Review: Ubuntu 12.04 LTS “Precise Pangolin”

150 Comentários

Há poucos dias uma nova versão do Ubuntu veio ao mundo. E como é de costume, o Guia do PC baixou e testou o Ubuntu 12.04 LTS, codinome Precise Pangolim. Assim, surgem algumas perguntas: Será que vale a pena instalar ou atualizar? Quais as novidades? Será que essa versão está à altura de outras? Tudo isso vai ser respondido agora, na análise do sistema operacional da Canonical. VEM GENTE! :D

Obtendo e instalando o Ubuntu

O primeiro ponto a ser questionado é o modo de obtenção do Ubuntu e quão amigável é sua instalação. No Ubuntu pode-se dizer que é simples fazer tudo isso. Para baixar é só entrar no site oficial e você consegue encontrar logo aonde ir. Único porém é que o site é em inglês.

Não existe uma versão em português. Apesar da empresa britânica estar instalada no Brasil, tendo um escritório em São Paulo, não existe um site oficial na nossa língua. Esse é um problema bem sério para uma empresa que já declarou que o Brasil é peça-chave para sua estratégia comercial. Isso pode afastar o público mais leigo, que pode não saber o que fazer se o site não tem instruções em português do Brasil. Até pode gerar dúvidas se o sistema é somente em inglês ou tem múltiplas opções de idiomas (sim, ele é multi-idioma).

Esse problema fica em segundo plano quando você vai instalar. Tudo é extremamente amigável. Até mesmo o mais leigo usuário consegue fazer tudo de maneira simples. Não há mistérios na instalação do Ubuntu, além de ser muito rápida. Até mesmo uma instalação “dual boot”, junto ao Windows, é muito simples, bastando clicar em uma opção e mais nada.


A usabilidade e aparência

A interface do sistema continua a mesma de recentes versões, no entanto nota-se melhorias no Unity. Ele está mais leve, rápido e consumindo menos recursos que o KDE e Gnome 3.

Ubuntu 12.04 logo após a instalação

Agora a barra lateral ganha tons diferentes dependendo do papel de parede. Esses, aliás, aparecem na tela de login, como na versão anterior. Se o usuário A do sistema escolhe um papel de parece X e o usurário B escolhe o Y na tela de login, vai aparecer ao fundo a respectiva imagem escolhida.

A barra lateral no 12.04 é fixa por padrão, o que é bom, pois uma barra que some e esconde os programas que tenho minimizados não é agradável. Quem quer ela oculta que escolha a opção no menu “Aparência”, localizado no menu geral de configurações, e pode até mudar o tamanho dos ícones da barra.

O menu global, o Painel Inicial do Ubuntu/Unity, mudou. Agora mostra aplicativos recentes e arquivos recentes logo na primeira tela, o que complica a vida de quem não está acostumado. Onde estão os programas? Você terá que clicar no ícone com desenho indecifrável, na parte inferior ao lado da “casinha”, para vê-los. Terá ainda que ou clicar nos filtros, para ver os programas por categorias, ou clicar para expandir a seção de aplicativos instalados. Nada complicado, mas muito burocrático, com muitos passos, e muito escondido certas opções, o que faz ficar bem longe da simplicidade da antiga interface com Gnome 2.x. Parece que os desenvolvedores do Ubuntu não perceberam que isso é um ponto negativo que mexe muito com a usabilidade.

Janelas minimizadas de um mesmo programa agora, da tela de escolha para restaurar, aparecem instantaneamente, de modo fluido. Continua sendo uma burocracia chata, mas ficou rápido, bem diferente da versão anterior.

O menu de configurações gerais, localizado no botão na parte superior direita, facilita muito a vida. Lá encontra-se desde o menu de configurações do sistema, que centraliza todas as opções do Ubuntu, até o botão de desligar.

Outro ponto relevante é a já tradicional barra de menus dos programas ser deslocada para a parte superior do sistema, como acontece com o Mac OS X. Já existia isso desde o lançamento do Unity, claro, mas o que é para ser observado é que foi mantido o”modo oculto”. Enquanto no Mac OS X o menu sempre aparece enquanto o programa está em foco, no Ubuntu ele fica escondido até você levar o mouse à barra superior. Isso dá uma agradável sensação de design limpo.

Os efeitos do Compiz estão suaves e sóbrios. Janelas pegando fogo e gelatinosas por padrão não parecem. Se quiser algo do tipo não existe configurador instalado e vai ser preciso baixar na Central de Programas.

HUD e Vídeo Lens

HUD, ou Head-Up Display, é uma revolucionária ferramenta… de acordo com a Canonical. HUD é diferente de tudo visto mesmo, mas sou cético em acreditar que a ferramenta irá fazer sucesso com o grande público. Até para usuários avançados o conceito é novo e questionável para criar efervescência entre as pessoas. Mas tudo bem. HUD não deixa de ser uma boa novidade.

Com o HUD você não precisa mais de mouse. No lugar de um apontador você pode digitar o que você quer fazer. É estranho e não dá para imaginar de imediato, mas o conceito pode ser visto neste vídeo:

Lens, que já existia, agora é instalado por padrão. Você vai poder procurar vídeos que estão no seu computador e vídeos online em vários serviços diretamente no Ubuntu. Nos testes mostrou um algoritmo de pesquisas online não tão bom quanto de um bom serviço de buscas, como Google ou DuckDuckGo, mas quebra o galho.

Lens procura em vários serviços de vídeo online

Privacidade

Precise Pangolin” adicionou uma função muito bacana. A função de privacidade faz com que o sistema não registre certas movimentações e não grave informações de certos lugares. Se quiser que seus vídeos de sacanagem não fique aparecendo nos “Arquivos recentes” no Painel Inicial, bloquei a pasta em “Privacidade”.

Privacidade e intimidade em primeiro lugar

Desempenho

Ubuntu 12.04 está bem leve. O sistema todo mal consume míseros 256MB de RAM assim que liga. O gerenciamento de memória está muito bom também e o Compiz, gerenciador de janelas padrão, fez uma boa dieta. Quem ainda não tem um bom processador gráfico pode escolher também o Unity 2D.

O sistema ainda está muito rápido. Testes de inicialização do sistema mostram que essa versão está com um desempenho muito melhor. O sistema de arquivos padrão, Ext4, mostra-se muito (muito!) mais veloz que o badalado Btrfs da Oracle, que será padrão de futuras versões do Fedora.

No entanto todo o desempenho mostra-se excelente em computadores novos. Em máquinas antigas o desempenho não é agradável. A lentidão da inicialização, por exemplo, é evidente. Enquanto a versão 12.04 é muito mais rápida e tem um desempenho muito melhor que outras versões em novos computadores, em antigos a coisa é justamente contrário.

Consumo de energia

Consumo de energia é uma das principais preocupações para quem usa equipamentos portáteis. Versão 11.10 sofreu de uma forte regressão no consumo de energia, fazendo o Ubuntu consumir mais bateria. O motivo era o modo que o kernel trabalhava com o ASPM (Gerenciador Ativo de Estado de Energia). Esse bug foi corrigido por Matthew Garrett, funcionário da Red Hat. O patch que Garrett fez foi adicionado ao kernel 3.0.20 (Ubuntu 11.10 tem kernel até o 3.0.17) e a partir do 3.2.

Por ter o kernel 3.2 o Ubuntu 12.04 não tem problemas de energia. “Precise Pangolin” consume muito menos bateria que as versões anteriores do Ubuntu.

Longo suporte

“Precise Pangolin” é uma versão LTS, Long Term Support, ou seja, é uma versão de suporte estendido. Com essa versão não é necessário ficar preocupado por longos 5 anos. A Canonical garante o suporte por meia década.

Múltiplos monitores

Agora a nova versão é compatível com múltiplos monitores por padrão. Inclusive pode-se escolher em qual monitor ficará a barra do Unity.

