GamesNotícias

“Doom IV” será o triplo mais pesado que “Rage”

Quem não se lembra do tremendo estardalhaço que Doom 3 causou quando chegou? Assim como Crysis, Doom 3 penava para rodar nos computadores em 2004, época em que foi lançado, mas ainda sim fazia sucesso. Parece que a iD Software quer repetir o feito e fazer Doom IV a anos-luz à frente dos PCs atuais.

Com o início da QuakeCon, convenção organizada pela iD Software, o executivo-chefe da empresa, Todd Hollenshead, fez agora o anúncio oficial do início da produção de Doom IV, que já havia sido anunciado “informalmente” pela empresa há alguns meses atrás. O pouco que foi revelado sobre a continuação de uma das séries de tiro mais famosas do mundo, foi apenas a ‘confirmação’ de que o jogo trará “armas, sangue, demônios e vísceras”. Nada que um bom fan da série já saiba.

Para quem ainda não sabe, a iD Software até pouco tempo atrás estava focada na produção de Rage, jogo que utilizará o motor gráfico iD Tech 5, uma modificação dos motores usados em Doom 3 e Quake 4. O jogo, por sua vez, será uma mistura de corrida com tiro em primeira pessoa em um mundo pós-apocalíptico.

Segundo John Carmack, o “cabeça” da franquia e da empresa, o motor gráfico em que Rage está sendo produzido, o iD Tech 5, rodará o atual projeto da companhia com 60 quadros por segundo. Doom IV, por sua vez, também deve usar o mesmo motor gráfico mas não irá dar tal impressão. Segundo o criador da franquia, Doom IV deverá rodar na metade da taxa de quadros de Rage, ou seja, 30fps. Por fim, ele friza que o jogo demandará 3 vezes mais potência para rodar do que Rage.

 

Isso quer dizer que já devemos nos preparar para a chegada de um jogo bem pesado. Só esperamos que Doom IV, mesmo que venha pesado, seja bem programado para evitar os problemas de desempenho vistos em Crysis, que até o presente momento, nenhum hardware no planeta consegue rodar o game com filtros ligados.

Para terminar, uma boa notícia aos usuários de PC: a iD Software prometeu que a versão de Doom IV ao PC estará muito a frente das versões de Xbox 360 e PS3. “Vocês podem esperar que o próximo Doom pareça ter sido desenvolvido com a próxima geração de tecnologia gráfica”, falou Carmack. Rage, porém, não deverá ter muita diferença das versões de consoles para o PC.

Data de lançamento de Doom IV e Rage? A iD Software apenas se limitou a dizer que serão lançado quando estiverem prontos.

Doom 3, lançado em 2004, marcou o início da geração de jogos de tiro em primeira pessoa com enredos bem formados e um alto nível de ação, entrenimento e diversão. O protagonista principal é um fuzileiro naval enviado junto com uma equipe à base da UAC (Union Aerospace Corporation) em Marte para investigar certos acontecimentos estranhos no interior dos laboratórios de pesquisas, porém, o que eles não esperavam era que a própria corporação escondia muito mais segredos (e demônios) do que parecia. “All hell break loose“, é a melhor frase para definir o jogo. Mais tarde, a companhia lançou a expansão “Ressurection of Evil“, em que o protagonista era outro soldado sem nome que faz parte da equipe enviada a Marte após o incidente do jogo original para reativar as operações da UAC. A maior novidade desta vez foi a arma anti-gravidade.

Tags: Hardware, Jogos, Software

Você também vai gostar

Leia também!