ArtigosNotícias

Autodesk University Brasil 2012

Na terça-feira passada participei do Autodesk University Brasil 2012 que teve como tema: Aprenda. Conecte-se. Explore. O comparecimento este ano superou as expectativas da organização e mais de 1500 participantes aproveitaram as palestras e aulas do evento. O Autodesk University já é realizado há mais de 20 anos, mas só veio para o Brasil no ano passado. Pelo sucesso de público em seu segundo ano parece que o evento tem tudo para crescer ainda mais.

Este ano a Autodesk está fazendo aniversário de 30 anos e continua como é líder em software 3D profissional e pessoal de projeto, engenharia e entretenimento. Criadora do AutoCAD – um dos primeiros programas “profissionais” para PCs – hoje possui uma gama ampla de produtos tais como: Inventor, 3DS Max, Maya etc. Seus programas estão por trás dos efeitos especiais que vemos no cinema e também em anúncios comerciais da televisão e na Web.

Quem usa os programas da companhia sabe que a maioria deles exige uma máquina com alto poder de processamento gráfico e não era por acaso que vários fabricantes de hardware estavam presentes no evento mostrando soluções para a plataforma, como a NVidia, por exemplo. Mas quem roubou a cena no espaço reservado aos expositores foi mesmo a Objet com sua impressora 3D de milhares de dólares. Impressionante o que o brinquedinho é capaz de fazer!

Estádio projetado com ajuda do AutoCAD

É bom lembrar que o investimento não é grande apenas no hardware – os programas da Autodesk também têm preços bastante altos, chegando a milhares de dólares. Sabendo disso, a empresa tem apostado alto em tecnologias como Computação na nuvem (Cloud Computing) e aplicativos móveis que podem rodar até em celulares/tablets e que são gratuitos ou custam muito pouco como Autodesk ForceEffect, AutoCAD WS, Autodesk 360 Mobile, etc. Com esses aplicativos e a ajuda da “nuvem” a Autodesk aposta no aumento de número de usuários de sua plataforma e consolida sua liderança no mercado.

Outra área onde a companhia tem se destacado bastante é no suporte a estudantes e desenvolvedores que utilizam seus programas. Os estudantes podem baixar programas gratuitamente no portal Centro de Estudantes da Companhia e os desenvolvedores devem participar da Autodesk Developers Network.

Numa conversa com Jim Quanci, diretor da Autodesk Developer Network e com Sílvio Guido, gerente sênior para América Latina do Autodesk Developer Network que estavam participando do evento em São Paulo, pude conhecer alguns planos para o Brasil na área de desenvolvedores. A ideia é que ainda este ano a empresa chegue a pelos menos 100 parceiros na área de desenvolvedores. Só para se ter uma ordem de grandeza deste número, no mundo todo são apenas três mil parceiros no programa, incluindo revendas, instituições de ensino  e empresas terceiras.

Para mais informações sobre o Autodesk University Brasil 2012 e conhecer mais sobre os produtos da companhia, sugiro que visitem a página da Autodesk em português. Se alguém tiver alguma dúvida sobre o evento, podem usar a nossa área de comentários para perguntar. Grande abraço!

Tags: Artigo, Hardware, Software

Você também vai gostar

Leia também!