Multiplos monitores

Multiplos monitores - O Ubuntu agora suporta por padrão

Pacotes de aplicativos

Não há grandes mudanças. O que pode-se destacar é a mudança do tocador de áudio. Sai o Banshee e entra o Rhythmbox. Isso é muito bom, pois ninguém merece ser castigado a usar um programa feito em Mono. Além disso o novo player funciona em conjunto com o Ubuntu One: Music Store. Você pode comprar músicas diretamente do tocador.

Central de Programas

Não há novidades na Central de Programas do Ubuntu. Único detalhe relevante é sua velocidade de abertura, que melhorou muito e está mais rápido.

É também algo para comentar o serviço de compras. A seção de programas para comprar não tem a variedade de aplicativos como da App Store da Apple ou Google Play, antigo Android Market. Apesar disso aumentou significamente o números destes softwares.

Central de Programas do Ubuntu você pode baixar e instalar programas tanto grátis como pagos

Conclusão

A nova versão do sistema operacional da empresa britânica Canonical não trouxe novidades incríveis, com mudanças radicais na usabilidade, ou algo de abalar o mundo da tecnologia. Como é tradição as versões LTS, de suporte estendido, não ousam como outras (como a futura 12.10 pretende), mas apenas melhoram o que já tem. E isso a “Precise Pangolin” fez muito bem, já nascendo um sistema estável, rápido e confiável, já tornando-se uma versão lendária, como a 10.04, outra LTS, foi.

Quem está na versão 11.10, atualize sem medo. Quem nunca testou o Ubuntu, teste. Não há versão melhor para começar que a 12.04. Então, você já é usuário da distribuição Linux mais popular de todas? Nos conte o que achou das mudanças trazidas por esta nova versão. Gostou? Poderia ser melhor? E você que nunca usou Linux mas está curioso para explorar este novo mundo, gostou de nossa análise? Se empolgou para usá-lo? Vamos conversar um pouco nos comentários! :D

Enquanto isso, veja outros textos da nossa coluna Review da Semana:

sobre o autor
"Tem vinte e poucos anos. É ex-graduando de Ciências da Computação e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Já foi bolsista de informática jurídica e participantes de projetos relacionados, como BuscaLegis e Governo Eletrônico. É um grande entusiasta de software livre e código aberto, blogueiro por gosto e futuramente, quem sabe, pós-graduando em alguma área que ligue o Direito com a tecnologia."
  • http://bit.ly/KpB8qJ Rodolpho Victor

    Eu fui atualizar o Ubuntu (essas atualizações simples) no final de Março, teve uma queda de energia aqui em casa. Qnd eu fui atualizar de novo deu problema, sempre trava, você sabe porque?

    Usando Firefox 11.0 Firefox 11.0 em Ubuntu Ubuntu
    • Daniel

      Amigo, quando fui instalar o (fantástico) Ubuntu 12.04, aconteceu a mesma coisa comigo. Então segui a orientação de um colega e instalei outro Sistema Operacional, no caso o Windows, sem fazer nenhuma atualização. Baixei a imagem do Ubuntu novamente e criei um novo pendrive boot (acho que não precisa fazer isso caso tenha a imagem em CD) e tentei novamente instalar o Ubuntu. Deu certo e hoje estou aproveitando esse excelente novo SO.

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
      • Gerardo

        Oi Daniel, beleza? Você poderia me dizer como criar o pendrive bootável para instalar o novo Ubuntu desde ele?
        Obrigado!

        Usando Firefox 11.0 Firefox 11.0 em Ubuntu Ubuntu
  • Ramires

    Guilherme, na boa:

    “Ubuntu 12.04 está bem leve. O sistema todo mal consume míseros 256MB de RAM assim que liga”

    Me diga a fonte do seu download, pois o meu deve estar vindo “bixado”.

    Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Tirei um print pra ninguém duvidar :P
      http://ubuntuone.com/4IwM6th38wiJ5Iin9x8aHt

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
      • Ramires

        Mas não é dúvida, é constatação, instalei na minha máquina desde o beta, e não tem jeito, o 10.04 ainda é muito, mas muito mais leve, além claro, de ser mais “usavel” que o Unity.

        Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • Fabrício

          Ramires sua máquina é que é ruim. Aliás Guilherme, ótimo review! Parabéns! Aqui em casa o Ubuntu 12 está rodando leve como uma pluma.

          Usando Opera 11.62 Opera 11.62 em Windows 7 Windows 7
        • Ramires

          Fabricio, não da para condenar como “lenta”, uma máquina que roda Windows 7, Windows 8, Windows Server 8, Windows Server 2008r2 e Opensuse, e ainda roda muito bem o 10.04.

          Avaliação minha é que o 12.04 herdou toda a desgraça do 11.10 e 11.04.

          Sem condições.

          Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
  • Leandro Mencucin

    Guilherme, você conhece um cliente RDP para Linux com suporte para autenticação de nível de rede do Windows 2008?

    Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • Rascas

      Remmina

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Como não trabalho com isso, infelizmente não sei recomendar alguma alternativa.

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
  • Milton

    Parabéns! Boa matéria mostrando o que de melhor trouxe esta versão. Estou me deliciando aqui com os novos recursos e usabilidade.

    Abraços!

    Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
  • Nito

    Boa matéria, o sistema esta ótimo aqui, muito leve, quem tem uma maquina mais antiga é só usar o Unity 2D que fica muito bom!

    Usando Firefox 14.0a2 Firefox 14.0a2 em Ubuntu Ubuntu
  • João Pedro Sacheti

    Eu particularmente acredito que esse lance de desempenho é muito relativo. Perto de outras como Mandriva e/ou openSUSE pode até ser, mas comparado a um Arch Linux com GNOME ou mesmo Unity imagino que teria vantagem pro Arch. E foi bom mesmo ver que o Ubuntu melhorou o desempenho, no 11.10 ele chegava fácil fácil nos 600MB de ram.

    Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Jonathan

    Realmente em máquinas antigas o desempenho não é muito bom com essa nova versão do Ubuntu, instale no notbook da minha irmã (tinha o Ubuntu 10.04) o desempenho não foi muito bom, o not é de 2008, ficou bem lento…principalmente pra inicializar.

    Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Leandro Mencucin

    [OFF TOPIC]
    Atenção editores do Guia do PC, isso merece uma matéria…
    Barnes & Noble não era aquela empresa corajosa que encarou a Microsoft e disse que não pagaria royalties pelo uso do Android?
    Alguém pode me dizer o que está havendo?
    Agora as duas estão juntas em uma parceria, onde a Microsoft tem 17,6% de participação, kkkk.
    É isso mesmo ou estou sonhando?
    http://www.theverge.com/2012/4/30/2988070/barnes-and-noble-microsoft-strategic-partnership

    Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • http://www.3assuntos.com.br @HenriquePicanco (Henrique)

    Eu estou usando o Ubuntu 12.04 aqui no meu computador, e até agora, NENHUMA reclamação. Mas tem duas coisas aí no texto que são para dar uma olhada: Geralmente, a Canonical aponta o ubuntu-br.org como site em português. O que é estranho, pois não é deles… E esse HUB eu não estou utilizando, mas é mesmo uma mão na roda em alguns aplicativos de menus complicados, como o GIMP.

    Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
  • http://www.sempreamais.wordpress.com Maurício

    Gostei das melhorias no Unity e a mudança no player.
    Quanto a barra de programas abertos é tenso mesmo achar algo minimizado.

    Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
  • Emerson

    Eu ainda não experimentei esta nova versão, mas estou muito curioso. Acabei de reinstalar o W7 depois de um probleminha e estou com medo de ter de fazê-lo de novo, caso não goste da novidade. Alguns já me disseram que não é bom o dual boot, que seria melhor um ou outro, Mas alguém aqui poderia me dar uma orientação, não poderia?

    Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em Windows 7 Windows 7
    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      Oi Emerson.
      Não há problema nenhum em se fazer dual boot. Tenha cuidado apenas na ordem que você instala os sistemas. Sempre instale primeiro o Windows. Depois instale o Ubuntu. E aí é só aproveitar os dois sistemas sem medo. :)

      Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em Windows 8 Windows 8
      • Emerson

        Obrigado pelo comentário, Felipe. Vou testar aqui.

        Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em Windows 7 Windows 7
        • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

          Por nada, camarada!
          Disponha sempre. (:

          Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em Windows 8 Windows 8
  • Jackson

    Quais as vantagens do Linux em relação ao Windows?

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
    • http://felipe-alencar.posterous.com Felipe Alencar

      Tens certeza que queres tocar neste assunto?

      Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em Windows 8 Windows 8
    • Romão

      Hihihihih

      Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 Windows 7
    • Romão

      Cara, basicamente, o fato de ser gratuito.
      No demais, cada um tem seus prós e contras.
      A maioria, como vc sabe, usa Windows.
      (Não sei se vc percebeu, mas estou tentando não gerar polêmica)

      Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 Windows 7
    • Maurício

      A muitas, como também a desvantagens ^^, o Guia do PC possui um post sobre Windows x Linux

      Usando Firefox 13.0 Firefox 13.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • angelico

    Parabéns pelo review!!
    Fiquei sabendo dele pelo distrowatch.
    Meus computadores são todos antigos e preferi instalar a versão com interface Xfce.
    O Xubuntu roda muito bem, inclusive no eeepc 901 em que escrevo agora. Aliás, instalei o Xubuntu 12.04 em todas as minhas máquinas.
    Saudações a todos.
    sudo apt-get tchau…

    Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em GNU/Linux GNU/Linux
    • Jessica

      Outra distribuição bastande leve/baseada no Ubuntu é o Lubunto com ambiente LXDE ainda mais leve do que o XFCE.

      Usando Opera 11.62 Opera 11.62 em Windows XP Windows XP
  • GalegO

    Depois que a Canonical me obrigou a usar o unity voltei ao meu velho e querido Debian, e percebi o quanto o Ubuntu me deixava engessado, sem poder fazer grandes modificações nele…

    Usando Firefox 15.0a1 Firefox 15.0a1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://twitter.com/RudineiTi Rudinei Weschenfelder

    Para obter maiores informações do Ubuntu em Português a Comunidade Ubuntu-BR mantém o site http://ubuntu-br.org

    Nele o usuário encontra informações de como fazer o download, aonde encontrar ajuda e também como contribuir com o desenvolvimento, tradução, documentação e divulgação do Ubuntu.

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu x64 Ubuntu x64
  • Pedro

    Pena que no meu note esse Ubuntu ficaria travando como na versão anterior, vou ficar com meu querido fedora mesmo, já que ele nunca me deixou na mão hehe.

    Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em GNU/Linux GNU/Linux
  • Maurício

    Uma coisa que custo bastante é o comportamento do Firefox no Ubuntu, consome menos memória e não da as micro travadas que da no Windows.

    Usando Firefox 13.0 Firefox 13.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Maurício

      Correção “curto”

      Usando Firefox 13.0 Firefox 13.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Filipe

    Infelizmente, pelo motivo de meu computador estar destualizado e cheio de problemas, não pude aproveitar tudo do que essa maravilhosa distribuição trás. :(

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Windows 7 Windows 7
  • lekegf

    Antes do lançamento desta versão eu ainda estava utilizando o 10.10, pois não havia condições de utilizar Unity 2D (o único que minha máquina suporta).

    Agora o Unity 2D está muito mais rápido e bonito, a evolução é evidente.

    Concordo com o autor na questão das lentes, elas precisam ser repensadas para facilitar o acesso aos aplicativos pelos usuários. Mas nada que comprometa a utilização do sistema, que está ótimo.

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
  • Sérgio Carvalho

    ja estava com ele no beta 1. agora baixei o release por que o beta tava cheio de lixo e programas que baixo para testar. Me desculpa o portugues estou no meu celular e digitar nele nao e a mesma coisa no desktop. E tambem so comentei para ver oque eu estou usando.

    Usando Opera Mini 6.5.27354 Opera Mini 6.5.27354 em Unknown Unknown
    • Sérgio Carvalho

      Estou usando Nokia E5-00, acho que é s60 versão 3. Estou certo ?!

      Usando Opera Mini 6.5.27354 Opera Mini 6.5.27354 em Unknown Unknown
  • clodoaldops

    Instalei o 12.04-lts num Itautec(ci3 + 2gb/ram) e tbem achei mais rapido que o 11.10.

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
  • RAIMUNDO JUNIOR

    E pensar que um software de qualidade tão significativa tem código aberto, é impressionante.

    Usando Opera Mini 5.20961 Opera Mini 5.20961 em J2ME/MIDP Device J2ME/MIDP Device
  • http://winlinux-se.blogspot.com.br/ Sergio Santana

    Durante muito tempo achei que o Ubuntu tinha perdido aquela praticidade que tanto apreciava com o saudoso menu “Aplicativos – Locais e Sistema”. Hoje, noto que ele está cada vez melhor nesta característica. Antes navegávamos pelos menus, bem organizados em categorias, para encontrar o aplicativo que desejávamos. Agora, podemos apertar uma tecla, digitar as letras iniciais do nome do programa e pronto, lá está ele.
    Creio que a partir desta versão, com o Unity estável como se encontra, veremos o Ubuntu cada vez mais aceito.

    Usando Chromium 18.0.1025.151 Chromium 18.0.1025.151 em Ubuntu 12.04 Ubuntu 12.04
  • http://facebook.com/awinicius Angelo Winicius Vieira

    Ola gente, tenho um notebook da HP Pavilion DM4-2155BR, mas o ubuntu na hora da instalação não tem video, acho que é por causa dos graficos integradas do intel i5 e placa de video dedicada da RADEON… mas se alguem saber como resolver???

    Usando Google Chrome 18.0.1025.168 Google Chrome 18.0.1025.168 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Emerson

    O problema relatado pelo Angelo, aí em cima, também acontece com um Acer Aspire 4736z que precisei dar uma olhada um dia desses. Não carrega nem o Live CD. Mas o restante está ok. O usuário apenas gostaria de ver como era o Ubuntu, mas não deu pra mostrar.

    Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em Windows 7 Windows 7
  • Cléber Borges

    Acho que o artigo subestima a capacidade do usuário de aprender novas coisas e alargar seu campo de visão. O HUD é uma ferramenta que vai possibilitar um aprendizado enorme sobre os programas e aplicativos que usamos. Na verdade, o HUD nivela por cima a nossa relação com o sistema. Nesse sentido, agradeço muito aos desenvolvedores que foram capazes de agregar valor novo ao Ubuntu. O HUD é uma ferramenta aparentemente simples que tem por trás uma elaboração sofisticadíssima. Quando usamos mais o teclado que o mouse, operamos mais rápido as tarefas entre um aplicativo e outro. É sabido que quem domina as famosas teclas de atalho no teclado é infinitamente mais veloz de quem depende quase exclusivamente do mouse. Os menus organizadinhos do Gnome Classic são, além de feios e encaxotadinhos, uma lerdeza. A velocidade de trabalho que podemos desenvolver no Ubuntu 12.04 é impressionante. Mais uma vez, agradeço a chance de aprender coisas novas com essa versão do Ubuntu que, em vez de nivelar por baixo e deixar o SO meia boca, foi-nos entregue algo robusto, bonito (e ainda tem espaço para melhorar os temas), integrado e rápido.

