Notícias

12 problemas que mais causam lentidão no PC

Um PC lento é uma das coisas mais irritantes do mundo moderno. Não existe nada mais chato do que trabalhar utilizando um computador lento. Mas por que um PC fica lento com passar do tempo?

Bem, existem muitas respostas a essa pergunta. Nós iremos mostrar a partir agora, 12 problemas que mais causam lentidão em computador. Confira!

1. Acesso lento a programas causado por softwares desalinhados

Os arquivos interdependentes que compõem cada programa tendem a se afastar um dos outros, se espalhando por todo o disco rígido. Isso impacta fortemente a velocidade de execução dos programas.

Solução: É recomendado desfragmentar o disco com regularidade. No entanto, a fragmentação do mesmo vai depender muito da sua frequência de uso e do modo como você o utiliza.

2. Declínio na memória RAM afeta processamento como um todo

Quando a memória é baixa, tudo no computador sofre. Programas travam com frequência e o PC fica progressivamente mais lento.

Solução: Aumente a memória RAM do seu computador. Caso o seu PC seja muito antigo, talvez seja mais interessante trocar a placa-mãe, processador e memória. Assim você terá uma performance bem melhor!

3. Demora para ligar o PC devido a engarrafamentos na inicialização

Vários programas são iniciados automaticamente quando o PC é ligado. Alguns são obrigatórios, mas diversos não são. Tentando entrar em operação ao mesmo tempo, criam gargalos desnecessários que tornam sonolento o despertar do computador.

Solução: Desative a inicialização de programas desnecessários. No Windows 8, isso pode ser feito facilmente por meio do gerenciador de tarefas (Ctrl + Shif + Esc).

4. Programas redundantes levam a conflitos e instabilidade

Para determinados programas, ter outros softwares redundantes instalados sobrecarrega o processamento de fundo do PC, levando a conflitos de sistema que empurram o computador a lentidão e instabilidade.

Solução: Instale no seu computador apenas programas necessários, que você vai utilizar. Vez por outra faça uma limpeza no seu PC por desinstalar aqueles programas que não lhes são mais uteis, ou que você já não os utiliza por pelo menos seis meses.

5. Velocidade baixa de acesso por configurações conflitantes de internet

Uma significativa influência na velocidade de acesso à web se encontra nas configurações do Windows relacionadas a conexões de Rede e Internet. O problema é que essas definições muitas vezes não estão determinadas em seus valores ideais.

Solução: Tenha sempre em mente que alterar as configurações do Windows com relação a Rede e Internet é para pessoas que possuem  um conhecimento básico/intermediário. Assim, se você não possui esse conhecimento de informática, poderá pedir para alguém que o tenha e assim melhorar sua conexão caso algo esteja errado.

6. Corrupção e erros de Registro causam instabilidade

Assim como na vida humana, corrupção e erros também levam o PC a instabilidades. O Windows tem um arquivo-chave chamado Registro, no qual tudo que se refere ao funcionamento está guardado e que é usado para fazer a máquina trabalhar. Quando os dados do Registro se corrompem, a saúde geral do computador decai – e no limite o PC trava.

Solução: Sempre procure limpar e desfragmentar os registros do Windows. Um excelente programa que faz isso com eficácia é o Tuneup Utilities 2014. Poderá fazer o download dele neste link.

7. Inchaço sobrecarrega o Registro

Depois da limpeza do Registro (para evitar problemas anotados acima), as chaves excluídas deixam nele lacunas. Isso faz com que o Registro se torne fragmentado e desperdice memória do sistema.

Solução: A mesma citada acima.

8. Discos fragmentados sobrecarregam processamento

O PC armazena partes de arquivos em diferentes locais do disco rígido. Na medida em que a fragmentação aumenta, juntar as partes espalhadas – para abrir um arquivo ou fazer um programa rodar – leva cada vez mais tempo.

Solução: Desfragmentar o disco com certa regularidade.

9. Desorganização acumulada desperdiça recursos

Com o uso regular do PC, arquivos inúteis são rapidamente acumulados. Resultado: espaço em disco desperdiçado e carga de processamento do PC sobrecarregada.

Solução: Procure sempre limpar o seu PC dos arquivos inúteis. No entanto, formatar o computador uma ou duas vezes no ano, acaba com o problema de sobrecarga de processamento devido a arquivos inúteis.

10. Arquivos de sistema fragmentados desaceleram o processamento

Arquivos de sistema vitais para as funções básicas do Windows ao longo do tempo se tornam fragmentados e dispersos. Eles não podem ser totalmente desfragmentados usando ferramentas tradicionais, mas há soluções para resolver o problema usando programas especializados.

Solução: Assim como no caso acima, a formatação também resolve esse problema.

11. Células de memória SSD congestionadas consomem recursos

Conforme os arquivos são gravados e excluídos das SSDs, as células de memória física são deixadas em estados mistos, exigindo sobrecarga desnecessária antes que mais dados possam ser escritos.

12. Drivers de hardware obsoletos impactam estabilidade

À medida que o ambiente de software do PC muda, os drivers vão ficando desatualizados, causando sérios riscos à estabilidade e ao desempenho da máquina.

Solução: Mantenha sempre seus drivers atualizados!

Você também vai gostar

Leia também!