Dicas e tutoriais

Dica: Esqueci a senha do Windows, e agora?

Diariamente lidamos com diversas senhas para acessar os mais variados serviços e programas. Senhas de bancos, de sites, jogos e até do sistema operacional. Com tantas coisas na cabeça, vez ou outra acabamos esquecendo um ou outro password. Felizmente, tais serviços permitem que recuperemos nossa senha ou nos permitem criar uma nova conta.

O problema é: e quando esquecemos a senha do Windows? Pior, e se a senha é de um computador de casa/trabalho e a senha perdida foi a do único administrador do sistema? Segundo a Microsoft, caso o usuário não possua um CD de redefinição de senha, a única solução é reinstalar o Windows.

Porém, como diria Jean Cocteau“Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”. Assim sendo, nesta dica de hoje o Guia do PC vai ensiná-lo a sair desta pequena enrascada.

Para conseguir recuperar a senha do administrador, será necessário estar com:

  • Um live CD/USB de uma distribuição Linux (recomendo o Ubuntu, seguindo este post até a opção “Experimentar o Ubuntu sem instalar”);
  • Atenção aos passos descritos;
  • Uma xícara de café :P

Possuindo os itens acima, basta seguir estes passos:

  1. Após estar rodando o live CD/USB de uma distribuição Linux, abra o navegador de arquivos (o nautilus, no caso do Ubuntu), abra a partição que representa o Windows (você pode identificá-la pelo tamanho ou por um nome, apesar de geralmente ser a única existente) e navegue até a pasta Windows\System32.
  2. Nesta pasta você deverá encontrar o arquivo sethc.exe e renomeá-lo para sethc_old.exe (ou um outro nome qualquer, mas lembre-se bem dele). No mesmo local encontre o arquivo cmd.exe e faça uma cópia dele, renomeando-a para sethc.exe.
  3. Reinicie o computador e deixe o Windows ser inicializado, até que surja a tela de login. Neste momento, basta pressionar a tecla SHIFT 5 vezes seguidas, fazendo surgir uma tela perguntando se deseja ativar as teclas de aderência. Clique em Não e, se tudo ocorreu bem, o Prompt de Comando do Windows (o famoso CMD) irá surgir.
    Informando senha e confirmando-a.
    Informando senha e confirmando-a.
  4. Digite o comando control userpasswords2 e pressione a tecla enter. A tela de gerenciamento de usuários surgirá. Nela, selecione o administrador do computador e clique em Redefinir senha. Informe uma nova senha e reinicie o computador.
  5. Verifique se consegue logar normalmente no sistema, e, em caso positivo, utilize novamente o live CD/USB para remover o arquivo sethc.exe que criamos e para renomear o arquivo sethc_old.exe para seu nome original, desfazendo as alterações que efetuamos.

Ressaltamos que estes passos utilizam uma “brecha” do Windows, que permite executar arquivos sem que estejamos realmente logados, e por isso deve ser efetuado com o máximo de cuidado possível.

Aproveite que ainda recorda-se de sua senha e crie um disco de redefinição de senha (Painel de Controle > Contas de Usuário e Segurança Familiar > Contas de Usuário > Criar um disco de redefinição de senha).

Gostou da dica? Conseguiu utilizá-la sem problemas? Comente e deixe sua opinião. E caso tenha outras dicas, não hesite em enviá-las para contato@guiadopc.com.br, e compartilhe-as com os leitores. Aproveite para ler também mais algumas dicas publicadas anteriormente aqui:

Até a próxima ;)

Tags: Segurança, Windows, Windows 7, Windows Vista, Windows XP

Você também vai gostar

Leia também!