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
  • BMWBSP

    Ubuntu 12.04 não instalou em minha máquina, nem em modo fixo e nem em live. Acontece que agora eles colocaram um tal de “Nouveau” no instalador, ou seja, “Accelerated Open Source for nVidia cards”, mas não tem driver para a minha placa de vídeo, que é uma geForce 9800 GT. Descobri que esse modelo de placa está lista de Erratas, no fórum da Mandriva. Acontece que também não consegui instalar o Mandriva 2012 e nem o seu fork, o Rosa 2012. Esse tal de Nouveau, recém adotado, tem tirado bastante gente fora da jogada, pois não tem drivers para as placas mais recentes, apesar de se propor a isso através da RENouveau, qual seja, a engenharia reversa mesmo, pois a nVidia não fornece seus drivers proprietários para o Linux. Por que será?

    Usando Firefox 13.0 Firefox 13.0 em Windows XP Windows XP
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Use o driver proprietário da Nvidia que está em “Drivers adicionais”.

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Windows 7 Windows 7
      • BMWBSP

        Guilherme, você disse:
        “Use o driver proprietário da Nvidia que está em “Drivers adicionais”.”
        Eu não sabia dessa, se existe driver proprietário da nVidia para Linux, então por que foi eles inventaram esse tal de Nouveau?
        Outra coisa, onde ficam esses tais de “Drivers adicionais”?

        Usando Firefox 13.0 Firefox 13.0 em Windows XP Windows XP
        • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

          Inventaram pra ter uma alternativa em software livre :)
          Como está muito no começo, ainda não está lá essas coisas esse driver livre.
          .
          E o jeito mais fácil de encontrar o “Drivers adicionais” é digitando no campo de pesquisa do menu Unity. O bom é que se tiver outros hardwares que tenham software proprietário vai aparecer lá. Pra instalar é só selecionar e clicar em “ativar”.

          Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
      • BMWBSP

        Guilherme, consegui ver a cara do Ubuntu 2012.04 LTS, consultando sites norte-americanos para Mandriva achei a recomendacao de incluir nos parametros do kernel a opcao `nomodeset`. Quando iniciei pelo DVD vi que essa opcao ja estava marcada e para reforco, apaguei a vga788 e coloquei a vesa. Funcionou, em modo live. Estou escrevendo com falta de alguns sinais graficos porque ainda nao configurei o meu teclado.
        Este Ubuntu parece ser bom, exceto
        pelo Gnome, que eu detesto. O problema estava mesmo nesse tal de Nouveau que tem tirado gente da
        jogada.

        Usando Firefox 11.0 Firefox 11.0 em Ubuntu Ubuntu
  • Freeze

    HUD é algo redundante e de utilidade questionável.
    HUD exibe funções ao digitar, do aplicativo em foco.
    A Canonical só se esqueceu, que cada aplicativo já tem seus próprios atalhos e são muito mais rápidos do que usar o HUD.
    Repito, sua utilidade é bem questionável.

    Usando Google Chrome 18.0.1025.168 Google Chrome 18.0.1025.168 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Alberto

      Você já usou? Assim que o Ubuntu surgiu com o HUD eu não me adaptei, mas com o tempo passei a achar muito mais prático do que ficar passeando pelos menus e sub-menus. Ele grava o que você mais usa e basta duas letras normalmente para já aparecer o que você deseja. E repito, é muito mais prático.

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
      • Alaério

        Cada aplicativo já tem seus atalhos.

        Usando Google Chrome 18.0.1025.168 Google Chrome 18.0.1025.168 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
        • Alberto

          Sim, mas se a pessoa não quiser poluir a barra lateral com vários ícones, usar o HUD ainda é a melhor solução.

          Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
  • ae

    interesante

    Usando Firefox 13.0 Firefox 13.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • http://facebook.com/opteron Opteron

    Ótimo review e estou gostando dessa nova versão!

    Usando Nokia Browser 7.4.2.6 Nokia Browser 7.4.2.6 em Nokia Series60 Nokia Series60
  • http://old.soluxdigital.com.br/ Desenvolvimento de sites em Fortaleza

    gostei bastante do site achei bem interessante!!!!!!!!!!

    Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em Windows 7 Windows 7
  • josé

    O linux qualquer um é um lixo, não roda nada que roda no windows, linux já nasceu falido.

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
    • Alberto

      Não roda nada do windows já que o funcionamento dos dois sistemas operacionais são diferentes. Sua colocação é absurda, e seria como tentar usar uma chave allen para desaparafusar um parafuso formato philips.

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Boa leitura pra entender o que é Linux :)
      http://sinapseslivres.com.br/2010/08/entendendo-o-que-e-linux-gnulinux-e-distribuicao-linux/

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Windows 7 Windows 7
    • Rafael

      Quanta arrogância! Eu esperava mais educação nos comentários. Por se tratar de pessoas interessadas em ler. Que decepção!

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
    • Paulo Cesar

      De todas as suas sentenças separadas por vírgulas, não obteve nenhum acerto.

      1. Se empresas e usuários usam o Linux é porque tem utilidade.
      2. Rodar aplicações feitas apenas para Windows no Linux, ou querer que o Linux seja igual ao Windows, é querer demais, da mesma forma que eu pudesse querer rodar um programa específico de outra plataforma no Windows.
      3. Linux está falido para quem quer.

      Resumindo, comentário muito troll de sua parte.

      Não se pode exigir que Linux seja outro Windows, porque se usam Linux é porque ele é diferente e atende ao uso dos que sabem usá-lo e aproveitá-lo. Se Linux fosse igual ao Windows, eu pessoalmente teria ficado com o Windows mesmo, mas ainda bem que ele é diferente …

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em GNU/Linux GNU/Linux
  • Alberto

    “Será que vale a pena instalar ou atualizar?”, você não respondeu a própria pergunta. E sim, há um site em português: http://www.ubuntu-br.org. Apesar de não ser da Cononical, é oficialmente ligado a ela, e é este time de voluntários quem faz a tradução do Ubuntu para o português.

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      A pergunta é pra ser respondida pela própria pessoa :)
      E minha colocação sobre o site é pq não existe um oficial da Canonical Brasil. Eles tem escritórios em São Paulo, fazem parcerias com fabricantes mas não tem página oficial em português, como a Red Hat tem, por exemplo.

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Windows 7 Windows 7
  • http://guiadopc Melo

    O UBUNTU é um ótimo S.OPERACIONAL,mas prefiro o seu derivado o XUBUNTU-(XFCE) é leve ,consome menos recurso do PC , Personalizavel e tambem Estavel.E olha que tenho 2GB de memória,mas ele consome em torno de 235 a 370 mbm de RAM.

    Usando Chromium 18.0.1025.151 Chromium 18.0.1025.151 em Ubuntu 12.04 Ubuntu 12.04
  • Emerson

    Desculpem os apaixonados por Linux, mas não deu. Não foi desta vez que o Ubuntu me convenceu. Eu alguns dicionários e, lógico, só funcionam em Windows. Então, instalei o Wine para emulá-los, mas o resultado não foi satisfatório, além de bugs aparecerem. Outra coisa: o Real Player foi impedido de ser instalado porque, segundo o Linux, o programa é proprietário, mas no site de onde baixei diz que é grátis. Acho que há muito barulho por causa das distribuições Linux, especialmente Ubuntu, mas a verdade é que não é um sucesso real. 90% do mundo não pode estar errada e ser idiota em usar Windows. Até aqui mesmo, o pessoal que comenta sobre Linux usa Windows, sinal de que não é tudo isso mesmo. Fiquei decepcionado. Outra coisa: por que não há um sistema mais eficiente para instalar programas do que ter que ir à central de programas e “ficar rezando” para que exista o que você quer? Sem contar que para tudo precisa de internet. Com o W7 NUNCA tive problemas, tudo funciona e há compatibilidade com tudo. Nem adianta xingar e dizer que não sou inteligente o bastante para adotar Linux. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Quando Linux realmente fizer frente ao Windows, talvez eu mude.

