Artigos

Cinco novidades marcantes do Firefox 3

Como a maioria já deve saber, a Mozilla Foundation lançou na semana passada a versão RC1 (Release Candidate) do Firefox 3.0, que trouxe consigo ótimas novidades, como por exemplo, otimizações na performance e compatibilidade com padrões web. Neste artigo, iremos abordar cinco novidades que a nova versão do navegador trouxe, as quais você com certeza vai amar. E talvez até lhe farão migrar, ou então ter a certeza de continuar com este ótimo browser.

1 – O desempenho

Uma das coisas que com certeza todos irão notar ao instalar a nova versão do navegador é a melhoria no desempenho, o navegador se mostra mais leve e com um baixo consumo de memória. Nós do mundo da tecnologia, por exemplo, costumamos sempre estar com várias abas abertas – algumas vezes dezenas de tabs – o que costuma consumir uma grande quantidade de memória, e acaba fazendo com que você tenha de fechar o browser para poder jogar algo, por exemplo :D . Porém, no Firefox 3.0 esse consumo de memória foi drasticamente reduzido, fazendo com que isso se torne possível até mesmo para pessoas com configurações, digamos… mais humildes.

Baixo consumo de memória e CPU

2 – Alertas de segurança

Outra melhoria importante que o Firefox 3 trouxe foram esses alertas, que diferentemente dos que são exibidos em outros browsers – geralmente pequenas mensagens na barra de endereço – são alertas exibidos na área onde a página é exibida, e que para o usuário leigo realmente podem assustar podem evitar uma infecção. Nesta janela temos 3 opções, duas delas são óbvias: uma delas é de sair da página perigosa, e outra é de ignorar o alerta. Mas a mais interessante e a opção de ler por que a página foi bloqueada. Interessante para detectar se aquele alerta não é um “falso-positivo”.

Curiosidade: Mesmo após você clicar em “Ignorar este alerta”, e ser enviado ao site solicitado, uma barra vermelha se mantém no navegador alertando que aquele site é um site considerado de risco.

Alerta de segurança exibido ao acessar uma página de risco

3 – “Biblioteca”

Esta é uma ferramenta interessante da nova versão do navegador, é uma janela na qual se concentram: Histórico, Favoritos e Marcadores. Tornando-se muito mais fácil de organizar e controlar todos esses recursos, o Histórico e os Favoritos já são velhos conhecidos dos usuários, mas o recurso de Marcadores é uma novidade, Marcadores são keywords – ou tags – que você define para cada favorito que você adicionar, e então ao digitar essa palavra na barra de endereços inteligente – da qual falaremos a seguir – o favorito que tiver esta palavra entre suas keywords, será prontamente exibido, não entendeu? Vamos usar um exemplo então: Você adiciona o Guia do PC em seus favoritos e lhe dá como keyword a palavra tecnologia, assim, toda vez que você digitar a palavra tecnologia, ou uma parte dela, na barra de endereços, o link do Guia do PC será exibido como sugestão.

Dica: Você pode adicionar mais de um marcador para cada página, apenas separe-os por vírgulas na hora de adicionar um novo favorito.

Biblioteca com Favoritos e Histórico

4 – Barra de endereços inteligente

Talvez esta seja a novidade mais aparente, e a que mais chama atenção, não por menos, já que com certeza é uma das mais úteis. Além do já comentado recurso de marcadores, ela também tem entre seus recursos para facilitar seu acesso aos sites uma busca entre títulos dos sites já acessados, por exemplo, você pode digitar Guia do PC, e o endereço do GdP será recomendado.

Dica: Você pode acessar um e-mail já visitado no GMail digitando na barra de endereços alguma palavra que o assunto deste e-mail contenha. Por exemplo um e-mail com assunto “Reunião de amanhã”, ao se digitar a palavra “Reunião” na barra de endereços, o endereço direto para esta mensagem será sugerido.

Barra de endereços sugerindo o Fórum Guia do PC ao se digitar “Fórum”

5 – Zoom Aperfeiçoado

O Firefox sempre teve zoom do texto de páginas, mas agora além de ampliar o texto, ele também amplia imagens, e até mesmo arquivos que utilizam-se da tecnologia Flash, da Adobe, como o player do Youtube, por exemplo. Recurso muito bacana para quando você estiver tentando ver aquele cantinho de uma determinada imagem.

Dica: Para usar esta ferramenta, você pode pressionar a tecla Control mais a tecla + para ampliar, ou a tecla Control e a tecla para reduzir, e para retornar ao tamanho original, pressione Control+0.

Zoom no logo do Guia do PC, note a diferença entre o tamanho do logo e o menu iniciar.

Outra novidade interessante do Firefox 3.0 é sua integração com a interface do WIndows Vista, que é muito melhor, principalmente se acrescido de addons específicos para esta função, dos quais já falamos aqui no Guia. Além é claro da melhor integração com outros sistemas operacionais como o Linux e o Mac.

Estes são apenas alguns dos vários recursos que a nova versão do Firefox traz, que foram escolhidos por nós como talvez os que mais mereçam destaque entre todos. Para você, qual foi a melhor novidade do Firefox? Comente sobre isso utilizando o formulário abaixo!

Tags: Mozilla

Você também vai gostar

Leia também!