Notícias

Estúdio brasileiro criador de Dungeonland fecha as portas

O Critical Studio, estúdio brasileiro de games independentes criador de Dungeonland, anunciou hoje o seu fechamento. Em nota publicada no blog da empresa, a equipe disse que, apesar de estar fechando as portas, este não é um “momento para ficar triste”. Entre os fatores apontados pelo estúdio carioca para o encerramento de suas atividades, estão a falta de apoio para conseguir financiamentos privados e governamentais, e os altos custos e desafios envolvidos na produção de jogos no Brasil. Segundo o Critical, tais dificuldades transformavam em obrigação um trabalho em eles que acreditavam que deveria feito por amor aos games.

dungeonland-3

Em tom muito mais otimista do que formal, o pessoal do Critical Studio anunciou que grande parte da equipe continuará trabalhando com o desenvolvimento de novos games em outras equipes, e que o cenário atual para a criação de jogos no Brasil é promissor. Para marcar o encerramento do estúdio de forma positiva e incentivar o desenvolvimento de games no Brasil, o Critical Studio anunciou a organização do Super BR Jam, um evento realizado em parceria com a Nuuvem, Unity e Paradox Interactive, que reunirá outros 30 desenvolvedores parceiros para criarem jogos inéditos em 48 horas. Estes jogos serão vendidos em um pacotão sob o formato “pague quanto quiser”. Ainda segundo o estúdio, todo o dinheiro arrecadado será revertido para o Solar Meninos de Luz, uma escola para crianças das comunidades do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, no Rio de Janeiro. O evento está marcado para novembro deste ano, em data ainda a confirmar.

Dungeonland é um jogo hack and slash cooperativo (estilo Diablo 3) que coloca os jogadores em um “tour mortal” por um parque temático medieval. Trata-se do maior projeto do estúdio carioca, que trabalhou por pouco mais de 3 anos na criação do game – e talvez seja um dos raros jogos nacionais de qualidade lançados no Steam que conseguiu atrair a atenção dos gamers do mundo todo. Dungeonland continuará disponível para venda no Steam por R$16,99, e nas várias lojas indicadas pelo site oficial do game.

 

Você também vai gostar

Leia também!