    Usando Google Chrome 18.0.1025.168 Google Chrome 18.0.1025.168 em Windows 7 Windows 7
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Pareceu-me que vc usou muito pouco, tão pouco que deixou passar algumas coisas. Isso é bem comum, achar que algo novo é igual ao que está acostumado.
      .
      Primeiro, vc citou o Wine. Tenha em mente que o Wine é algo para se usar eventualmente. Ele não vai rodar tudo e nem sempre vai rodar com qualidade. É para casos específicos, não para se usar sempre. Se usar sempre quer dizer que vc depende do Windows e o Ubuntu não é apropriado para vc.
      .
      Vc citou dicionários. Vc diz dicionários de português? No Ubuntu tem um padrão, mas é provável que vc nunca tenha um software pra isso pois a disponibilidade na internet é bem grande, como Michaelis, Priberam, etc. Esses chegam a ser melhores que o Aurélio em software, pago (pelo menos a versão que tenho no meu trabalho não é boa)
      .
      Depois, existe uma versão Linux do Real Player (existe ainda uma outra com código parcialmente aberto, a Helix), mas o certo é que é raro alguém usar. O mais comum e eficiente é só instalar os codecs e usar o Totem ou VLC. Eles fazem até melhor que o Real Player.
      .
      Depois vc falou do método de instalação. Ora, se não tem na Central de Programas, baixe o .deb e dê 2 cliques. Ficou parecendo que vc não sabe disso.
      Mas entenda, se não tiver em .deb culpe a desenvolvedora preguiçosa.
      .
      O que parece, e desculpe se não for verdade, é que vc usou com um pé atrás e nas primeiras diferenças vc ficou com os dois pés atrás, não dando chance alguma pra o diferente, o novo.

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
    • Paulo Cesar

      Olá Emerson.
      É difícil ser usuário Linux de primeira viagem.
      Tudo o que você relatou eu passei pelo mesmo processo. Instalei o Ubuntu, na época o 7.04 e acabei não dando conta do recado com ele por falta de conhecê-lo melhor. E 5 anos atrás não tinha conhecimento suficiente na área computacional também para fazer uma comparação justa, uma vez que só tinha visão voltada aos produtos da Microsoft.
      Não temos acesso fácil a Linux, pois não há escolas e materiais impressos. Não temos CDs de instalação para serem adquiridos em lojas.
      O único lugar de aprendizado é a Internet e o problema é que temos muito material e informação, porém, como há muito “lixo” no mesmo desse mar de informação, é difícil gerar conhecimento refinado como já encontramos em grandes livros.
      Hoje, já temos grandes literaturas no assunto, mas temos poucos profissionais lecionadores sérios.
      A adoção é difícil pois não há base educacional para tal, já exista uma mudança muito lenta ocorrendo.
      Hoje, uso o Ubuntu 12.04 LTS “brincando” porque de tanta vontade e insistência com a instalação do 7.04, 7.10, 8.04 LTS, acabei tirando proveito mesmo sem êxito. Tirei uma lição disso. E outro fator é suporte fraco a hardware. Como passei por isso no passado, mas que dificilmente passo mais agora. Lidei com hardware e também consegui tirar proveito das situações.
      O Windows está realemnte maduro para o usuário final porque possui um ecossistema muito bem definido, onde pela grandeza que é a Microsoft, ela influencia diretamente nos fabricantes e montadoras de hardware que fornecem suporte integral ao equipamento fornecido nas lojas (OEM partners). O que a Canonical almeja são essas parcerias para que o Ubuntu venha integrado para melhor experiência do usuário. Hoje isso não está 100%, mas já está em vias de ocorrer.
      Mesmo um usuário Linux que usava Slackware, Debian, RedHat, etc, estão vendo a facilidade que o Ubuntu proporciona e até usam como pataforma de desenvolvimento, e quem sabe, logo para jogos também.
      Não se pode comparar de grosso modo algo sólido com algo que tenta se solidificar. Comparações devem ser feitas, mas precisam ser ponderadas.
      Uso ambos os sistemas, hoje mais o Linux, mas ainda uso aplicações Windows e mantenho sempre ele por lá. Não nos custa manter ambos instalados, pois convivem bem na mesma máquina. Linux está aí para ser usado e todos no planeta podem ter acesso a ele a qualquer momento, se assim desejarem.

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em GNU/Linux GNU/Linux
  • Emerson

    Na segunda linha de meu último comentário o certo é “Eu uso alguns dicionários” e não “Eu alguns dicionários”. Estava com pressa e muito chateado com o Linux.

    Usando Google Chrome 18.0.1025.168 Google Chrome 18.0.1025.168 em Windows 7 Windows 7
    • Carlos Az

      O Windows já se mostrou melhor para vc, fique com ele mesmo.
      Para que tanto stress?
      Fica parecendo que vc se sente obrigado a usar Linux e não consegue.
      Use o que é melhor para vc.

      Usando Google Chrome 18.0.1025.168 Google Chrome 18.0.1025.168 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Vladmir Trúcolo

      Olá Emerson ! Sou novatão no Linux também, e comecei pelo Ubuntu…… Cara eu acho que todos que usam o Linux hoje, passaram o que você está passando ou passou. Algumas idéias suas batem perfeitamente com as minhas (principalmente em relação a necessidade excessiva de internet no Ubuntu) mas tudo bem.

      Pegando uma carona nos comentários de Paulo Cesar, ele foi muito feliz na ideia que passou, ou seja, realmente existe uma lacuna grande entre o Windows e o Ubuntu (ou outras versões de Linux), que a tempos atrás foi muito maior (pelo que pude observar)

      Só comecei a “dar uma chance” maior ao Ubuntu depois de desinstalar e instalar o Ubuntu umas 8 vezes…… Foi quando eu tomei consciência que eu esperasse um Windows vestindo um terno Ubuntu, eu viveria frustrado.

      Estou dando uma chance ao Ubuntu, porque mesmo sem ser profissional da área de informática, tenho contato com o Windows desde a versão 3.11 dos anos 90, e antes disso eu era usuário do MS-DOS, em que as malditas “linhas de comando” eram a única forma de comunicação com a tal novidade chamada P.C.

      Estou me permitindo conhecer o Linux Ubuntu por um único motivo maior…… Eu nunca havia tido contato com o universo que existia fora do Windows !!

      O Windows é um sucesso e funciona muito bem. Tem os seus problemas, mas quem não tem ? Isso é fato !!!

      Só que se você analisar um pouco, e pensar “fora da caixa”, verá que nunca experimentamos um universo novo !! Nunca utilizamos algo que NÃO FOSSE WINDOWS !!! Isso me levou a tentar o Ubuntu. Nunca olhamos por outra janela…..

      Em conclusão, diria para você não abandonar o Ubuntu de vez, e nem adotá-lo como o seu único S.O. , pois ele não é completo. Mas dê uma chance a ele….. experimente em paralelo com o seu Windows…… e não olhe para ele procurando o Windows…. olhe para ele como uma nova ferramente a qual você está começando a descobrir !!

      Nunca leve 100% em conta os Fãs-Boys. Eles existem no universo Mac, Linux e Windows….. e normalmente distorcem demais o que deveria ser uma análise fria e completa sobre um S.O.

      Não desista do seu Linux meu amigo. Aprenda com ele e divida conosco o que você aprendeu com ele !!

      Esse é o espírito do Linux !

      Usando Google Chrome 18.0.1025.168 Google Chrome 18.0.1025.168 em Windows 7 Windows 7
  • Lucas

    Muito bom, Tenho ele no dual boot junto com o Windows vista. Está muito leve, adorei essa nova versão.

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Windows Vista Windows Vista
  • Vladmir Trúcolo

    Olá pessoal. Sou novato em Linux e uso o Ubuntu 11.04 a 1 ano em um Netbook Asus com 1GB ram – 160GB HD – Intel Atom N270 1.6 GHz – Tela 10.1″ e utilizo a máquina para acesso a Internet / EMails / Ouvir Músicas, e gostaria da seguinte análise de vocês.

