Análises

Vale a pena instalar o Facebook Messenger?

Dentre todos os benefícios, vantagens e possibilidades que a internet trouxe, talvez a que os usuários mais façam uso seja a de manter a comunicação com pessoas queridas, estejam elas distantes ou próximas. Desde os primórdios da internet, programas como o ICQ logo fizeram sucesso. A possibilidade de se comunicar em tempo real com amigos, familiares, paqueras e até totais desconhecidos sempre fascinou e conquistou os primeiros internautas. Logo surgiram outros programas do gênero, batizados de Instant Messengers ou Mensageiros Instantâneos. É o caso do famoso MSN, que hoje se chama Windows Live Messenger (WLM) e por que não das redes sociais, que possibilitam esta interação em tempo real, ou quase.

Um grande exemplo é o Facebook, que tem um serviço de Instant Messenger embutido no perfil de cada usuário. Mais ou menos como o GTalk do Gmail. Recentemente a empresa de Mark Zuckerberg lançou um programa para desktop dedicado somente ao chat, é o Facebook Messenger. A sua função é simples: mostrar quem está disponível para bater papo e possibilitar essa conversa. Mais nada. Se quiser ver suas atualizações, curtir o post de alguém, etc, será preciso acessar o site mesmo. Bom, o Guia do PC decidiu analisar este programa e ver os prós e os contras, as vantagens e desvantagens no seu uso e, com isso, decidir se vale à pena ou não baixá-lo. Vamos começar?

Processo de Instalação

O processo de instalação é extremamente simples. O único pré-requisito é que você deve estar logado na sua conta do Facebook. Ah, você tem de ter uma conta na rede social, né? Basta clicar neste link, baixar o pequeno instalador web, que pesa alguns poucos kbytes, e esperar que ele faça o download e a instalação do programa. Após isso, uma janela surgirá, basta clicar no botão “Entrar” e pronto, você já estará apto a trocar mensagens através do cliente desktop.

Interface

O visual do pequeno mensageiro é bem minimalista. Ele consiste apenas em uma janela, em formato de coluna, que não pode ser maximizada, e que é dividida em duas partes. Em cima, ficam as últimas atualizações dos seus contatos. E embaixo, as pessoas que estão disponíveis para uma conversa. Simples assim. Interessante que você pode definir o tamanho de cada parte. Por exemplo, se poucas pessoas estiverem online, você pode diminuir o tamanho da área dedicada aos contatos, e aumentar o da área de atualizações. Além disso, no topo da janela há atalhos para o seu perfil na rede, notificações, últimas conversas e se alguém quis adicioná-lo como amigo.

Ao clicar sobre um contato, uma segunda janela se abre, permitindo a conversa. Ela é tão minimalista quanto à primeira. O nome do contato aparece como título da janela, no meio uma grande área em branco para visualização das mensagens trocadas, embaixo a área para escrevermos o que quisermos, e abaixo dela, as abas separatórias. Caso você esteja conversando com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, o que é bem comum, você pode percorrer facilmente as abas abertas, inclusive com o tradicional atalho “Ctrl+Tab”, que é usado nos navegadores.

Facebook Messenger
Interface do Facebook Messenger

Diferentemente do Windows Live Messenger, este programa não te dá opções de personalizar a fonte. Eu não vejo nisso uma desvantagem, pelo contrário, enxergo uma enorme vantagem! Com isso, não teremos winkis, emoticons espalhafatosos, fontes esquisitas e difíceis de ler, e todas as firulas e penduricalhos que estamos cansados de ver na solução da Microsoft. Neste ponto, a interface do Facebook Messenger me agradou bastante, sendo simples, direta e eficiente.

Funcionalidades

Se no visual o software é bem simplista, no quesito funcionalidade ele segue o mesmo ritmo. Na verdade, ele é um grande atalho para o site principal. Se você clicar em qualquer atualização, você será redirecionado para o Facebook. Como mencionei no tópico anterior, no topo da janela há atalhos que o levarão para as principais partes do seu perfil. Resumindo, o Facebook Messenger é um atalho para as páginas de seu perfil. De recursos que o programa oferece, podemos citar a busca de contatos, que fica no rodapé da janela, e um pequeno botão no cantinho inferior direito, chamado “Dock to Right”, que alinha e fixa a coluna à extremidade direita de seu monitor. Desta forma:

Recurso Dock to Right
Recurso Dock to Right

Alguns podem pensar que o mensageiro carece de recursos. Eu penso diferente. Penso que o programa cumpre muito bem aquilo que prometeu, que é permitir a conversa com seus amigos. Não dá pra fazer muito diferente disto. Se tentarem enfeitar demais, colocar muitos recursos, funcionalidades, vão acabar estragando o software e o deixando confuso. Ele é simples e direto, sem mistérios. Mais um ponto positivo para o Facebook Messenger.

Desempenho

Visto que o programa é tão simplório, podemos imaginar que ele é bem leve também. Bom… mais ou menos. Considerando que vivemos tempos onde se ter 4 GB de memória RAM é barato e comum, um consumo de pouco mais de 60 MB é aceitável para um mensageiro instantâneo. Porém, se o compararmos com o seu principal rival, por exemplo, o Windows Live Messenger, ele é bem guloso. A alternativa da Microsoft, quando se está com duas janelas de conversação abertas, consome apenas 26 MB, contra os 60 MB do FB Messenger. E lembre que o WLM dá muito mais opções de personalização. Se formos pensar em mensageiros mais leves, como o próprio ICQ ou o Pidgin, o chat do Facebook é bem pesado. Mas não chega a comprometer a máquina.

Conclusão

O Facebook Messenger se sai muito bem em diversos aspectos. O mais importante, que é cumprir com o prometido, ele faz de forma impressionantemente simples e direta, sem perfumarias. Sua instalação, interface e recursos são muito minimalistas, o que não quer dizer que o programa deixa a desejar, muito pelo contrário. São poucas as críticas a ele. Mesmo assim, não diria que vale à pena instalá-lo. Se você ainda tem muitos contatos no antigo MSN, pode continuar com ele, é uma opção bem mais completa e que você ainda pode adicionar os seus amigos do Facebook, basta integrar a sua conta.

Além disso, o fato de o bate-papo do Facebook estar incorporado ao próprio site, já elimina a necessidade de você ter um cliente desktop apenas para conversar. Já que por meio dele você não pode postar atualizações, nem curtir as atualizações de ninguém, não faz muito sentido tê-lo instalado na máquina. Em um dispositivo móvel, como smartphone, eu até entendo, para economizar o consumo de dados, mas em um desktop, não vejo por quê usar o Facebook Messenger, por mais que ele seja bem desenvolvido. Mas é aquela velha história: a escolha é do usuário, e se você julgar que precisa deste programa, pode ir em frente, ele não vai te decepcionar.

Tags: Downloads, Internet, Software

Você também vai gostar

Leia também!