Notícias

Google lança Nexus 5 e Android KitKat

Agora é oficial: o Nexus 5 e o Android KitKat foram lançados hoje pelo Google. O smartphone já não era uma grande novidade devido aos vários vazamentos de informações ocorridos nas últimas semanas, mas conseguiu manter pelo menos uma surpresa: o preço. Já a nova versão do Android com nome de chocolate traz como destaque uma maior integração do Google Now, atualizações de aplicativos, melhorias no design, no desempenho, maior suporte a smartphones de baixo custo, e até inclusão de emojis.

Nexus 5

Não se deixe enganar pelo preço de 349 dólares do Nexus 5: ele é barato, mas poderoso. Conta com um processador quad-core Snapdragon 800 de 2,3 GHz, GPU Adreno 330 e 2GB de RAM. O armazenamento interno pode ser de 16GB ou 32GB, mas não há entrada para cartão de memória. A tela, de 4,95 polegadas, tecnologia IPS LCD e proteção Gorila Glass 3, tem resolução de 1920 x 1080 pixels e densidade de 445ppi.

nexus-5

A câmera frontal é de 1,3MP, enquanto que a traseira possui 8MP e estabilização ótica da imagem, o que ajuda a evitar fotos tremidas. Com 6,9cm de largura, 8,6mm de espessura e peso de 130 gramas, o Nexus 5 praticamente manteve o tamanho do seu antecessor, o Nexus 4. A bateria é de 2300mAh, prometendo até 17 horas de conversação. O dispositivo é compatível com redes 4G/LTE, e as tradicionais HSPA+, GSM e CDMA; também conta com conectividade Bluetooth 4.0 e NFC, além de suporte a carregamento wiriless.

A princípio, o Nexus 5 começa a ser vendido hoje pela Google Play por 349 dólares no modelo de 16GB, e 399 dólares no de 32GB. Os primeiros países a receber o aparelho são os Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Austrália, França, Alemanha, Espanha, Itália, Japão e Coreia do Sul. Ainda não há informações sobre o quando o Nexus 5 chegará ao Brasil. Mas esperamos que o dispositivo “escape” das recentes polêmicas dos preços de gadgets no país e mantenha os valores atrativos praticados lá fora. E há esperança: o Nexus 4, por exemplo, já pode ser encontrado por R$999 em algumas lojas brasileiras.

Android KitKat

Não sabemos se a parceria entre a indústria alimentícia e a de tecnologia vai virar moda, mas o fato é que a primeira delas acaba de sair do forno: é o Android KitKat. O robozinho do Google chega à versão 4.4 trazendo como destaque uma maior integração com o Google Now, o assistente digital do Google que aprende com sua rotina e exibe informações úteis em forma de “cards”. No Nexus 5, ele poderá funcionar como sua homescreen, graças ao novo launcher do aparelho. E para ativá-lo, basta falar “OK Google”.

Entre as principais novidades, o app do Hangout foi atualizado recentemente e tornou-se a central de mensagens do Android, exibindo seus SMS junto das mensagens de texto e vídeo enviadas pelo app. A “função telefone” está mais inteligente: agora ela prioriza automaticamente os contatos que você mais conversa, e pode buscar no Google por empresas com o mesmo número de um contato desconhecido.

Android-KitKat

O multitasking está mais rápido, há um novo modo imersivo (que esconde o que está na tela e mostra apenas o que você quer ver – como uma página de um livro, por exemplo), e os emojis (os “emoticons” japoneses) podem ser acessados pelo próprio teclado do KitKat. Os requerimentos do Android 4.4 foram levemente reduzidos, e o Google afirma que ele poderá ser suportado por aparelhos mais antigos e até menos potentes, como smartphones de baixo custo com 512MB de RAM.

Além do Nexus 5, o Android 4.4 KitKat  chega nas próximas semanas aos outros aparelhos da linha Nexus (4, 7, e 10), ao HTC One e ao Galaxy S4. O Galaxy Nexus não receberá a atualização. Você pode ver mais novidades no site oficial e neste post do blog do Google.

Tags: android, Google, Nexus

Você também vai gostar

Leia também!