Notícias

Windows 8 permitirá a restauração completa do sistema de forma muito simples

Windows 8 Reset

Quem já precisou formatar o computador e reinstalar o sistema operacional sabe o saco que isso é. Com algum tempo de uso, nós criamos uma rotina no nosso PC, já definimos os atalhos para os programas que mais usamos, já configuramos tudo, personalizamos o sistema, etc. A reinstalação em si, é bem simples e rápida, o que demora mesmo é deixarmos o computador do jeitinho que estava antes, com os mesmos programas instalados e suas devidas configurações definidas. Só à título de exemplo, formatei meu computador na virada do ano (coisa de nerd), e demorei mais ou menos um dia inteiro instalando os softwares, configurando, definindo os atalhos e preferências e personalizando o sistema. Ou seja, levei um tempo precioso pra isso!

Já nos tablets e smartphones, a coisa muda de figura. Da última (e primeira) vez que precisei restaurar o meu iPad, bastei sincronizá-lo com o iTunes, fiz um backup de meus apps e configurações e deixei o software fazer o resto. Em pouco tempo, tinha o meu sistema restaurado, rodando lisinho, com meus apps no lugar e pronto para serem usados. Sem complicação, sem perda de tempo e de forma totalmente intuitiva. No geral, a restauração em sistema operacionais móveis (iOS, Android, Windows Phone, etc) se dá dessa maneira. Como sabemos, o Windows 8 está sendo desenvolvido para rodar tanto em desktops como em tablets. E com isso, ele migra para o PC uma série de características até então exclusivas dos portáteis.

No blog de desenvolvimento do vindouro sistema, Building Windows 8, a Microsoft detalhou mais este novo recurso, que beneficiará os usuários, tanto de tablets quanto de PCs: a restauração completa. Ela será fundamentalmente diferente dos sistemas anteriores, Windows 7, Vista, XP, etc. Quando não se quer formatar por completo, podemos reinstalar o sistema por cima do antigo, preservando programas, configurações e arquivos pessoais, que irão para uma pasta chamada “Windows.old“. Ou então, alguns fabricantes enviam junto um CD de recuperação/reinstalação ou criam uma partição oculta no HD para este fim. Mas em todos os casos, o processo não é tão prático e simples para a maioria dos usuários leigos, que nem sequer sabem dar boot pelo CD. Mas no Windows 8 isso vai mudar, e definitivamente qualquer um poderá fazer isso.

Windows 8 Reset
Resetando o Windows 8 para as configurações originais

Serão dois modos de restauração: o reset e o refresh. Estas opções se encontram no Painel de Controle, que também foi reformulado. Inclusive, elas já estão presentes no Developer Preview, lançado em setembro/2011. Porém, a Microsoft preparou algumas melhorias e implementações, para que na versão Beta, esperada para fevereiro, estas opções já estejam funcionando perfeitamente. O primeiro modo de restauração, o Reset, realmente reseta o sistema e o leva para o modo inicial, sem nenhum programa, aplicativo Metro, ou configuração feita pelo usuário. De fato, é a reinstalação completa do Windows, o deixando no estado original.

O modo Refresh também reinstala o Windows, mas mantém os aplicativos Metro instalados, e as configurações feitas. Importante enfatizar que apenas os aplicativos Metro serão mantidos, os programas “convencionais”, vamos chamar assim, serão removidos também. Isso por que os apps Metro usam um empacotamento próprio e não alteram arquivos importantes do sistema. Tanto é que eles poderão ser desinstalados sem deixar nenhum rastro nos arquivos do Windows. Já os programas ditos “convencionais”, espalham vários arquivos diferentes na unidade C:/, como na pasta “Arquivos de Programas“, “system32“, entradas no registro e outros locais. Assim, quando você der um refresh no Windows 8, configurações potencialmente perigosas, vírus, malwares, spywares e também os programas serão deletados. Para lhe ajudar a instalar os softwares de novo, o Windows lhe dará uma lista com os programas que foram removidos.

Refresh Windows 8
Dando um Refrsh no Windows 8 e mantendo arquivos e configurações pessoais

Outro ponto que merece destaque, é o tempo que cada tarefa leva para terminar. Para dar um Refresh, o sistema levará apenas 8 minutos. No modo rápido esse tempo cai para 6 minutos. Um Reset levará 23 minutos. Pouco mais que uma instalação limpa do Windows 7, que leva em torno de 20 minutos para ser concluída. Porém, se você usar o serviço de criptografia BitLocker em seu HD, o Reset levará meros 6 minutos e 21 segundos. Isso por que a maioria dos dados já estarão criptografados, então o instalador só faz remover as chaves de acesso a estes arquivos e os sobrescreve. Por falar nisso, o Windows 8 contemplará também uma opção segura para remoção dos arquivos. No caso de você querer passar o seu PC “para frente”, o sistema sobrescreve inúmeras coisas inúteis sobre os seus dados, impossibilitando o resgate deles por meios mais sofisticados. Esse recurso será especialmente bom para empresas e corporações com dados sensíveis, embora seja mais demorado.

De fato, são muitas as novidades e melhorias, como a criação de uma imagem personalizada, possibilidade de restaurar o sistema através de um pendrive bootável e outras. Se fóssemos mencionar todas aqui, o post ficaria enorme. No post original, em inglês, a Microsoft não economizou palavras e descreveu todas as novidades timtim por timtim. Vale muito a pena dar uma lida com mais calma. Após ler e acompanhar muitas das novidades prometidas para o Windows 8, eu estou cada vez mais ansioso pela versão Beta. Não creio que ele será um fracasso. Aposto até que ele será um sistema melhor que o atual Windows 7! Pois bem, nos resta apenas esperar a CES 2012 começar, semana que vem, talvez tenha mais alguma novidade, e aguardar o lançamento público do Beta do Windows 8. Abaixo, um vídeo que exemplifica tudo o que eu falei:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=HGyx4H6ctUU

Tags: Microsoft, Windows 8

Você também vai gostar

Leia também!