Na Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (AFECE), cada número conta uma história. Há 57 anos, a instituição atua gratuitamente nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação em Curitiba (PR), oferecendo apoio a pessoas com deficiência. Por trás dessa rotina, um aliado invisível, mas essencial, ajuda a sustentar a operação: a tecnologia da EVEREST 3.0, sistema de gestão desenvolvido pela ACOM Sistemas.
A parceria teve início há mais de uma década, quando o fundador e CEO da ACOM, Carlos Roberto Drechmer, conheceu a instituição por meio de um parceiro de negócios. Sensibilizado pela missão da AFECE e ciente da necessidade de modernizar processos administrativos e financeiros, Drechmer liderou a implantação do sistema e chegou a presidir a entidade entre 2011 e 2014. Desde então, mantém-se próximo da diretoria e atua ativamente como parceiro institucional.
“Foi um encantamento à primeira vista. Quando eu conheci a AFECE e vi o trabalho desenvolvido, entrei sem medo algum nesse projeto”, relembra Drechmer.
EVEREST 3.0 libera tempo e energia para o que realmente importa
Desde 2013, o sistema da ACOM roda nos bastidores da AFECE, automatizando tarefas antes feitas manualmente e garantindo mais precisão e padronização aos processos. A solução, que utiliza machine learning e inteligência artificial, organiza contas, gera relatórios e padroniza fluxos, liberando os profissionais da instituição para dedicarem mais tempo ao atendimento direto dos alunos e pacientes.
Além de cuidar da contabilidade e das rotinas administrativas, a plataforma tem papel central no tradicional bazar da Receita Federal promovido pela AFECE a cada dois anos. Durante o evento, o sistema controla o estoque de produtos, gera notas fiscais de saída, gerencia recebíveis e já integra essas informações à contabilidade, garantindo mais segurança e eficiência em uma das principais fontes de arrecadação da entidade.
“É uma ação de responsabilidade social, onde tentamos transformar um pouquinho mais o trabalho já grandioso que todos fazem por aqui com o uso de ferramentas úteis, modernas e tecnológicas”, afirma o executivo.
Parceria que vai além da tecnologia
Para Drechmer, a relação construída ao longo desses anos vai além da entrega de software: trata-se de um compromisso de longo prazo com a transformação social.
“Nosso sistema é funcional para a AFECE também por ser rigoroso e preciso, tornando eficiente e padronizado o trabalho de todos, o que facilita muito a jornada dos colaboradores e, claro, dos pacientes e alunos. E, nesse contexto, ele virou um parceiro que dá segurança para quem está fazendo o trabalho lá na ponta”, explica. “E saber que isso facilita o dia de um colaborador ou beneficia o atendimento de um aluno… é especial.”
Reconhecida diversas vezes como Empresa Parceira da AFECE, a ACOM demonstra que a tecnologia pode ir além da eficiência operacional e servir como instrumento de impacto social, potencializando o alcance e a qualidade do trabalho de instituições do terceiro setor.