Notícias

PaperTab, o protótipo de tablet que pretende substituir o papel

Os tablets figuram como um dos aspectos que vemos reforçados durante esta CES, e neste sentido, parecem dispostos a ser muito mais leves e talvez mais próximos a visões do futuro em que o papel impresso dá lugar a telas eletrônicas que substituam os clássicos jornais.

Talvez alguém possa pensar que estamos longe dessas visões, mas a Plastic Logic apresenta um protótipo de tablet e tela flexível, chamado de PaperTab, e que nos faz pensar que o futuro, talvez, não está tão longe.

PaperTab

Embora ainda seja um protótipo, é preciso admitir que o PaperTab da Plastic Logic é um produto muito interessante que nos apresenta um tablet de tela flexível (com 10,7 polegadas de tamanho), extremamente fino (como uma folha de papel), e que também detém o poder de um processador Intel Core i5 de segunda geração.

O que é interessante neste aparelho? Estar diante de um tablet tão fino e flexível já é bastante significativo, mas a Plastic Logic também pensou em uma experiência de usuário única em sua espécie, porque permite reunir vários desses tablets e distribuir conteúdo entre as janelas abertas, criando na prática uma tela muito maior formado por um mosaico de vários destes tablets ou unir, sob um único aplicativo, um par desses tablets para visualizar um documento que está sendo enviado via e-mail de outro tablet.

Outra característica interessante é a detecção da posição do tablet, ou seja, o PaperTab pode distinguir se está nas mãos do usuário ou em cima de uma mesa, exibindo um documento no primeiro caso (ou aplicativo aberto) e uma série de ícones com aplicativos em execução no segundo caso.

Além da combinação de dispositivos, o PaperTab pretende oferecer uma experiência semelhante ao do papel, mas sem papel, ou seja, deixar de lado a impressão de documentos para analisá-los a partir deste tablet, gerando economia e ainda sendo amigo da natureza.

O preço, como esperado, não foi divulgado, uma vez que se trata de um protótipo. Talvez o vejamos no mercado dentro de poucos anos. Telas que poderiam renovar completamente o campo dos leitores de livros digitais, e de acordo com a Plastic Logic, poderá oferecer ao usuário a mesma sensação de ler uma revista de papel. Uma ótima notícia para os que são mais resistentes em deixar os livros tradicionais pelos dispositivos eletrônicos.

Tags: ces, papertab, plastic logic, tablet

Você também vai gostar

Leia também!