    1 – Como está o consumo de bateria em relação ao 11.04 ?
    2 – O desempenho do 12.04 no meu Netbook ficaria muito ruim ?
    3 – Gosto do ambiente Gnome 2, e nesta nova versão só será possivel utilizar o Gnome 3 ?

    Usando Google Chrome 18.0.1025.168 Google Chrome 18.0.1025.168 em Windows 7 Windows 7
    • Paulo Cesar

      Olá Vladimir.
      Em relação ao 11.04 muita coisa melhorou em termo de desempenho e consumo. A versão 11.04 veio com o kernel Linux 2.6.38 que desde a versão 2.6.35 teve uma regressão em relação ao consumo energético. Nessa nova versão, a 3.2, parece que o problema foi sanado e inclusive, algumas partes da 3.3 estão no kernel Linux 3.2 do Ubuntu.
      Opinião de desempenho e consumo é complicado de dizer porque como a gama de hardware é muito grande, não posso generalizar em termos numéricos. Nas minhas máquinas eu tive ganhos, mas já conheci casos em que não houve melhora.
      No caso do GNOME 2, tem um pacote que pode instalar o “GNOME Classic” e durante o login você pode escolher esse no lugar do Unity. Em netbooks com 1GB, acho que o Unity 2D deve se sair melhor, uma vez que o GNOME Shell e Unity 3D podem ser mais “pesados”.
      Alguns colegas meus têm instalado o Lubuntu 12.04 LTS (com LXDE) em netbooks.

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em GNU/Linux GNU/Linux
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      1 – Está na analise :P
      2 – Tô nesse momento rodando em um netbook Asus 1215B. Tá rodando mais redondo que o Windows 7.
      3 – Sim, é só ir à Central de Programas e instalar o Gnome-shell.

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
  • alessandro

    caro Vladmir Trúcolo
    eu te recomendo testar no teu netbook o xubuntu (ubuntu com xfce), eu já usei xfce desde o ubuntu 7.04 e posso dizer que essa nova versão do xfce está muito fácil de usar, uma dificuldade era pra criar os ícones que precisava indicar o caminho do programa, nesse novo xfce não precisa mais, tá muito bom, eu tenho em dual boot com o win xp, meu net tem processador atom n270 1 giga de ram e bateria 6 células, com o xubuntu pelo que pude perceber até agora, é que ele dura 1 hora e meia a mais a bateria pelo menos do que com o windows, o xubuntu inicia no net usando 100 de ram
    baixe e crie um live-pendrive e teste pra vc ter uma idéia
    abraço

    Usando Comodo Dragon 14.1.1.0 Comodo Dragon 14.1.1.0 em Windows 7 Windows 7
  • Jobe Dylbas

    Sou um usúario intermediário do linux, uso desde a versão 10.02, ou seja a pouco tempo, antigamente ele tinha um problema em instalar em computadores com processadores AMD, nesta nova versão ele tem este problema?

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • Paulo Cesar

      Oi Jobe.
      Estranho o Ubuntu não se comportar bem com processadores AMD.
      Uso o Ubuntu 10.04LTS e o mais recente 12.04LTS em máquinas com AMD Athlon X2 (Dell Optiplex 740) e em outras marcas de micros montados com processadores AMD.
      Não estranharia se fossem com GPUs AMD, onde o driver de vídeo opensource engasga com algumas GPUs e tendo que recorrer ao Catalyst.
      Mas em relação a CPU AMD, achei estranho, a não ser que possa ser um Sempron mais antigo.

      Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em GNU/Linux GNU/Linux
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Processadores AMD sempre rodaram muito bem. O problema era GPU ATI, agora AMD. Mas não tem problemas do passado, tanto que estou rodando nesse momento uma APU AMD (CPU hibrida com GPU) e uma placa de vídeo onboard AMD Radeon com drivers proprietários instalados via “Drivers adicionais”.

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
  • Marcelo Marques

    Somente gostaria de fazer um comentario sobre algo não discutido e que para quem entende um pouco deveria ser colocado em primeiro plano, no controle de invasões por programas hackers o windows e uma colcha de retalhos que nunca será definitivamente reparada, para quem tiver curiosidade leia sobre “bots” criados por hackers e vendidos aos invasores de bancos. Que bom que para quem entende e sabe que nada disso roda num ubuntu. bom se quiser navegar e viver tranquilo viva o mundo linux.

    Usando Firefox 11.0 Firefox 11.0 em Ubuntu Ubuntu
  • Marcos Paulo Godinho

    “Se quiser que seus vídeos de sacanagem não fique aparecendo nos “Arquivos recentes” no Painel Inicial, bloquei a pasta em “Privacidade”.”

    Esta frase está engraçada, e contém dois erros de português. fora isso, ótima matéria!

    Usando Google Chrome 18.0.1025.162 Google Chrome 18.0.1025.162 em GNU/Linux GNU/Linux
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Não tinha percebido :P Vc falando agora fica até chamativo o “fique” e o “bloquei” hahaha
      Mas o que acontece é o mesmo de qdo se tá programando e vc não consegue encontrar a chave (por exemplo, no Java) que fecha aquele algoritmo e vem um, dá um simples olhada e logo percebe onde está =_=

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
  • http://www.veiling.com.br Tiago Rigueto

    Bom dia, eu instalei mas me arrependi, não por causa do sistema, mas é que geralmente uso programas no windows 7, e no boot o primeiro a inicializar é o ubuntu, isso é injusto, ou eu tenho que ficar na frente do pc esperando para selecionar, tem como trocar a ordem de boot ? pra iniciar o windows 7 e só quando eu quiser iniciar o linux ubuntu ?

    Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows 7 Windows 7
  • Mateus

    Afff que blog horrível.
    Coloca um menu fixo no meio da página para compartilhar.
    Nem dá para ler direito.
    Desisti de ler por causa desse incômodo.
    Arrrgghh!

    Usando Chromium 15.0.874.106 Chromium 15.0.874.106 em Ubuntu 11.10 Ubuntu 11.10
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Isso não existe.

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Windows 7 Windows 7
    • Esse menu atrapalha muito mesmo. Mas não chega a tanto!

      Usando Google Chrome 18.0.1025.168 Google Chrome 18.0.1025.168 em Windows 7 Windows 7
    • http://www.sempreamais.wordpress.com Maurício

      Cada reclamação sem pé sem cabeça que vejo por aqui.

      Usando Firefox 3.6 Firefox 3.6 em Windows XP Windows XP
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      É o mesmo menu do site The Inquerer, por exemplo.

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Windows 7 Windows 7
  • Paulo

    Excelente review e comentarios muito bons da galera!

    Guilherme, alguma novidade do GRUB? Tbm utilizo win7 e ubuntu e dou preferencia no win7, para a galera de casa usar.

    Abs.

    Usando Google Chrome 20.0.1123.4 Google Chrome 20.0.1123.4 em GNU/Linux GNU/Linux
  • BMWBSP

    Todo mundo aqui só fala em Ubuntu e seu nojento Gnome. Parece que não há um só que use, goste e fale do Kubuntu e seu maravilhoso KDE.
    P.S. Só estou usando Ubuntu porque não consegui baixar ainda o Kubuntu.

    Usando Firefox 11.0 Firefox 11.0 em Ubuntu Ubuntu
    • Alaério

      KDE é um lixo, feio, bugado e pesado. Por isso todo mundo só fala de Ubuntu.

      Usando Google Chrome 18.0.1025.168 Google Chrome 18.0.1025.168 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
  • BMWBSP

    Gnome hoje tem aquelas telas de cor roxa e avermelhada que alguém já disse por aí que são de funerária. Mudou muito, pois antigamente os primeiros Gnome eram marrons, cor de …
    Cada cor que eles escolhem.
    Viva o K.
    O Ubuntu 12.04 bem que poderia dar as mãos para o Win 8, como programas xaropes que são.
    Viva o XP.

