Artigos

Negócios inovadores na era da experiência

A Dassault Systèmes apresenta novas aplicações para sua plataforma 3DEXPERIENCE. A empresa anuncia novas funcionalidades de seus produtos e novos recursos específicos que podem ser utilizados em diferentes indústrias.

494476897_640

 

“É a Era da Experiência”, disse Bruno Latchague, Vice-Presidente da Dassault Systèmes no evento 3DEXPERIENCE Forum Brasil 2015, que ocorreu em São Paulo. Segundo ele, o objetivo é evoluir o desenvolvimento de produtos, atingindo uma nova concepção para gerir negócios.

A tecnologia da empresa contribui para um modelo inovador alinhado às demandas dos consumidores, que exigem, cada vez mais, respostas instantâneas e experiências satisfatórias com produtos e serviços.

Na simulação de experiências para consumidores finais, a empresa está inaugurando uma nova fase com os principais clientes a partir da criação de experiências de serviços. Este desenvolvimento está alinhado com a digitalização dos processos industriais, uma vez que a fabricação vem ganhando cada vez mais importância e está reconfigurando o desenvolvimento global de produtos e serviços.

Os processos de fabricação podem ser conectados, personalizados e alterados facilmente de forma dinâmica por meio de uma rede de empresas industriais. A estratégia é denominada Manufatura como um Serviço (MaaS), e garante às empresas a possibilidade gerar respostas mais rápidas, permanecendo conectadas com seus clientes e fornecendo para eles valor durante toda vida útil do produto.

CLvIvpwW8AQ9bMZ

As aplicações 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes ampliam as experiências do produto virtual, incluindo inteligência de negócios, treinamento virtual e gestão de recursos e têm ampliado a presença da companhia em novos setores industriais, como bens de consumo e varejo, bens de consumo embalados, ciências biológicas e segmento financeiro.

A cada ano surgem grandes mudanças e oportunidades. Porém, para as indústrias, um item permanece constante: os consumidores se encontram no coração da inovação. Além de atender aos gostos e comportamentos em constante alteração dos consumidores, os esforços da Dassault Systèmes também procuram resolver desafios da indústria e de negócios, como aliviar preocupações ambientais e cortar custos, ao mesmo tempo em que melhoramos os padrões de segurança. A tecnologia exercerá um papel estratégico no desenvolvimento das empresas.

Entre as principais inovações previstas para este ano está a criação de veículos sem condutores. Temos ouvido sobre diversos projetos interessantes abordando a ideia do “carro sem motorista”, que envolvem um método completamente novo de projetar, produzir e certificar estes carros sem condutor, algo que continuará a ser desenvolvido ao longo dos anos a seguir.

O aumento de colaborações baseadas em Nuvem também terá sua participação nessa tendência. Para que os veículos autônomos possam ser desenvolvidos com sucesso, será necessário que atores individuais do setor automotivo colaborem de forma inédita. A colaboração baseada em nuvem permitirá que isso aconteça.

Uma maior atenção também tem sido observada na criação de carros elétricos. Há muitas atividades de pesquisa e desenvolvimento voltadas à melhoria da progressão de motores e baterias elétricas. Entretanto, isso também tornará necessária uma atenção maior para o desenvolvimento da infraestrutura que viabilizará tudo isso – o mercado de veículos elétricos conseguirá chegar apenas aonde sua infraestrutura permitir.

Segundo o vice-presidente da Dassault Systèmes, os clientes mudarão suas expectativas em relação a carros extremamente personalizados. A personalização é um tema que temos visto em várias indústrias, conforme tecnologias emergentes e ferramentas colaborativas têm permitido aos consumidores ter maior participação e capacidades para personalizarem suas experiências. Para a indústria automotiva especificamente, pode ser que se vejam consumidores utilizando tecnologias de impressão 3D para inserir aparelhos celulares na cabine dos carros. Talvez no futuro eles tenham seus smartphones customizados com uma configuração especial, onde todas suas informações pessoais poderão ser facilmente conectadas a seus veículos.

O que cada uma dessas previsões aponta é a emergência de novas tecnologias que permitem à indústria automotiva inovar em formas que solucionam desafios modernos e mantêm o apelo aos consumidores dos dias de hoje, em constantes mudanças. Na América do Norte, temos visto investimentos significativos indo para o Vale do Silício – muitas pessoas estão se voltando para grandes empresas de tecnologia para descobrir o que eles podem fazer por nosso setor. “O ano de 2015 será um momento de colaboração e competitividade plena para estes setores, resultando em muitas inovações durante este processo. A tecnologia da Dassault Systèmes será estratégica nesse cenário de mudança e novos desafios”, afirma Latchague.

Você também vai gostar

Leia também!