ArtigosDicas e tutoriaisNotícias

Terceira idade e a tecnologia: inclusão que traz mais qualidade de vida!

O fato de que idosos não lidam bem com tecnologia está caindo por terra. Hoje, a terceira idade está conectada e colhendo os benefícios dessa inclusão digital.

Lugar de terceira idade é no mundo digital sim. Aquela velha premissa de que a tecnologia afasta as pessoas mais velhas está cada vez mais ultrapassada.

Hoje, as pessoas com mais de 60 anos estão cada vez mais conectadas e usufruindo dos benefícios que a tecnologia traz para a qualidade de vida deste público.

Com a democratização dos smartphones, a internet está em nossas mãos o tempo inteiro, facilitando o acesso à informação, comunicação e entretenimento. E a terceira idade é um público poderoso que está se familiarizando cada vez mais com a internet.

Internet: as atividades que mais chamam a atenção da terceira idade

No Brasil, o número de pessoas idosas utilizando computadores ou dispositivos móveis para acessar a internet foi de 67% em 2018, para 97% em 2021. Quem ainda era um pouco cético a esse tipo de tecnologia, teve de se adaptar durante a quarentena.

O principal dispositivo que a terceira idade utiliza é o celular, afinal é uma forma mais prática de acessar a internet.

Veja as diversas formas que a terceira idade utiliza as tecnologias e a internet.

1. Entretenimento

Os jogos e passatempos online ganharam os corações dos idosos, pois exercitam a criatividade, raciocínio lógico e outras habilidades, além de serem divertidos.

Entre os jogos online mais comuns que atraem os idosos, estão os passatempos como caça-palavras, palavras cruzadas, bingo, damas e outros jogos que incentivam o pensamento e estratégia, além de jogos de cartas como poker, paciência e buraco.

Além disso, os aplicativos de pintura digital também ganharam vários adeptos, pela facilidade e estímulo à criatividade, modernizando a febre dos livros de colorir para adultos que aconteceu há alguns anos.

2. Acesso à informação

A busca por informação é o principal motivo que leva a terceira idade para a internet. Desde dicas de saúde e receitas até notícias sobre o Brasil e o Mundo.

Se manter informado mostrou-se importante para essa faixa de idade, o que gera uma sensação de continuar pertencendo a uma sociedade, mesmo não executando mais tarefas como o trabalho.

Muitos idosos se sentem “esquecidos” justamente por não fazerem parte do sistema capitalista da sociedade e se manter informados traz uma melhora da qualidade de vida. Afinal, estão sempre cientes de tudo o que ocorre em sua cidade, estado, país e no mundo.

Além disso, buscar informação sobre diversos assuntos podem ajudar na socialização. Isso porque estão prontos para conversar sobre diferentes tópicos com os amigos e a família.

3. Compras e outras atividades financeiras

As compras pela internet são a principal forma de comércio para muitas pessoas, unindo praticidade e uma infinidade de opções. Isso atraiu também a terceira idade, que pode pesquisar diversos produtos em questão de segundos, além de evitar coisas como carregar peso e se locomover até a loja.

Até o supermercado, a farmácia e as feiras são feitas de forma virtual, entregue na porta de casa, com seus produtos favoritos. Isso ajuda a economizar, pois evita compras feitas por compulsividade e a possibilidade de pesquisar preços de maneira mais fácil. Além disso, pode garantir produtos que não estão disponíveis em sua cidade.

O pagamento de contas também é realizado de maneira digital, principalmente com a chegada do Pix, que facilitou a transferência de dinheiro e pagamento entre pessoas físicas e jurídicas. A terceira idade atual controla melhor suas finanças por ter acesso aos bancos a todo momento.

O fato de ter acesso ao seu dinheiro faz com que muitas pessoas continuem ativas, exercitem o pensamento lógico, contas básicas de matemática e se sintam parte da sociedade.

4. Comunicação

A comunicação é a porta de entrada dos idosos para a tecnologia e a internet. Com facilidade, é possível se comunicar com amigos e familiares que não estão por perto. Isso diminui a sensação de solidão, principalmente durante a quarentena, onde os idosos são um grupo considerado de risco para contrair a Covid-19.

Com apenas um toque na tela, conseguem falar em áudio e vídeo com seus entes queridos, de maneira fácil. Esse tipo de comunicação é essencial para a saúde mental e emocional da terceira idade, que se sente próxima da família mesmo estando longe.

Gostou desse texto? Você ajuda os idosos do seu círculo social a se conectarem com a internet?

Tags: idade, Inclusão, qualidade, tecnologia, Terceira, vida

Você também vai gostar

Leia também!