Artigos

Usando seu celular USB como modem no Linux

Hoje eu me deparei com uma necessidade (e uma curiosidade também): tenho um celular Motorola V235, que tem suporte a USB, e sei que no Windows, utilizando o Motorola Mobile Phone Tools (pago), eu posso utilizá-lo como modem para acesso à internet. Só que agora eu tenho somente o Ubuntu Linux no meu notebook. E agora?

A solução para o caso segue abaixo, para operadoras Claro (testado) e Vivo (não testado). Os comandos se aplicam ao Ubuntu, e para utilização em outras distribuições, talvez seja necessário pequenos ajustes.

Dependências

Tudo o que você precisa para que isto funcione é de um kernel compilado com suporte a dispositivos ACM, do programa wvdial e do programa ppp. No Ubuntu, tudo isto já se encontra instalado (por isso que eu gosto desse menino! =).

Para verificar se o seu celular USB é detectado, conecte-o a uma das portas USB, aguarde alguns instantes, e em seguida digite o comando dmesg | grep ACM no terminal. Se o aparelho foi detectado, deverá surgir algo do tipo:

daniel@toshibalinux:~$ dmesg | grep ACM
[31060.119866] cdc_acm 1-1:1.0: ttyACM0: USB ACM device
daniel@toshibalinux:~$

Se o comando não retornar nenhum resultado, tente instalar o módulo antes, com o comando sudo modprobe cdc_acm, e em seguida repita o procedimento acima. Agora, se nem isto resolver, então talvez seu kernel não esteja compilado com suporte a dispositivos USB ACM. Neste caso, só recompilando o kernel para resolver o caso…

Configuração para rede da Claro

Nota: configurações retiradas de artigo no blog do Roger Lovato, e testadas por mim.

Se o telefone foi detectado, tudo o que resta fazer é configurar o wvdial. Também no terminal, edite o arquivo /etc/wvdial.conf e acrescente as linhas abaixo:

[Dialer Claro] Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Init3 = AT+CGDCONT=1,"IP","claro.com.br"
Modem Type = Analog Modem
Baud = 115200
New PPPD = yes
Modem = /dev/ttyACM0
ISDN = 0
Phone = *99***1#
Username = claro
Password = claro

Note que a configuração de Baud é específica para cada aparelho. Uns aceitam valores maiores, outros podem apresentar instabilidades e neste caso, este valor deverá ser reduzido para outros valores (57600, por exemplo).

Configuração para rede da Vivo

Nota: eu não pude testar esta configuração, pois não tenho celular da Vivo. Peço a gentileza a você, leitor, que tem um celular da Vivo, especialmente os que tem o VivoZap, de testar os procedimentos deste artigo e reportar o sucesso ou falha na seção de Comentários, logo abaixo.

Para a rede da Vivo, segundo o blog do Roger Lovato, acrescente as seguintes linhas no arquivo /etc/wvdial.conf (fiz pequenas adaptações):

[Dialer Vivo] Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Modem Type = Analog Modem
Baud = 460800
New PPPD = yes
Modem = /dev/ttyACM0
ISDN = 0
Phone = #777
Password = vivo
Username = DDDNUMERODOTELEFONE@vivozap.com.br

Note que a configuração de Baud é específica para cada aparelho. Uns aceitam valores maiores, outros podem apresentar instabilidades e neste caso, este valor deverá ser reduzido para outros valores (57600, por exemplo).

Testando o funcionamento

Para testar o funcionamento, digite um dos seguintes comandos:

sudo wvdial Claro (para operadora Claro)
sudo wvdial Vivo (para operadora Vivo)

Serão apresentadas diversas informações, e caso o discador não fique voltando para a parte de discagem, tudo estará OK. Faça o teste de navegação. No meu caso, consegui taxas até interessantes (na casa dos 100 k/s), mas a velocidade oscila muito. O problema é o preço: eu gastei R$4,80 de créditos só carregando o site do Terra e abrindo uma página de teste de velocidade de conexão! Se você é um felizardo que tem pacote de dados ilimitado, sorte a sua. Senão….

Caso a discagem não funcione, reveja os passos da configuração e os comandos executados. E a propósito, cheque seu saldo: se você não tiver créditos, a ligação vai ser completada, mas assim que o pppd for iniciado, a conexão irá cair.

Dúvidas, comentários, críticas, use a seção de Comentários abaixo.

Tags: Gadgets, Hardware, Internet, Linux

Você também vai gostar

Leia também!