Notícias

Intelligenza IT aponta os principais desafios e oportunidades para os líderes de RH nos próximos anos

Ao olhar para o futuro, os líderes de Recursos Humanos (RH) se deparam com uma série de desafios e oportunidades que irão moldar significativamente o panorama da gestão de pessoas nos próximos anos. Com o mercado cada vez mais competitivo e o surgimento constante de novas ferramentas, é fundamental que os profissionais de RH se preparem adequadamente para as mudanças que estão em curso.

Uma das principais questões que os Chief Human Resources Officers (CHROs) podem esperar enfrentar é a rápida adaptação às mudanças tecnológicas e às demandas do mercado. A inteligência artificial, por exemplo, está se tornando cada vez mais presente no recrutamento, seleção e desenvolvimento de talentos, oferecendo oportunidades para otimizar processos, identificar candidatos qualificados de forma mais eficiente e prever tendências no mercado de trabalho.

Não é à toa que o mercado de RH está vivendo uma expansão significativa. Em 2023, a IBISWORLD estimou que esta indústria iria movimentar 760 bilhões de dólares, refletindo a crescente demanda por soluções tecnológicas no setor e a necessidade de investimento para acompanhar as mudanças. Estima-se que 99% das empresas atualmente utilizam algoritmos e inteligência artificial em seus processos de recrutamento e gestão de recursos humanos.

Ricardo Nóbrega, sócio e diretor de vendas e marketing da Intelligenza IT

“Entendemos que junto com as oportunidades surgem desafios, como a necessidade de lidar com questões éticas e garantir que o uso da inteligência artificial seja transparente e justo. Além disso, os líderes de RH precisarão desenvolver habilidades técnicas para compreender e utilizar plenamente as novas ferramentas e tecnologias disponíveis”, afirma Ricardo Nóbrega, sócio e diretor de vendas e marketing da Intelligenza IT, consultoria especializada em tecnologias para RH.

Outro ponto significativo que o executivo levanta, é em relação ao desenvolvimento de liderança e gestão de talentos em um ambiente cada vez mais complexo e globalizado. “A diversidade cultural, a administração remota de equipes e a necessidade de promover uma cultura organizacional inclusiva e inovadora são apenas alguns dos aspectos que os líderes de RH enfrentarão ainda mais nos próximos anos”.

A preocupação com o bem-estar dos colaboradores e a gestão da fadiga no trabalho também se destacam como questões importantes para os líderes de RH. Com o avanço da tecnologia e a crescente demanda por produtividade, os profissionais de RH terão que encontrar maneiras de promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal e garantir o bem-estar físico e mental dos colaboradores.

“É imprescindível que os líderes de RH estejam preparados para se adaptar às mudanças e adotar uma abordagem proativa na gestão de pessoas. Isso inclui investir em soluções que apoiem desenvolvimento de liderança, capacitação técnica e estratégias de gestão de talentos que promovam a inovação, a diversidade e o bem-estar dos colaboradores. No mercado, existem ferramentas, como SAP SuccessFactors por exemplo,que facilitam este processo”, finaliza Nóbrega.

Você também vai gostar

Leia também!