemplo), não necessitam de qualquer tipo de limpeza ou manutenção preventiva. Eu creio que isso não passa de balela, visto que todos armazenam teoricamente o mesmo tipo de informação. Mas isso é um caso a questionar.

Uma manutenção de rotina no Windows geralmente é separada em limpeza de arquivos temporários, desfragmentação, verificação de vírus no sistema… Enfim, isso é o básico para manter o sistema saudável.

Primeiro passo: a limpeza no HD

Tudo começa com uma “geral” no HD. Remova arquivos desnecessários, instaladores de programas (e programas em si) que já foram usados e etc., para liberar espaço no disco rígido (caso seja necessário). Após isso, você pode usar a Limpeza de Disco ou usar um programa de terceiros para isso. Uma boa opção é o CCleaner, atualmente o melhor software para limpeza de disco e registro do sistema, sendo leve e completamente funcional, abrangendo também (na limpeza) vários outros programas que não são nativos do Windows. O download pode ser feito aqui.

CCleaner 3.09.
CCleaner 3.09.

Segundo passo: a desfragmentação de disco

A fragmentação do disco acontece durante uma atividade no disco rígido. Enquanto movemos, copiamos ou organizamos nossos arquivos, eles vão sendo organizados em diversos setores do HD, dificultando a leitura ao serem abertos. A desfragmentação apenas faz o contrário disso, reorganizando os pedaços dos arquivos para facilitar a leitura dos mesmos pelo sistema. O Windows também vem com um desfragmentador nativo, mas uma das melhores opções alternativas é o Auslogics Disk Defrag, ou o Defraggler.

Auslogics Disk Defrag.
Auslogics Disk Defrag.

Terceiro passo: desabilitando programas da inicialização

Alguns programas são iniciados automaticamente quando você inicia o Windows. Muitos desses programas abrindo ao mesmo tempo podem tornar o computador lento. Para tirar esses programas da inicialização e melhorar o desempenho, use o AutoRuns for Windows ou, se você for mais experiente, o Utilitário de Configuração do Sistema.

Usando o AutoRuns for Windows

Após descompactar o arquivo *.zip baixado, execute o arquivo “autoruns”, aguarde o carregamento e escolha quais programas não devem ser inicializados com o sistema, desmarcando a respectiva caixa ao lado. Cuidado para não desmarcar programas importantes, como o antivírus.

Autoruns for Windows.
Autoruns for Windows.

Usando o Utilitário de Configuração do Sistema

Se você já sabe quais programas quer desabilitar e conhece o caminho de destino deles, você pode utilizar o Utilitário de Configuração de Sistema. Vá ao Painel de Controle > Sistema e Segurança > Ferramentas Administrativas > Configuração do Sistema ou digite msconfig.exe na busca do menu Iniciar e dê Enter.

Utilitário de Configuração do Sistema.
Utilitário de Configuração do Sistema.

Com o utilitário aberto, vá para a guia Inicialização de Programas e desmarque tudo o que você não quiser que o sistema inicie. Cuidado para não desabilitar serviços importantes, como o antivírus.

Quarto passo: desative efeitos visuais

Opções de Desempenho.
Opções de Desempenho.

Essa pode doer um pouco para quem gosta do Windows bonito, mas se você quer desempenho, precisará abrir mão de certas “mordomias” para conseguir uma melhora no desempenho, e esta ajuda bastante. É tudo uma questão de aparência versus desempenho. Se o PC for rápido o suficiente, você não tem que tomar essa decisão, mas, se o seu computador tiver apenas a potência suficiente para o Windows Vista/7, é recomendável reduzir os recursos visuais avançados.

Há 20 efeitos visuais que você pode controlar, como o Aero Glass, animação de menus abrindo e fechando, etc.

Vá em Iniciar > Painel de Controle. Na caixa de pesquisa, digite Informações e Ferramentas de Desempenho e, na lista de resultados, clique na respectiva opção. Clique em Ajustar efeitos visuais. Na guia Efeitos Visuais, clique em Ajustar para obter um melhor desempenho e clique em OK. (Para uma opção menos drástica, selecione Deixar que o Windows decida o que é melhor para o meu computador).

Quinto passo: Verifique se há vírus, abra menos programas…

Em algumas das vezes, infecções causadas por vírus e spywares podem reduzir drasticamente o desempenho do sistema. Por isso, verifique regularmente o seu computador com o seu software antivírus.

Além disso, se seu computador não tem memória o bastante, não arrisque travá-lo abrindo centenas de programas ao mesmo tempo. Isso só pode piorar o que está ruim.

Estas dicas não fazem milagres, mas podem ajudar muito na hora do aperto, quando mais precisamos do computador. Diante de tudo isso, o melhor que a pessoa pode fazer é um upgrade no PC, aumentando memória, melhorando o processador, e por aí vai.

Outra opção é aumentar a quantidade de memória usando o Windows ReadyBoost, um assunto que será abordado em breve aqui no Guia do PC. Esse recurso permite usar o espaço de armazenamento em alguns dispositivos de mídia removíveis, como unidades flash USB, para aumentar a velocidade do computador. Não é a mesma coisa que abrir o gabinete e colocar mais memória RAM, mas é uma ajuda.

Tags: Windows

Você também vai gostar

Leia também!