Notícias

Wine pretende levar os aplicativos Windows ao Android

Se você já teve algum contato com o sistema operacional Linux é muito provável que também já tenha conhecido o Wine, um programa útil usado para rodar aplicações Windows no sistema operacional do pinguim. Inclusive já falamos sobre ele aqui no Guia do PC, quando ensinamos como rodar programas do Windows no Linux. Bem, parece que esta poderosa ferramenta começou sua caminhada no mundo Android. Trata-se de um projeto que ainda está em sua infância e foi revelado no encontro de desenvolvedores FOSDEM 2013 (Free and Open source Software Developers’ European Meeting) em Bruxelas por Alexandre Julliard, o criador do Wine.

Esta iniciativa tem como objetivo executar uma camada de compatibilidade do Windows em arquiteturas ARM a fim de executar aplicativos do sistema operacional da Microsoft. Isso não significa que o Windows será emulado em smartphones e tablets rodando o Android. Como já dito, será criado uma camada que terá a capacidade de executar programas escritos especialmente para a plataforma da Gigante de Redmond, através de APIs específicas para isso.

wineandroid

Durante a reunião foi realizada uma demonstração por meio da emulação do Android em um Mac, em seguida, executaram um programa do Windows na máquina através da citada camada de compatibilidade. E os resultados são, como esperados, muito pobres. O projeto ainda está em fase inicial de desenvolvimento, então é natural que ele ainda esteja extremamente lento. Embora este programa se encontra, como mencionado, em um estágio inicial,  é uma iniciativa muito interessante e que deve ser acompanhada de perto.

Enquanto são vistas algumas opções que pretendem trazer os aplicativos Android para o Windows, uma solução reversa muda todas as expectativas sobre o futuro e a guerra que existe entre as principais soluções móveis do mercado, iOS, Android e Windows (8/RT/Phone). No entanto, nós aqui do Guia do PC temos nossas dúvidas quanto ao sucesso e utilidade desse artifício. Atualmente, a loja de apps da Google, Play Store, possui uma gama muito grande de aplicações, para todos os gostos e objetivos. Será mesmo necessário que os dispositivos móveis rodem programas feitos para Windows que, logicamente, funcionarão com um lag incômodo? Nós acreditamos que não. Mas a iniciativa, de qualquer forma, é válida.

E você, o que achou disso?

Com informações: Phoronix

Tags: android, Destaques, Windows

Você também vai gostar

Leia também!