A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privado especializado em mineração, confirma presença na EXPOSIBRAM 2025, uma das maiores exposições do setor na América Latina, que será realizada em Salvador (BA). Nesta edição, a companhia participa com dois painéis temáticos e destaca seu papel como agente estratégico na transição energética, apresentando iniciativas que aliam práticas sustentáveis, inovação e gestão inteligente.
O evento também marca um momento especial: a celebração dos seis anos de operação da Mina Santa Rita, da Atlantic Nickel — ativo do grupo e um dos maiores produtores de níquel sulfetado do país. O empreendimento está em fase de estudos para a implantação de um novo projeto subterrâneo, que ampliará sua capacidade e assegurará longevidade à operação.
“Estamos honrados em participar da EXPOSIBRAM 2025 e compartilhar um pouco do que tem impulsionado nosso sucesso. O projeto da mina subterrânea representa um passo importante para a Appian e para a Atlantic Nickel, pois garantirá a continuidade da nossa contribuição para as cadeias globais de minerais estratégicos”, afirma Milson Mundim, Country Manager da Appian Capital Brazil.
Desde o reinício das operações da Mina Santa Rita, em outubro de 2019, a Atlantic Nickel mantém uma atuação pautada pela sustentabilidade e pelo desenvolvimento regional. O projeto, que pode se tornar um dos mais relevantes da companhia, prevê capacidade de processamento de 6,6 milhões de toneladas de minério por ano, reforçando o protagonismo do Brasil na produção de minerais essenciais à economia verde.
Presença no estande do Sindimiba
Durante a EXPOSIBRAM, a Appian estará presente no estande do Sindicato de Mineração da Bahia (Sindimiba), ao lado de outras cinco mineradoras. O espaço contará com conteúdo técnico e institucional sobre as operações do grupo e suas ações sociais, incluindo o Projeto Banana, iniciativa de impacto socioeconômico desenvolvida pela Atlantic Nickel em Itagibá (BA).
Voltado ao fomento do empreendedorismo local, o projeto beneficia inicialmente 10 famílias, que produzem e comercializam alimentos derivados da banana, como chips, doces e a tradicional banana passa. Durante o evento, os produtos estarão disponíveis em um estande social, permitindo ao público conhecer de perto os resultados dessa ação sustentável.
Programação da Appian na EXPOSIBRAM 2025
Quarta-feira, 29 de outubro – 15h45 às 17h15
Tema: Mineração Sustentável e Inclusiva – Caminho para o Desenvolvimento
Palestrantes: Diogo Oliveira, Diretor de Pessoas e ESG da Appian Capital Brazil; Cesar Augusto Torresini, VP de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Equinox Gold Brasil; Eduardo Athayde, Diretor do WWI-Worldwatch Institute no Brasil; Marcelo Silvestre, CEO da Galvani/FOSNOR.
Quinta-feira, 30 de outubro – 10h30 às 12h00
Tema: Minerais Críticos e Estratégicos – Oportunidades para a COP30
Palestrantes: Milson Mundim, Country Manager da Appian Capital Brazil; Eduardo Machado Orban, CEO da Mineração Taboca; Emily Olson, Chief Sustainability & Corporate Affairs Officer da Vale Base Metals; Mark Travers, CEO da Brazilian Nickel / Piauí Níquel Metais S.A.
Moderação: Ediney Maia Drummond, Diretor-Presidente da Lundin Mining Corporation
Com presença ativa em projetos estratégicos e compromisso com o desenvolvimento sustentável, a Appian Capital Brazil reafirma sua posição como um dos principais agentes da mineração moderna e responsável, que impulsiona a economia e contribui para um futuro energético mais limpo e equilibrado.









