A cada dia que passa, a ansiedade pela chegada do Windows 8 aumenta. No blog de desenvolvimento do sistema, Building Windows 8, os desenvolvedores estão deixando os usuários à par de todas as novidades e recursos. A última delas, comentada inclusive aqui no Guia do PC, falou sobre a facilidade que teremos em reinstalar e restaurar o sistema. Se a Gigante de Redmond cumprir com o prometido, o Windows 8 tem tudo para ser um sistema melhor que o Windows 7, que já é excelente.
Toda empresa que se preze, fora a Apple, mantém um roadmap de seus projetos em andamento, ou seja, um cronograma com prazos, datas e metas, para pressioanar os pobres peões que trabalham para tudo ficar como o planejado. Em tese, esse cronograma é para ser guardado à sete chaves, para evitar problemas com espionagem industrial, kibagem descarada dos produtos, ou mesmo a antecipação de alguma concorrente em lançar algo similar. Mas na prática, nem sempre é assim. Prova disso são os roadmaps de desenvolvimento da Microsoft, que parecem serem divulgados em outdoors. Pois bem, o site Winunleaked.tk, que tem tradição em catar informações antecipadas e que se confirmam sobre a Microsoft, divulgou o cronograma de desenvolvimento do Windows 8.

Segundo os caras, a última build compilada do sistema é a 8176. Como bem sabemos, atualmente ele se encontra em estado pré-beta de desenvolvimento. E assim ficará até o dia 23 deste mês. Após isso, terá início um período conhecido como “Beta Escrow“, que consiste simplesmente numa pausa nos trabalhos, para que alguns beta-testers, ou no caso “pré-beta testers” possam avaliar todas as builds e decidir qual é a mais estável a ponto de ser promovida à Beta! Os usuários incumbidos de testar as diversas builds, serão selecionados pela própria Microsoft, e terão até o dia 28 para eleger a versão que levará o rótulo de Beta.
A build desta versão será a de número 8200, e será compilada em algum momento entre os dias 28 e 30 de janeiro. Por fim, no dia 30 do corrente mês, haverá um evento interno da Microsoft para que seja demonstrado o Windows 8 Beta. Como foi anunciado ontem na CES (em breve post com o resumo da keynote da Microsoft), esta versão será liberada ao público apenas no final de fevereiro. Acredito que o intervalo compreendido entre o final de janeiro e o final de fevereiro, os desenvolvedores trabalhem para resolver bugs menores que talvez tenham escapado aos seus olhares clínicos. De fato, está cada vez mais perto de conhecermos uma versão mais estável, mais enxuta e mais bem acabada do Windows 8. A última liberada publicamente ainda estava muito crua, essa com certeza estará mais bem temperada.
[Neowin]