Artigos

Cinco aplicativos do Cydia que você deveria ter

Sobre o Cydia

O Cydia é uma “App Store” que fica disponível assim que você termina de finalizar o seu Jailbreak. Ela tem aplicativos separados por seções com várias coisas não-oficiais que não são suportados pelo development kit da Apple mas que podem ser de tremenda ajuda se usado com consciência.

O Cydia disponibiliza uma gama vasta e cada dia crescente destes aplicativos para a comunidade de Jailbreak. Os apps vão de simples tweaks para mudar o Carrier [Nome da operadora no canto do superior esquerdo do aparelho] até mudanças mais densas e aplicativos mais técnicos, como o OpenSSH que permite acesso via SSH no aparelho. A maior parte desses aplicativos são softwares que (como já citado) ultrapassam os limites do SDK da Apple, vão contra a política da App Store ou simplesmente foram rejeitados lá (ex: Grooveshark)

Cydia

Nesse post vou listar e sugerir aplicativos que você pode usar em seu iGadget Jailbreaked. Aparelhos na mão, lá vamos nós!

SBSettings

O SBSetings é praticamente um aplicativo essencial. Ele é um painel de controle unificado e compacto que pode ser aberto a qualquer momento arrastando a barra do relógio do iDevice da esquerda pra direita, mas a combinação de comando pode ser alterada se o usuário assim desejar usando o Activator, outro aplicativo que vem junto com o SBSettings que permite que certos comandos sejam efetuados caso algum botão do seu aparelho quebre ou você prefira outro comando além do original.

SBSetting oferece acesso rápido as configurações do iGadget

Com o SBSettings é possivel modificar o brilho, limpar a memória, matar processos em segundo plano, reiniciar o aparelho, reiniciar a SpringBoard, habilitar(e desabilitar) o Wi-fi/3G/EDGE. Muito prático e essencial.

Winterboard

Já no setor customização, o Cydia disponibiliza  o Winterboard, desenvolvido pelo proprio Saurik (desenvolvedor do Cydia). O Winterboard permite a instalação de temas (numa época que o iOS tinha um tela preta de fundo, o Winterboard permitia trocar esse fundo por uma imagem mais bonitinha baixada de um tema do Cydia) e outras customizações legais para garantir um look-and-feel mais bonito no seu iDevice. Os temas estão disponíveis pelo Cydia e geralmente acompanham mudanças que vão desde papel de parede até ícones de aplicativos. O WinterBoard também permite a instalação de Plug-ins para a SpringBoard.

Winterboard

AptBackup

O AptBackup salva o seu conteudo do Cydia no backup do iTunes, assim quando você restaurar ou instalar uma nova versão, reinstale o AptBackup, restaure o backup e abra o Cydia que ele automaticamente vai rebaixar todos os seus aplicativos de volta. Muito útil.

AptBackup

OpenSSH

Instale a coleção de software do OpenSSH para poder acessar os arquivos de seu iDevice de um modo mais… hardcore. Usando o OpenSSH você pode acessar as pastas “ocultas” do seu aparelho usando um software como o Filezilla ou similar. Usando o OpenSSH você pode criar uma conexão segura para transferir arquivos entre seu aparelho sem precisar do iTunes, assim você pode usar seu aparelho para transporte de arquivos se necessário. Use cautelosamente.

aTube Video Downloader

Viu um video no Youtube e achou legal? Quer ver ele depois? O aTube permite que você baixe os videos do Youtube. O App busca o video e permite que você assista e baixe para você ver depois se necessário. É um bom quebra galho, já que o software tem uma interface não-tão-Apple-assim e faria Steve Jobs levantar da cova só para comer o cérebro do desenvolvedor. A parte dos eventuais problemas de interface, App faz o que cumpre com deveras satisfatoriedade e ainda tem suporte a playlists[!]

Quem não quer assistir um Vlog legal enquanto ta no onibus?

Considerações finais

Nesse artigo eu optei por mostrar apenas aplicativos gratuitos, mas apesar disso o Cydia [também] tem aplicativos pagos e muito bons como o FolderEnhacer (que aumenta consideravelmente o numero de aplicativos que podem ser inseridos numa pasta) e o iFile (App para manipulação de aplicativos no iOS).

E você? Tem algum aplicativo favorito? Usa o Cydia também? Quer recomendar mais algum? Escreva nos comentários abaixo e compartilhe com a gente ! :D

Tags: Apple, Downloads, Gadgets

Você também vai gostar

Leia também!