    Usando Firefox 13.0 Firefox 13.0 em Windows XP Windows XP
  • Jorge

    Realmente, se quiser beleza tem que escolher kubuntu, mas se quiser praticidade, tem que ir de ubuntu (ou derivadas)
    Mas me desculpe o ubuntu, baixei, instalei, testei mas não consegui acostumar ao layout dele, tem muita coisa que configurar, tentei tocar um mp3 e não consegui, e etc.; vou mesmo é de Linuxmint, show de bola!

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
  • BMWBSP

    Se você quer funcionalidade mesmo, use Bash, nada de X!

    Usando Firefox 13.0 Firefox 13.0 em Windows XP Windows XP
  • Fagner

    Em 10 anos, o Linux dominará a plataforma PC.

    Usando Google Chrome 18.0.1025.168 Google Chrome 18.0.1025.168 em Windows 7 Windows 7
    • Alaério

      O problema é que o Linux desktop nem crescendo está para que pudéssemos fazer uma previsão de quantos anos levaria….
      http://goo.gl/DErw3
      Do jeito que está, ele vai é sumir.
      Quem cresceu, foi quem menos se esperava, o Mac.
      Ficou ruim para o Linux desktop, pois se antes ele só tinha que disputar a preferencia das pessoas com o Windows, agora tem o Mac ganhando espaço a cada dia.

      Usando Google Chrome 18.0.1025.168 Google Chrome 18.0.1025.168 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
    • http://sempreamais.wordpress.com/ Maurício

      A 10 anos atras falaram isso e olhe onde estamos com apenas 1% dos desktops rodando alguma distribuição Linux.

      Usando Google Chrome 19.0.1084.46 Google Chrome 19.0.1084.46 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
      • Alberto

        Com vários usuários domésticos com versões piratas do windows, enquanto que empresas migram cada vez mais para softwares livres por questões de custo/benefício. No dia em que dificultarem o acesso ao software pirata o Linux vai dominar o mundo. Aposto minha mão que a maioria das pessoas aqui, rodando windows, possuem softwares piratas instalados.

        Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
        • André

          A coisa não é simples assim.
          Já ouviu falar da terceira lei de Newton?
          Claro que sim, não é?!

          “Lei III: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”

          A Microsoft cobra, e cobra caro, porque não sentiu nenhuma queda em suas vendas, nenhuma queda no seu marketshare, etc.

          Se ela perceber qualquer queda, ela baixa os preços, se precisar dá até de graça, ou até paga para usarem (vide Windows Phone), ainda mais agora que ela terá uma loja dentro do seu sistema (que deve render muita grana), seu serviço de cloud começa a engrenar e tudo mais.

          E essa migração em massa para software livre definitivamente não é uma verdade.

          A Red Hat reconheceu que o Windows Server está em 70% dos servidores das empresas.
          Onde está a migração em massa?

          É muita ingenuidade acreditar que a MS vai assistir de braços cruzados qualquer avanço sobre o seu domínio.

          Se quisessem ter mais espaço, já deveriam ter feito há muito tempo.

          Agora é meio tarde, a MS está poderosa demais, está prestes a unificar toda a sua plataforma.

          Se antes já era difícil tomar algum espaço dela, agora ficará mais ainda.

          A comunidade, fala, fala, mas os graficos de participação no mercado nunca mudam.

          E tem mais, o Windows Phone é um termometro do poder da Microsoft, é bom observar, se ele conseguir ganhar espaço no mercado, é mais um sinal de que a guerra está perdida mesmo.

          Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
        • Alberto

          Meu caro André,
          Newton? Zé Newton? É meu vizinho; conheço sim. Mas você divagou no meio da sua linha de raciocínio e esqueceu de finalizar o argumento de “ação e reação”.

          Não falei em migração em massa, falei em migração. Apesar disso acho que seus dados estão ou desatualizados, ou não passam de estimativas chutadas sem pesquisas. Para se atualizar recomendo dar uma olhada nesses gráficos: http://www.linuxfoundation.org/sites/main/files/lf_lat2012_infogfx_sm.png

          Windows phone? Que isso? É protótipo ainda? Nunca vi; é algum tipo de ave exótica? uma palavra: Android.

          Só para finalizar sorrindo: http://www.focus.com/fyi/50-places-linux-running-you-might-not-expect/

          *risos*

          Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
  • http://www.multtech.net.br Everaldo

    Gostei muito, ficou mais chic ainda, com esse estilo alá Mac OS X . Além, de mais simples e amigável para os iniciantes.
    Uso atualmente no netbook o Slack.13.1
    Parabêns a Canonical e a toda equipe Geeks and Hackers, que contribuiram para esse progresso.

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Windows XP Windows XP
  • Jorge

    Ubuntu não é tão amigável assim para os iniciantes; precisa de instalação de plugins via terminal, e isso não é muito fácil, mas ainda bem que se trata de software livre, as deficiências de uns são supridas por outros; neste caso o linuxmint acaba fazendo aquilo que o ubuntu deixou de fazer e dá um show de bola em amigabilidade para com os iniciantes…

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
  • ubuntuholic

    Tive um problema com a Nividia 6.150, só funcionou bem depois que atualizei os drivers para a versão 295.49, de resto, tudo funcionando bem.

    Usando Chromium 18.0.1025.151 Chromium 18.0.1025.151 em Ubuntu 12.04 Ubuntu 12.04
    • ubuntuholic

      errata: Nvidia

      Usando Chromium 18.0.1025.151 Chromium 18.0.1025.151 em Ubuntu 12.04 Ubuntu 12.04
  • Samuka

    Fazem 20 anos que dizem o que o Linux “pode” um dia ser.
    Linux agora está nos celulares, geladeiras, torradeiras, mas na computação tradicional parece que as coisas nunca mudam.
    Windows em 70% dos servidores. Sério? Nos servidores? Sim, nos servidores!!!
    E 20 anos se passaram…

    http://br-linux.org/2012/red-hat-diz-que-open-source-e-chave-para-a-inovacao-em-cloud/

    Usando Google Chrome 18.0.1025.168 Google Chrome 18.0.1025.168 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Esse dado é fora do contexto. Os número maiores do Windows diz respeitos à vendas diretas, não à utilização real. Já foi discutido isso anos atrás:
      http://www.hardware.com.br/noticias/2010-06/windows75-servidores.html

      Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Windows XP Windows XP
    • Alaério

      Ah, tá…
      A Red Hat manipulou os dados contra ela mesma, tadinha.

      Usando Google Chrome 19.0.1084.46 Google Chrome 19.0.1084.46 em Windows 8 x64 Edition Windows 8 x64 Edition
      • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

        Não é manipulação. São contextos diferentes. Red Hat vende seu produto e o que interesse é isso. É uma empresa privada, com fins comerciais. Seus concorrentes são a Microsoft, Novell e Canonical, não Debian e companhia. E tudo isso dentro do mercado norte-americano.
        Leia o link novamente. Tem explicações importantes.

        Usando Google Chrome 18.0.1025.168 Google Chrome 18.0.1025.168 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Eduardo

    Em versões anteriores tive problemas com minha placa wireless (broadcom). Agora com o 12.04 foi uma maravilha! Reconheceu todos os periféricos sem problemas. Tenho um dell inspiron 15r (N5010 no exterior) e sempre tive algum problema usando linux… agora está excelente!

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu x64 Ubuntu x64
  • Junior

    Eu me tornei fã do Ubuntu desde a versão 8.04, mas uso outras distros (OpenSuse, Fedora, Mandriva, Epidemic). Futuramente usarei o Mint. Mas até agora o Ubuntu é preferência. Mas acredito que eles devem melhorar já vindo com alguns pacotes instalados, é muita coisa pra vim instalando logo depois que instalar o Ubuntu, ja o OpenSuse é fenomenal nisso.

