Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Instale outros ambientes gráficos no Ubuntu

Hoje é dia de Dicas para Linux e a coluna desta quarta-feira explicará como instalar outros ambientes gráficos no Ubuntu, algo simples mas que gerou dúvidas entre nossos leitores nos comentários sobre o futuro Ubuntu Gnome Shell Remix.

Falando de maneira bem simples e simplista, para não confundir ninguém, os sistemas Linux e UNIX, como o Mac OS X, funcionam em camadas onde há, por exemplo, o kernel e o ambiente gráfico rodando sobre ele para servir de ferramenta de interação entre máquina e ser humano. É diferente do Windows moderno, que foi construído em conjunto com sua interface.

Sendo assim, uma troca de ambiente gráfico no Linux é simples. Você pode ter um sistema visualmente novo sempre que quiser. Seria como estar usando o Windows e mudar para o Mac OS X sem mudar realmente de sistema, mas mudando somente a forma de interação.

A grande vantagem é tornar tudo sempre muito adaptável. Então, caso não tenha gostado da interface Unity do Ubuntu, não é preciso trocar de sistema operacional, bastando apenas trocar o ambiente gráfico para outro de sua escolha. Ou ainda, caso seu computador não aguente as modernas interfaces, pode usar uma mais leve.

Bonito menu do Unity. Com o Lens do Unity, é possível até pesquisar vídeos em vários serviços, como o YouTube

Para algo complexo para quem não está acostumado. Como trocar uma interface inteira? É simples. A explicação será em cima no Ubuntu, a distribuição Linux mais usada no mundo, mas tudo funciona de maneira semelhante em outros sistemas.

Qual ambiente devo escolher?

Primeiro de tudo, é preciso escolher qual interface é mais apropriada para você e seu gosto. O Ubuntu, por padrão, vem com o Unity. Unity tem base no Gnome 3, mas difere visualmente de seu pai.

No Unity, a barra fica na esquerda, existe um bonito menu global e a forma de usar é bem peculiar. Para entender mais, recomendo ler a análise sobre o Ubuntu clicando aqui.

O falado Gnome 3 “puro”, talvez assuste muitos, por usar conceitos diferentes. Nele nem existe minimizar ou barra onde ficam os programas abertos. No Ubuntu, basta instalar o Gnome Shell, como já explicado aqui no Guia do PC.

Outro dos mais usados ambientes é o KDE. Para muitos trata-se do mais completo e mais bonita interface. Ela é fortemente inspirada no Windows, com barra inferior e “menu iniciar”.

Ubuntu com o KDE instalado

O XFCE é outra interface. Não é tão bonita, mas é leve. Essa interface será padrão no Debian, base do Ubuntu. A escolha foi em razão, principalmente, de seu tamanho diminuto.

LXDE também é outro ambiente leve, mais leve que o FXCE. É recomendado para quem tem um computador com menos de 256 MB de memória RAM.

Existem outras interfaces, mais leves ainda, ou diferentes. Pesquise.

Como instalar?

A instalação é a mais simples possível. Vá à Central de Programas do Ubuntu e procure pelo pacote padrão. Para instalar o KDE, por exemplo, procure por “kubuntu-desktop” e clique em instalar. Simples assim.

Pacote Kubuntu instala o KDE completo no computador

Gnome 3 “puro”, instale o Gnome Shell. XFCE, procure pelo “xubuntu-desktop”. LXDE, instale o “lubuntu-desktop”.

Em alguns sistemas e versões do Ubuntu, no meio da instalação será perguntado sobre o gerenciador de login. O padrão do Ubuntu é o LightDM, que é muito leve e bonito. Recomendo deixá-lo e não instalar o KDM, GDM, etc.

Como uso a nova interface

A maneira de ativar a interface é mais que que sua instalação. Na tela de login, existe um ícone. Clicando ali será possível iniciar o ambiente instalado.

Ícone ao lado do nome na tela de login leva à tela de escolha de interface

O bom é que cada usuário do computador pode ter sua interface. Você pode usar o Unity e seu irmão pode escolher o KDE como padrão. E sempre que quiser trocar, as interfaces estarão lá, esperando seu gosto mudar.

E então, qual seu ambiente gostou mais? Por que você acha que esse é melhor que outros? Compartilhe sua experiência nos comentários. Esta foi a nossa coluna Dicas para Linux desta semana. Caso você queira colaborar conosco de alguma forma, seja enviando um post, ou uma sugestão de pauta ou dica, pode nos enviar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou ainda por meio do nosso formulário de contato. Enquanto isso, veja outros artigos publicados nessa coluna:

Tags: Dicas para Linux, Linux

Você também vai gostar

Leia também!