ArtigosPublieditorial

Como criar um cofre virtual com o Steganos Safe 19

Manter o seu computador a salvo de roubo, perda ou cibercriminosos pode ser uma tarefa difícil se não soubermos como. Felizmente, existem ferramentas que nos ajudam com a proteção de dados pessoais.

Neste artigo, apresentamos uma maneira de criar um cofre virtual onde armazenar arquivos com segurança. A melhor maneira é através da criptografia de dados, pois garante que o conteúdo protegido não será acessível por intrusos. A criptografia é útil não só para segurança de comunicação (ver o exemplo das mensagens do WhatsApp que, desde 2016, são criptografadas ou o sucesso da Telegram). Além de e-mails, todas as informações digitais de um computador (documentos, vídeos, fotos, partições individuais, todo o disco rígido) podem ser criptografadas.

Mas, o que envolve a criptografia?

A criptografia de dados digitais consiste basicamente em alterar uma mensagem para que um arquivo seja acessível apenas por meio de uma senha ou chave. As soluções para criptografar arquivos para o Windows geralmente usam um algoritmo de criptografia que esconde os dados a serem protegidos e apenas os exibe com a senha apropriada. Quanto mais complexidade do algoritmo de criptografia, mais segurança o arquivo criptografado terá.

Alguns anos atrás, os arquivos criptografados eram reservados para grandes corporações e governos. No entanto, agora proteger arquivos tornou-se muito mais simples e acessível a todos os usuários da Internet. Para isso, selecionamos o Steganos Safe 19 que permite criptografar pastas em seu computador ou também criar e salvar unidades seguras em discos rígidos externos, pen drives e discos ópticos.

Como criar um cofre virtual com o Steganos Safe 19 ?

1. Baixe o Steganos Safe 19 aqui.

2. Instale e execute o programa.

3. Para criar o cofre, na tela inicial do Safe 19, coloque o mouse sobre o sinal “+” (na cor verde) espere aparecer um menu e escolha “Criar”.

4. Na janela que se abrir, escolha “Safe”.

5. Dê  um nome para seu cofre (safe) e escolha uma letra para ele. (No meu caso, escolhi: Cofre GuiadoPC e escolhi a letra S)

6. O programa indica onde ficará armazenado o cofre (safe):

7. Escolha o tamanho do cofre:

8. Coloque a senha. Use números, maiúsculas, minúsculas, símbolos etc.

9. O cofre está criado. É só finalizar.

 

Para acessar o cofre, basta entrar no programa e escolher o cofre criado e depois colocar a senha. Tudo o que estiver no drive “S” vai estar criptografado e protegido.

O Steganos Safe 19 também permite transformar uma partição inteira em um cofre. Mais detalhes aqui.

O Steganos Safe 19 é uma solução de segurança com custo bastante interessante e ótima funcionalidade. Excelente solução para que seu dados fiquem seguros contra roubos, perdas e hackers.

Tags: Downloads, Segurança, Software

Você também vai gostar

Leia também!