Notícias

Mesmo contra sua vontade, Mozilla adota padrão de vídeos H.264 no Firefox

A Mozilla decidiu dar suporte ao padrão H.264 no Firefox, mesmo que isso não a deixe contente. Segundo a empresa, a evolução dos vídeos na Internet e em dispositivos móveis foram as principais causas dessa mudança.

Em breve suportando H.264.
Em breve suportando H.264.

No Firefox, a Mozilla quis implementar outros codecs de vídeo HTML5: o VP8 e o Theora, mesmo sabendo que o H.264 já estava crescendo bastante e sendo o mais importante até então. Pois é, a Mozilla talvez já sabia que isso ia acontecer antes, mas arriscou e não deu certo. Agora, ela se rendeu ao “padrão” H.264, pelo menos é o que diz o presidente.

No blog da Mozilla, Brendan Eich fez uma explicação rápida sobre o porquê da adoção do H.264: ele conta que a Adobe e o Google vinham anunciando que iriam auxiliar a empresa na implantação de novos codecs de vídeo em HTML5, como o VP8 e o Theora, mesmo tendo noção da importância do H.264 na Internet. Porém, isso não aconteceu. O formato defendido pela Mozilla, ficou a ver navios. Com isso, a Mozilla resolveu adotar o formato mais usado.

Algumas das vantagens do H.264 é o fato de que ele usa muito menos bateria do que codecs alternativos e as patentes utilizadas nos formatos são lucrativas para as companhias.

A Mozilla já está planejando inserir o codec nas futuras versões do Firefox. Mas isso não quer dizer que eles vão deixar de tentar produzir novos codecs. “Nós não vamos desistir, nem nos render, nunca”, foi o que Eich disse.

Tags: Internet, Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!