    Usando Firefox 13.0 Firefox 13.0 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • andre

    Infelismente não consigo usar internet no ubuntu 12.4 por alguma razão a wireless não funciona e tentei quase de tudo

    Usando Opera Mini 7.29952 Opera Mini 7.29952 em Android Android
  • Natanael

    Gostaria de uma ajuda, sou iniciante do ubuntun. Como alterar o tempo do boot do ubuntun 12.40. Uso o ubuntun e o windows no mesmo PC. Desde ja meus agradecimento pela ajuda.

    Usando Firefox 12.0 Firefox 12.0 em Ubuntu Ubuntu
  • Vladmir Trúcolo

    Em minha opnião, o Linux é um S.O. fantástico, mas a única chance de realmente ser um sistema que faça frente, pelo menos ao S.O. da MAC, seria necessário UNIÃO de todos em torno de uma única distro. Atualmente (12/06/2012) o Linux detem 1% do mercado de S.O. segundo a publicação da Net Market Share (http://www.netmarketshare.com/operating-system-market-share.aspx?qprid=8&qpcustomd=0) e o pouco espaço que ocupamos ainda é dividido com muitas distros, o que enfraquece demais o potencial Linux. Quando houver a união de todas as distros, construindo um sistema Linux único, será provavelmente o começo de uma era sólida do Linux. Até lá, brigas de Ubuntu / Mandriva / OpenSuse / SlackWare / Mint / Debian / Kurumim / Etc ……. se devoram para brigar pelas migalhas do 1%. Havendo a união, haverá muito mais cérebros em torno de uma distro forte, consistente, compatível, com ampla gama de app´s….. e com isso, maior produção de drivers e assemelhados por parte dos fabricantes de hardwares, e maior número de usuários !

    Usando Google Chrome 19.0.1084.52 Google Chrome 19.0.1084.52 em Windows 7 Windows 7
    • Eduardo

      Interessante Comentario Vladmir,

      o problema é que cada empresa tem seu foco e interesse particulares. De fato as distros não se diferenciam tanto assim. O que muda de uma para as outras são os repositórios e os pacotes como por exemplo: .deb e .rmp. O maior problema ou solução para alguns, ao meu ver são as interfaces gráficas, em uma mesma distribuição eu posso usar varias como por exemplo: KDE, gnome,xfce, unity e muitas outras. No mac e no windows a interface gráfica esta presa ao kernel do sistema e não pode ser mudado, no linux nao passa de um programa que roda por cima do “x” dando mais liberdade para os usuários.

      Usando Firefox 13.0.1 Firefox 13.0.1 em Ubuntu Ubuntu
    • Maurício

      Traduzindo, quando os distritos linux pararem de brigar entre si, eles serão levados a serio. Resolva os problemas de casa, depois os da rua.

      Usando Internet Explorer 8.0 Internet Explorer 8.0 em Windows XP Windows XP
      • sergio_br2

        Ninguém briga com ninguém cara, acho q vc entendeu errado… ter várias distros (não é distrito!!!) não significa que estão todos brigando, muito pelo contrário, é uma natureza do software livre ter essa diversidade. E diversidade é bom, te dá chance de escolher o melhor para solucionar o seus problemas e necessidades.

        Usando Google Chrome 23.0.1271.97 Google Chrome 23.0.1271.97 em GNU/Linux x64 GNU/Linux x64
  • Renato Alexandre

    Ótimo Post! Muito boa as informações contidas nesta matéria sobre o Ubuntu 12.04.

    Usando Google Chrome 19.0.1084.56 Google Chrome 19.0.1084.56 em GNU/Linux GNU/Linux
  • fernando

    falta muita coisa para ele ser bom software, bom para muito e por ele ser gratuito, para quem tem pena de pagar por um software da microsoft original , o linux e otimo , deixa a desejar em muita coisa, no dia que eles fizerem um linux totalmente igual ao motor do windows eu mudo para ele mais por enquanto prefiro comprar uma licença original assim terei a certezaque meus programas todos irao rodar valeu???

    Usando Internet Explorer 9.0 Internet Explorer 9.0 em Windows 7 Windows 7
    • Silvio

      Fernando, a pirula azul ta ai para quem quer tomar, voce não é obrigado mas falar mau não é uma boa opção, Todos os sistemas tem seu lado bom e seus lado ruim, vale lembrar de qual lado voce gosta.

      Usando Firefox 15.0.1 Firefox 15.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Valdinei Barreto

    Possuo um Notebook Samsung QX411 , Processador Intel i5, 6GB RAM e com Placa de Video NVIDIA GeForce GT 525M, 1GB e quando instalei o Ubuntu 12.04 LTS descobri que era a versão Unity 2D depois de tentar executar algum programa ou jogo em 3D. Achei que a instalação seria automática para 3D. Será que a minha placa é incompatível. É possível passar para o Unity 3D?

    Usando Firefox 13.0.1 Firefox 13.0.1 em Ubuntu x64 Ubuntu x64
    • Silvio

      Ola, tem que instalar o MESA-UTILS para que a sua placa de video seja configurada e a opção 3D ative no sistema.

      Usando Firefox 15.0.1 Firefox 15.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Eduardo

    Excelente sistema operacional, não troco por nenhum! Excelente matéria.

    Usando Firefox 13.0.1 Firefox 13.0.1 em Ubuntu Ubuntu
  • rox

    Meu sistema padrão, só tenho ele instalado no meu Notebook.

    Usando Google Chrome 21.0.1180.57 Google Chrome 21.0.1180.57 em GNU/Linux GNU/Linux
  • Michael

    Está certo isso aí? Unity mais leve que Gnome 3? E consumindo só 256mb de ram? o.O

    Usando Firefox 10.0.6 Firefox 10.0.6 em GNU/Linux GNU/Linux
  • DOUGLAS NUNES

    Se alguem puder,gostaria de saber porque o crhomium parou de rodar de uma hora pra outra na versão 12.04.Sou iniciante, entretanto tenho que aprender a mexer no linux.Desde já muito obrigado.

    Usando Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 em Ubuntu Ubuntu
    • Silvio

      Tem que reinstalar o COMPIS e as suas dependencias para que volte a funcionar.

      Usando Firefox 15.0.1 Firefox 15.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Cássio

    Excelente Sistema Operacional!!!

    Usando Firefox 14.0.1 Firefox 14.0.1 em Ubuntu x64 Ubuntu x64
  • Carlos

    Guilherme tenho um problema e não sei se é por causa do ubuntu ou meu notebook. A internet vive travando. Não acontece em espaço de tempo regular mas sempre acontece. Quando ocorre eu tenho que desligar a máquina, não adianta apenas reinicializar o modem (internet velox). Vc pode me ajudar de alguma forma? Obrigado!

    Usando Firefox 15.0 Firefox 15.0 em Ubuntu Ubuntu
    • Silvio

      Ola Carlos, eu estou com o mesmo problema, tanto que eu postei esse caso no forum do VIVAOLINUX, mas nada de solução, não sei se é o mesmo caso, mas se voce tiver com um roteador da TP-Link e internet da VELOX, ele trava constantemente, estou com um roteador da LINKSYS e o mesmo modem da VELOX e funciona perfeitamente, e olha que eu rebati muito até chegar a essa conclusão.
      Tenta trocar seu roteador somente para teste, pois aqui eu tive que trocar de roteador. Abraço…

      Usando Firefox 15.0.1 Firefox 15.0.1 em Windows 7 x64 Edition Windows 7 x64 Edition
  • Jefferson

    xara estou atualizando o meu ubuntu para o 12.04 e estou muito feliz por isso acontecer eu amo linux

    Usando Firefox 15.0.1 Firefox 15.0.1 em Ubuntu Ubuntu
  • Jefferson

    eu amo linux

    Usando Firefox 15.0.1 Firefox 15.0.1 em Ubuntu Ubuntu