Artigos

Aplicativos Linux para usuários domésticos

tuxO usuário doméstico que está migrando para o Linux pode sofrer dificuldades em encontrar aplicativos que substituam os que está acostumado a usar no Windows. Pensando nisso fiz uma pequena seleção de programas bastante usados no Linux por usuários domésticos, para que a migração para o sistema seja menos dolorosa.

Navegador Web

Aqui é onde a migração é mais simples. Duas das alternativas mais usadas no Linux também estão no Windows, tornando a migração um pouco menos complicada. São os já bastante conhecidos Firefox e Opera. Além dessas duas opções, existem navegadores específicos para o KDE (como o Konqueror) ou para o Gnome (Epiphany). Porém não se comparam ao Firefox ou Opera.

Suíte de escritórios

Quem está acostumado com o Microsoft Office não vai ter dificuldades em se adaptar ao OpenOffice.org. Ele tem um equivalente a cada aplicativo do MsOffice, como editor de texto, planilhas, slides, banco de dados, e é compatível com a suíte da Microsoft. Isso significa que os documentos criados pelo Office podem ser abertos pelo OpenOffice.org.

Leitor de e-mails

Tive bastante dificuldade nesse item. Acostumei demais com o Windows Live Mail e não encontrei nada parecido com ele no Linux. Outro problema aqui é que os e-mails do Hotmail são feitos para, por pardão, rodarem apenas nos aplicativos do Windows. Tirando isso, o Linux conta com algumas excelentes opções. Além do Thunderbird (também presente no Windows), podemos usar o Evolution ou o Kontact. Ambos trazem funções presentes no Outlook, como agenda e calendário.

Mensagens instantâneas

Para uma informação mais detalhada sobre os messengers para Linux, acompanhe esse artigo.

Players de Áudio

Aqui a vantagem do Linux é evidente. Eu nunca usei em nenhum sistema (seja Windows ou Mac OS X) um player de áudio tão bom quanto o Amarok. Além dele também existem o Rhythmbox e Banshee. Apesar da enorme evolução que o Windows Media Player sofreu na 11ª versão (e eu gostar bastante dele), ele ainda não chega ao mesmo nível de alguns players para Linux e até mesmo para Windows.

Players de Vídeo

No Windows o player mais comum é, e sempre foi, o Windows Media Player. No Linux os usuários possuem algumas variedades de opções. Entre elas estão o Totem, Mplayer (também presente no Windows), Kaffeine e o Xine. Todos boas opções para o sistema do Pingüim.

Gravadores de CD/DVD

O Nero é bastante conhecido e usado no Windows. No Linux ele também está disponível, mas não é uma boa opção frente a outras alternativas (até porque ele é pago). Entre elas está o K3B, que é bastante poderoso. Infinitamente melhor que o Nero, na minha opinião.

Além dos aplicativos citados, existem outras opções em cada categoria, mas estes são certamente os mais conhecidos e usados pelos usuários do Linux. É possível conferir alguns dos aplicativos que servem como alternativa aos usuários do Windows nesta lista.

Tags: Internet, Linux, Mozilla, Software

Você também vai gostar

Leia também!