A Qlik anunciou a disponibilidade do Qlik Cloud Analytics na nova categoria de Agentes e Ferramentas de IA do AWS Marketplace. Com isso, empresas podem agora descobrir, adquirir e implementar com mais agilidade soluções baseadas em IA generativa, como o Qlik Answers®, assistente voltado para a consulta de dados estruturados e não estruturados dentro do ambiente do Qlik Cloud Analytics.
A novidade oferece aos clientes uma maneira prática de integrar funcionalidades de inteligência artificial conversacional ao seu fluxo de trabalho. A experiência agêntica da Qlik, que inclui agentes especializados e recursos ampliados de analytics conversacional, está prevista para ser disponibilizada até o fim de 2025.
“O objetivo é facilitar o acesso às nossas soluções de IA generativa e analytics, permitindo que os clientes acelerem processos de aquisição e implementação de tecnologia”, afirma David Zember, Vice-Presidente Sênior de Canais e Alianças Globais da Qlik. “Já observamos impactos positivos em setores como saúde, manufatura e distribuição de produtos químicos, com equipes utilizando o Qlik Answers para otimizar o acesso à informação, reduzir o tempo de onboarding e melhorar o relacionamento com clientes.”
O Qlik Answers, disponível atualmente na plataforma, utiliza IA generativa para responder a perguntas com base em conteúdos internos da organização, como políticas, documentos e bases de conhecimento. Já o Qlik Cloud Analytics oferece uma série de recursos voltados à análise e consulta de dados, como indexação inteligente, processamento em linguagem natural e automação na entrega de insights.
O lançamento também simplifica a jornada de adoção de IA em empresas que utilizam a AWS, ao permitir compras centralizadas e integração com os serviços existentes do ecossistema Amazon. Além disso, o modelo SaaS da plataforma facilita a conexão com ambientes corporativos seguros, ao mesmo tempo em que prepara as empresas para o uso de protocolos agênticos e integração futura com novas soluções de IA.