Carreiras Digitais & Cia

Women Rock IT: programa da Cisco para capacitação de mulheres em TI tem vagas abertas

A Cisco anuncia a 5ª edição do Women Rock IT, programa do Cisco Networking Academy que oferece cursos profissionalizantes de tecnologia gratuitos na área de Redes, para mulheres (cis e trans) a partir de 16 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de abril pelo site.

O programa Women Rock IT foi criado em 2020 como parte do movimento internacional Girls in ICT, que visa motivar meninas e mulheres a considerarem as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) em seus planos de carreira. Somente no Brasil, mais de 3 mil mulheres participaram das 4 edições do programa, e mais de 1.400 já foram impactadas com os certificados obtidos pela plataforma Networking Academy, vinculados ao projeto. O CCNA é um dos cursos mais reconhecidos na área de redes, alinhados à certificação internacional. Trata-se de uma formação em redes, voltada para a inserção das mulheres no mercado de trabalho.

O Women Rock IT é dividido em quatro etapas. Na primeira, as alunas têm até o dia 22 de abril para se inscrever e concluir o curso on-line Conceitos Básicos de Rede, que tem duração de 22 horas, e deve ser concluído com nota superior a 70%. As 1.000 melhores estudantes desta etapa serão classificadas para a fase profissionalizante, cursando os três módulos do CCNA, que seguem o cronograma:

CCNA 1: Introdução às Redes, com início em 07 de maio

CCNA 2: Switching, Routing and Wireless Essentials, com início em 02 de julho

CCNA 3: Enterprise Network, Security and Automation, com início em 03 de setembro

Ao final do programa, a estudante também está pronta para se candidatar a uma certificação internacional em Redes. Saiba mais sobre o programa Women Rock It no site.

Embora o número de mulheres seja superior ao de homens no Brasil, elas ainda são minoria no mercado formal: apenas 44% são mulheres. E no setor de Tecnologia, as disparidades de gênero são mais evidentes. De acordo com o Relatório de Diversidade no Setor TIC, elaborado pela Brasscom, o setor de tecnologia no Brasil conta apenas com 39% de presença feminina.

Programa Women Rock IT 2024
Inscrições: até 22/04 pelo Link
Valor: gratuito em formato 100% on-line pela plataforma do Cisco Networking Academy, com aulas ao vivo pelo Webex, terças e quintas.
Quem pode se inscrever: mulheres cis e trans, a partir de 16 anos de idade, que tenham interesse em capacitação em TI na área de Redes
Requisitos: conexão de internet de no mínimo 5Mb; acesso a um computador compatível com processador i3 ou Windows 10 com 4Gb de RAM; fazer o teste de funcionalidade do software Packet Tracer; inscrever-se no curso classificatório Conceitos Básicos de Redes, na plataforma Skills for All do Networking Academy não ter realizado o curso completo de CCNA antes.

Você também vai gostar

Leia também!