Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Como criar um ponto de restauração no Windows 7 e 8

Um dos recursos que mais tranquilizam os usuários no uso de um computador é poder recuperar seus equipamentos o mais rapidamente possível após algum desastre. E a criação de pontos de restauração do sistema é justamente a ferramenta que pode se tornar a salvação em inúmeras situações adversas.

Angry-PC-User

Essencialmente, se trata de tirar uma “fotografia” do sistema em um determinado momento, em determinado dia e hora. Fixado este ponto, poderemos “voltar no tempo” para desfazer um determinado problema e continuar utilizando o sistema exatamente como estava no momento da criação do ponto de restauração. Por isso, é muito interessante recorrer a esse recurso após a instalação do sistema e de todos os programas essenciais.

Os mais novos sistemas da Microsoft criam pontos de recuperação automaticamente após a realização de alguma mudança sensível como instalação ou desinstalação de programas, etc. Mas na Dica para Windows desta semana nós veremos como criar um ponto de restauração nos Windows 7 e 8.

Criando um ponto de restauração

Existem várias formas de acessar o recurso, mas a maneira mais didática é iniciarmos acessando o “Painel de Controle” do sistema.

1 – No Windows 7 você pode encontrar essa opção no menu iniciar, e pode ainda recorrer a forma que recomendamos para o Windows 8; basta acionar a combinação de teclas Windows + R, digitar “Control” (sem as aspas) e pressionar Enter.

recupera

2 – No Painel de Controle você deve acionar a opção Sistema e Segurança>Sistema.

recupera1

3 – Com o Painel do Sistema aberto acione a opção “Configurações avançadas do sistema”.

4 – Na aba “Proteção do Sistema” você poderá selecionar o disco com o qual deseja trabalhar (o do sistema ou outro com arquivos diversos) e acionar o botão “Criar”. Você deverá adicionar um nome para o ponto de restauração personalizado e clicar no segundo botão “Criar” para finalizar o processo.

recupera2

5 – Para recorrer à sua salva guarda basta seguir os passos anteriores até a aba “Proteção do Sistema” e clicar em “Restauração do Sistema” para selecionar o ponto criado por você ou outro adicionado automaticamente pelo sistema.

O recurso de restauração do sistema vem ativado como padrão nos Windows 7 e 8, mas os usuários que desejarem dispensa-lo também podem recorrer ao botão “Configurar” para, ou diminuir o espaço em disco reservado, ou desativar completamente a ferramenta de um ou mais discos do equipamento. Mas como dizem que “o seguro morreu de velho”, se espaço no disco rígido não for um problema, nunca é demais contar com uma ajuda extra para salvar nossa pele, e nossos arquivos ou sistema.

Tags: backup, pontos de restauração, Segurança, Windows, Windows 7, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!