Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Instale um antivírus no seu Linux

A dica deste semana na coluna “Dicas para Linux” será como escolher e instalar um antivírus no seu sistema operacional Linux… O QUÊ? Instalar antivírus no Linux? Linux não era imune? Não é o sistema mais seguro da face da Terra e de toda a Galáxia?

Desculpe se a coluna desta quarta-feira estragou o sonho de alguém. Linux nunca foi imune a vírus e existem muitos exemplares de pragas para o sistema. Qualquer sistema operacional está sujeito à pragas virtuais, falhas e ataques, e Linux não foge à regra.

É preciso ficar preocupado, então? Não. Os riscos de contaminações nos sistemas Linux para desktop são baixos e o risco de uma epidemia é mais baixo ainda (nunca aconteceu). O motivo não é a velha história de “é mais seguro porque é menos usado”. Uma série de motivos faz do Linux uma base segura, não só a quantidade de usuários, mas também o sistema de restrição, a arquitetura do sistema, as diferenças nas estruturas das distribuições, o modo de instalação de programas (via repositório) e o modelo de desenvolvimento aberto, cujo resultado são falhas críticas encontradas e corrigidas mais rapidamente.

Antes de falar no Android, que é Linux, para dizer que “sim, é só ser mais usado que o sistema vira alvo”, entenda que o Android em si é seguro, mas sua política de segurança não. Quando um sistema é muito utilizado, os criminosos voltam seus olhos para o sistema, obviamente, mas não é somente isso que vai fazer o sistema ser menos seguro. Além da quantidade de usuários, uma política de segurança falha faz o sistema operacional ficar vulnerável.

Para ter uma ideia, o Symbian sofria com muitas pragas, mas a Nokia mudou sua política de segurança, passando a usar uma loja de programas exclusiva e verificando os aplicativos hospedado, desenvolvidos para seu sistema. É o mesmo que faz a Apple, com seu iOS, um dos mais utilizados em smartphones e tablet, e no entanto, pragas são raras no sistema da maçã.

Mas então, se é seguro, por que devo instalar um antivírus no meu Linux? A resposta é: Prevenção.

Prevenção nunca é demais. Não é porque o Brasil é livre de Poliomielite que não vou levar meus filhos para tomar a vacina, não é mesmo? Além disso, antivírus para Linux serve para arquivos do Windows também. Quem tem dual boot, ou seja, um sistema Linux e um sistema Windows no mesmo computador, ou uma rede mista, com equipamentos Linux e Windows, um antivírus é altamente recomendável, principalmente quando leva-se em consideração que o sistema da Microsoft ainda é o principal celeiro de pragas.

Qual antivírus escolher? Existem muitas opções, mas duas boas são: ClamAV e BitDefender. Veja mais sobre eles.

BitDefender e ClamAV

ClamAV

É um motor de verificação de vírus e outras pragas e está sob licença GPL, ou seja, é um antivírus de código aberto e multiplataforma, usado, por exemplo, pela IBM, pelo governo de Vermont, e por universidades, como a Universidade de Nantes, de Michigan e de Indiana.

Para instalar, procure na sua Central de Programas por ClamTk:

Clique para instalar

ClamTk é o motor ClamAV com a uma interface para Linux:

Interface ClamTk é simples

BitDefender

Outra boa opção é o BitDefender. É um antivírus proprietário e pago, que pode ser usado sem custos se for para uso doméstico. A recomendação é que somente usuário avançado deve usar. O motivo está na instalação e em um bug, que será falado mais abaixo.

Para baixar e conseguir uma licença, acesse:

http://www.bitdefender.com/br/business/antivirus-for-unices.html

Clique para obter uma versão de testes e preencha o cadastro (cadastro da licença grátis também, não esqueça). Um e-mail chegará em sua conta. Onde estiver escrito “You can find Linux-based solutions and other individual Bitdefender Enterprise Solution trial downloads here”, clique e entre no programa “BitDefender Antivirus Scanner for Unices”.

Escolha agora o arquivo compatível com sua distribuição. O Ubuntu, por exemplo, usa “.deb”. Talvez seja preciso clicar com botão direito do mouse e “Salvar link como…”.

Instalação

A instalação, no entanto, é a mais bizarra possível. Por algum motivo a BitDefender colocou os pacotes .deb e .rpm, de simples instalação em 2 cliques, dentro de um pacote .run. Então no lugar de uma trivial instalação, você terá que usar o Terminal. Por que ela fez isso? É um dos grandes mistérios da humanidade.

Primeira coisa a ser feita é permitir que o arquivo .run seja executável. Clique com botão direito do mouse, vá em “Propriedades”, na aba “Permissões”, marque a caixa “Permitir execução do arquivo como um programa”.

Marque a caixa “Permitir execução do arquivo como um programa”

Agora abra o Terminal (Consola ou Konsole) e execute como administrador o comando “./nome_do_programa”. No Ubuntu, por exemplo, fica assim:

[sourcecode]

sudo ./BitDefender-Antivirus-Scanner-7.6-4.linux-gcc4x.amd64.deb.run

[/sourcecode]

Agora será preciso aceitar a licença, digitando no final do contrato “accept” e colocando “Y” quando pedido para instalar a interface gráfica.

Arrumando a casa

Procure o BitDefender no seu sistema, mas caso não encontre, é possível acessar apertando Alt + F2 e digitando “bdgui”.

Pode acontecer um erro muito chato, que impede a verificação, fazendo o BitDefender fechar. Para arrumar é simples. Apenas digite no Terminal:

[sourcecode] sudo bash
rm /opt/BitDefender-scanner/var/lib/scan/bdcore.so
cat /opt/BitDefender-scanner/var/lib/scan/versions.dat.* |awk ‘/bdcore.so.linux/{print $3}’|while read bdcore_so;do touch /opt/BitDefender-scanner/var/lib/scan/$bdcore_so;bdscan –update;ln -s /opt/BitDefender-scanner/var/lib/scan/$bdcore_so /opt/BitDefender-scanner/var/lib/scan/bdcore.so;done
exit
[/sourcecode]

Agora é só usar seu BitDefender.

BitDefender pronto para usar

E essa foi a coluna Dicas para Linux desta quarta-feira. Gostou?

Caso você queira colaborar com a coluna Dicas para Linux enviando alguma sugestão de pauta, crítica ou até mesmo elogios, pode fazer isso através do e-mail contato@guiadopc.com.br ou por meio de nosso formulário de contato. Veja outras dicas que já publicamos nessa coluna:

Tags: Destaques, Dicas para Linux, Linux, Segurança

Você também vai gostar

Leia também!