Notícias

Windows Virtual PC e XP Mode final para Windows 7

Windows XP Mode

Incompatibilidades com novas versões do Windows existem sempre. O Windows Vista está aqui para não nos deixar mentir. No recém-lançado Windows 7, para minimizar problemas do tipo, a Microsoft tomou diversos cuidados especiais: apesar do sugestivo nome “7”, a versão do kernel é, na verdade, a 6.x, mesma do Vista, e drivers compatíveis com o Vista puderam ser aproveitados no W7. O trabalho, aparentemente, funcionou: é raro encontrar um software incompatível com o novo SO. Mas ainda sim, em situações muito específicas, você pode se deparar com aquele programa velho que teima em não funcionar corretamente no Windows 7. É ai que entra o Windows Virtual PC e XP Mode, que tiveram suas versões finais lançadas ontem, no mesmo dia do lançamento mundial da última versão do SO da Microsoft.

O Windows Virtual PC nada mais é do que um software de virtualização, como o velho Microsoft Virtual PC, VMware, VirtualBox, entre outros. Ele possibilita a criação e execução de máquinas virtuais no Windows 7 com o uso das tecnologias de virtualização da AMD e Intel, AMD-V e Intel VT respectivamente. Já o Windows XP Mode é o antigo sistema operacional da Microsoft, o Windows XP, virtualizado e otimizado que permite a execução de aplicações incompatíveis com o 7, que são instalados no XP virtualizado, diretamente no desktop do sistema principal. Ficou difícil entender? A imagem abaixo resume tudo isso.

Windows XP Mode: Office 2003 no Windows XP e 2007 no 7.
Windows XP Mode: Office 2003 no Windows XP e 2007 no 7.

O foco do Windows Virtual PC e XP Mode não é o usuário doméstico comum por motivos já comentados acima, mas sim ambientes corporativos, onde existe muita coisa antiga. Com essa nova ferramenta o Windows 7 não rodará tudo, mas certamente estará muito próximo disso graças aos 10 anos de experiência do Windows XP.

Novidades? Aparentemente nenhuma. Talvez alguns pequenos ajustes, ganhou tag RTM e só. Mas se você está usando a versão beta ou RC, a atualização com certeza é recomendada. Lembrando que o Virtual PC e XPM só está disponível para as edições Ultimate/Enterprise, Professional ou Home Premium do Windows 7 (32 ou 64 bits) – por motivos também já explicados no parágrafo anterior.

Tags: Downloads, Hardware, Microsoft, Software, Windows, Windows 7, Windows XP

Você também vai gostar

Leia também!