Notícias

Firefox 17 é lançado! Confira as novidades!

Ontem, terça-feira, a Mozilla liberou a versão final do Firefox 17. Isso vai de acordo com os planos de atualizações rápidas, que a cada período de 6 semanas, prevê uma nova versão do navegador da raposa de fogo. Para a décima sétima versão, os desenvolvedores guardaram novidades interessantes e visíveis para todos e não apenas melhorias internas. O maior destaque fica por conta da API Social, um conjunto de funções que darão um caráter mais social ao navegador. Por enquanto, apenas o Facebook faz uso desta nova API. Mas com certeza muito em breve outras redes sociais e grandes portais da internet farão uso dela. Assim, no Firefox 17 você pode se manter conectado ao bate-papo do Facebook sem estar necessariamente em sua página. Uma coluna fica sempre visível na janela do navegador, mostrando quais de seus amigos estão disponíveis para uma conversa. Além do chat, você será alertado sempre que uma nova notificação pintar no seu perfil.

A API Social não vem ativada por padrão. Mas é muito simples fazer isso. Basta clicar neste link e na página para onde você for redirecionado, clicar no botão verde escrito Ativar. Nem preciso dizer que você deve estar no Firefox para que isso funcione, não é mesmo? Se você já estiver logado na rede social de Mark Zuckerberg, a coluna com os seus contatos aparecerá imediatamente. Caso contrário, basta entrar com suas credenciais para que ela seja ativada. Veja como fica:

Facebook Messenger para Firefox
Olha só como ficou legalzinho!

É um recurso novo e bem interessante! Mas eu, particularmente, dispensaria se fosse usuário do Firefox. Para quem trabalha o dia inteiro navegando na internet, o Facebook é um verdadeiro “comedor de tempo e atenção”. Mas para quem apenas navega por diversão e tem muitos contatos por lá, este é um recurso que vem bem a calhar, acredito eu. De qualquer forma, é extremamente simples sumir com esta barra lateral. Basta clicar no ícone do Facebook, no canto superior direito e desmarcar as opções “Exibir painel” e “Exibir notificações no desktop”. Pronto, você terá sua paz e concentração de volta.

Claro, esta não foi a única novidade no Firefox 17. O recurso Click-to-Play, que foi lançado no Firefox 14 agora está mais robusto. A função dele é inibir plugins desatualizados. Isso melhora a segurança e a estabilidade do bicho. Plugins conhecidos, como Flash, Silverlight e outros foram adicionados à relação. E para atualizá-los, basta um clique para que o próprio navegador faça isso para você. A Awesome Bar, nome descolado para a barra de endereços do programa, também sofreu mudanças visuais. Seus ícones agora estão maiores e, portanto, mais visíveis. E nem preciso dizer que já faz um tempo que é possível fazer pesquisas no Google com ela. O que torna a barra de pesquisa ao lado redundante.

Firefox 17
Firefox 17

Demais mudanças visuais, consistem na volta das animações dos separadores, melhor interface de gestão de conteúdos para programadores e, para quem usa o Mac OS X, o Firefox está totalmente integrado à Central de Notificações. Claro, as melhorias no capô também se fizeram presentes. Por exemplo, os atributos iframe agora rodam numa sandbox, aumentando o nível de segurança e proteção. Diversas melhorias de estabilidade e correções de bugs também foram acrescentados.

Firefox 17 está disponível tanto para Windows, quanto para Linux e Mac OS X. Para baixá-lo, basta clicar nos respectivos links abaixo:

E então, o que você achou das novidades do novo Firefox? Qual novo recurso você mais gostou? Deixe a sua opinião nos comentários.

 

Tags: Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!