Artigos

Hiperautomação segue como tendência crescente em 2024

Artigo por Ana Lúcia dos Santos, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Canais da Ninecon

A transformação digital promoveu inúmeras mudanças de comportamento e nos processos internos de todos os tipos de negócios. Com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia, atividades que outrora demandavam tempo e um contingente maior de colaboradores, passaram a ser realizadas de forma automatizada, por meio de máquinas – robótica – e software – RPA, ERP – com Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning. A isso chamamos de automação. Já a “hiperautomação” cria uma estratégia corporativa de automação dentro da área de negócio e da TI nas empresas.

Segundo definição do Gartner, a hiperautomação é uma abordagem disciplinada e orientada para os negócios que as organizações usam para identificar, examinar e automatizar rapidamente o maior número possível de processos de negócios de TI.

Mas quais são as vantagens em se investir em hiperautomação? As novas gerações são cada vez mais intransigentes e sempre questionam quanto a trabalharem com sistemas e aplicações mais intuitivas e automatizadas. Isso se deveu muito ao impulsionamento da transformação digital nas companhias por conta do isolamento no período da pandemia do covid-19 e da então adoção do modelo de trabalho remoto ou híbrido. É preciso trabalhar de forma mais eficiente, com menor custo e mais produtividade.

Nesse ponto, a hiperautomação permite liberar a mão-de-obra humana para o desempenho de atividades mais nobres e que não podem ser substituídas por uma solução tecnológica, como criatividade, inovação e a tomada de decisões estratégicas. Tarefas manuais exaustivas e repetitivas, que poderiam levar inclusive a casos de Lesão por Esforço Repetitivo (LER), podem ser desempenhadas por máquinas operadas por softwares com IA. Isso torna as empresas mais ágeis e adaptáveis às mudanças do mercado, permitindo respostas mais rápidas às demandas dos clientes e às tendências emergentes. Além disso, colabora para impulsionar a inovação contínua dentro das organizações.

Com a adoção de soluções de gestão avançadas, é possível automatizar uma ampla gama de processos, com aumento da eficiência operacional e diminuição de gastos.. Os sistemas automatizados são consistentes e precisos, resultando em maior qualidade de entrega de produtos e serviços e menor índice de falhas humanas.

Outra vantagem competitiva é que a hiperautomação permite lidar com grandes volumes de dados de forma rápida e eficiente. Com as ferramentas certas de análise de dados, as empresas podem obter insights valiosos, e que levam a tomadas de decisão mais assertivas, baseadas em dados precisos.

A automatização de processos críticos faz com que as empresas possam aumentar a sua resiliência e garantam a continuidade do negócio, mesmo em tempos de interrupções não previstas, como pandemias e desastres naturais.

Automação, IA e Machine Learning estão moldando a hiperautomação no mundo inteiro, e seguem como uma forte tendência para 2024. Todo esse aprendizado só foi alcançado ao longo do tempo, com o acúmulo e análise das experiências vividas pelas organizações.

 

 

Você também vai gostar

Leia também!