O novo estudo realizado pela Emplifi, – nova marca da Socialbakers – e plataforma de experiência do cliente (CX) apoiada pela Audax, que tem como objetivo amplificar a empatia, revela que a audiência do Instagram agora é 40,3% maior que a do irmão mais velho. A rede social conhecida por compartilhar fotos e vídeos ainda teve 22.7 vezes mais engajamento do que o Facebook. E não para por aí, observando os resultados anuais, o público do Instagram cresceu 10,3% em comparação com o primeiro trimestre de 2020, enquanto o Facebook teve apenas 0,8% de aumento.
Segundo a Alexandra Avelar, country manager da Emplifi, o contato dos clientes com as marcas cresceu nos últimos meses e isso deve permanecer. “A pandemia levou milhões de pessoas a aumentar sua interação com marcas online, e muitos continuarão a fazê-lo por muito tempo mesmo no pós-pandemia. Não há dúvida de que a mudança online é permanente. As empresas podem resistir às últimas tempestades adotando o redesenho de toda a experiência do cliente, inclusive aproveitando a mídia social para atendimento online e experiências de compras”, destaca.
Mesmo saindo na frente do irmão mais velho quando o assunto é audiência e engajamento, o Instagram perde para o Facebook na preferência das marcas. De acordo com o levantamento, 53,7% de todas as postagens delas ainda são feitas no Facebook.
Ao contrário do cenário mundial, no Brasil o Facebook continua na frente do rival Instagram quando o assunto é audiência, mesmo com as interações do irmão mais novo sendo notavelmente mais expressivas. Já na quantidade de posts, os dois acabam ficando quase empatados.
Conclusões do relatório Social Media Trends Report Q1 2021 da Emplifi foram feitas com base nos 50 maiores perfis de marcas do mundo e no Brasil, entre janeiro e março de 2021.
Os Social Media Trends Reports refletem o banco de dados da Emplifi no início do trimestre seguinte ao trimestre do relatório. Os dados são extraídos uma vez e não são atualizados entre as liberações.