Dicas e tutoriais

Como instalar o Windows Live Messenger 2012

Calma, você não clicou em um post de 2008. Este é um texto para matar a saudade de quem passava horas conversando no famoso MSN, e sentiu-se “órfão” do serviço desde que ele foi encerrado pela Microsoft há, dois anos. Descobrimos que ainda é possível instalar o Windows Live Messenger e bater-papo à moda antiga!

Na época da divulgação da “morte” do MSN, a Microsoft informou que, ao tentar utilizar o programa, uma mensagem avisaria o usuário do fim do serviço e o redirecionaria para a página de download do Skype. Após o dia 30 de abril de 2013, o Messenger deixaria de existir de vez, sendo totalmente incorporado ao Skype, mas permanecendo ativo apenas na China. No entanto, a função “messenger” continuou disponível na web pelo cliente de email do Outlook (já que o Hotmail também não existe mais).

Live-W4-logo

Até então, quem quisesse continuar utilizando o Windows Live Messenger, teria que instalar uma ferramenta criada por terceiros. Hoje, porém, descobrirmos que o MSN voltou a funcionar, sendo possível instalar sua última versão (16.4.3508.205). Não se sabe ainda se, na verdade, ele nunca morreu, ou se esta volta é temporária. Mas se você quiser matar a saudade do MSN, basta seguir os passos abaixo para instalá-lo novamente. Só não garantimos que alguém da sua lista de contatos estará online!

Como instalar o Windows Live Messenger 2012

O Messenger fazia parte do pacote de programas gratuitos da Microsoft chamado Windows Live Essentials. Além do MSN, o pacote instalava o Movie Maker, para fazer vídeos e slideshows com fotos; o cliente de email Mail; o editor de texto para blogs Writer; o gerenciador de fotos Galeria de Fotos; e o Skydrive, serviço de armazenamento na nuvem. Apenas o Skydrive continua com suporte oficial da Microsoft. O Windows Live Essentials foi substituído pelos apps estilo “Metro” que acompanham o Windows 8.

msn

Mas ainda é possível baixá-lo diretamente do site da Microsoft. Basta acessar este link e clicar em “Baixe Agora”. Ao abrir o instalador, clique em “Escolher os programas que deseja instalar”. Desmarque as outras opções, deixando selecionado apenas o Messenger (a não ser que você também queira utilizar os outros programas). Clique em “Instalar”. Após a instalação ser concluída, clique em “Fechar”, e o MSN abrirá automaticamente. Depois, é só digitar seu email e sua senha e matar a saudade.

Mas quase tudo o que é bom dura pouco. Em nossos testes, o MSN só conectou na primeira instalação. Depois que removemos e instalamos novamente, o programa exigiu a instalação do Skype.

E você, voltaria a utilizar o MSN caso esta “volta dos mortos” fosse oficial?

Tags: messenger, Microsoft, MSN, Windows

Você também vai gostar

Leia também!