Análises

O que o Google Chrome tem de interessante?

O lançamento do Google Chrome fez a blogosfera tremer. O editor do blog Google Blogoscoped dizia ter recebido um suposto livro, em formato de história em quadrinhos, escrito pelo Google. Algumas horas depois, o Google confirmou seu navegador por meio do blog oficial da empresa. Será que o Google Chrome tem chance de se tornar mais um forte concorrente na guerra dos navegadores? Após uma análise, a resposta parece ser sim. Confira nossas primeiras impressões!

Simples e descomplicado!

Ao começar com o Google Chrome, nota-se a simplicidade tradicional dos produtos da gigante da internet. O download do instalador via web é muito rápido (apenas 500 KB) e o download do navegador também foi bastante tranqüilo. Se você acha que isso resulta em navegador com poucos recursos, está muito enganado. Na primeira inicialização, o Chrome trata de importar os favoritos, o histórico, as senhas salvas e as configurações de pesquisa do Mozilla Firefox.

Deseja importar suas configurações?
Deseja importar suas configurações?
Ok, importando...
Ok, importando...

Bastante rápido. Ao ver o consumo de memória…

Uma quase surpresa: O Google Chrome abre um processo para cada aba. Isso ocorre porque as abas são individuais. Vantagem? Se um site travar o navegador, você não precisará reiniciá-lo, como geralmente ocorre no Mozilla Firefox. Desvantagem? Consumo excessivo de memória, principalmente se você for um usuário avançado que chega a deixar mais de 100 abas abertas. O Chrome chega a consumir mais de 120 MB com quatro abas abertas!

Apesar de rápido, usuários que vêem apenas o consumo de memória podem se decepcionar
Apesar de rápido, usuários que vêem apenas o consumo de memória podem se decepcionar bastante.

Alguns recursos do Google Chrome

O Google Chrome é um navegador que, apesar de parecer simples, é bem completo. Traz muitas funções “copiadas” de outros navegadores, mas que foram bem implementadas.

A primeira coisa que se pode perceber ao acessar um site, é o fato do Chrome destacar o endereço do site, como já ocorre no Internet Explorer 8.

Para os bloggers do WordPress, o Google Chrome, numa clara tentativa de promover seus produtos, traz o Google Gears, projeto de código aberto do Google que faz com que aplicações interajam com o desktop naturalmente, ou nesse caso, de armazenar os arquivos estáticos do WordPress em cache, para que não seja necessário recarregar toda hora arquivos pesados. É claro que, se a Microsoft trouxesse o Silverlight como padrão no Internet Explorer, por exemplo, ela seria botada na fogueira. Mas isso não vem ao caso.

Google Gears vem por padrão no Chrome
Google Gears vem por padrão no Chrome

O Chrome também traz um corretor ortográfico por padrão, inclusive no nosso português brasileiro. Uma coisa bem engraçada é que o Google Chrome não reconhece seu próprio nome. Não entendeu? Explico: com o Chrome aberto, digite Google Chrome em alguma caixa de texto. O navegador irá sublinhar a palavra em vermelho, dizendo que ela está… errada!?

Google Chrome: O corretor ortográfico não reconhece a palavra Google!
Google Chrome: O corretor ortográfico não reconhece a palavra Google!

Assim como no Opera, o Chrome tem uma espécie de Speed Dial, mas com uma outra função: ele mostra as páginas mais visitadas, e não as que você escolhe. Nele também é possível visualizar os últimos favoritos adicionados e as últimas abas fechadas. Se você não se contenta com isso, ele possui um histórico bem intuitivo: mostra a data e hora do acesso a alguma página.

Páginas mais visitadas
Páginas mais visitadas
Histórico, com data e hora. Simples e fácil.
Histórico, com data e hora. Simples e fácil.

O visualizador de código fonte de páginas também foi uma grande sacada, vantagem para os desenvolvedores web que trabalham com (X)HTML. É como o visualizador do Mozilla Firefox, só que melhorado. Dê uma olhada:

Visualizador de código fonte
Visualizador de código fonte

Além disso, há um debugger de JavaScript que, diferente do Internet Explorer 6, não enche o saco do usuário comum abrindo janelas dizendo que a página contém erros no JavaScript. Não há motivo, não é mesmo?

Um navegador e uma boa ferramenta para programadores
Um navegador e uma boa ferramenta para programadores

E mais: numa provável “resposta” ao recurso InPrivate do Internet Explorer 8 Beta 2, o Google Chrome traz uma função semelhante. Ao ativar o recurso, por meio do atalho Ctrl+Shift+N (ou por Controlar a página atual > Nova janela anônima), uma nova janela, com estilo diferenciado, é aberta. Essa janela tem um detetive na parte esquerda superior do browser e a borda, azul-clara, passa a ser mais escura.

Navegação anônima
Navegação anônima

Como já dito acima, as abas são independentes e, se uma aba travar, o resto não será comprometido. O problema é que, ao entrar no gerenciador de tarefas do Windows, vários processos chrome.exe são encontrados. E agora? E se eu quiser finalizar uma aba, como faço para descobrir o processo certo? O Google criou um gerenciador de tarefas no próprio navegador, que mostra o uso de memória, processamento e conexão em cada aba. Dá para descobrir mais facilmente sites “ladrõezinhos de memória”.

Consumo de memória por aba
Consumo de memória por aba

Se você não se contenta com isso, existe uma “brincadeira” do Google ao disponibilizar uma opção chamada Estatísticas para nerds, como é possíver na janela acima. Isso fará com que o navegador aba o about:memory, que mostra estatísticas mais avançadas, como PID do processo, memória virtual, memória compartilhada…

about:memory: Estatísticas para nerds
about:memory: Estatísticas para nerds

Ao clicar num link de download, ele é iniciado imediatamente, como no Safari, e pode ser gerenciado pela barra de status. O download, claro, vai para o histórico do browser.

Downloads, na barra de status
Downloads, na barra de status
Histórico de downloads
Histórico de downloads

Os atalhos para aplicativos são úteis para quem acessa muitos serviços online. Ao abrir o Gmail, por exemplo, você pode ir em Controlar a página atual > Criar atalhos de aplicativos… e criar um atalho no menu Iniciar, barra de inicialização rápida e desktop. Simples assim.

Criando um atalho para o Gmail
Criando um atalho para o Gmail

Antes de terminar…

Eu realmente não sei se o Google nunca pensou nisso, mas, ao acessar o site do Terra, percebi que o navegador não tem bloqueador de pop-ups! Apesar de poucos sites terem isso nos dias atuais, é realmente uma grande falha dos desenvolvedores do Chrome. Espero que seja corrigida.

Não tem bloqueador de pop-ups?!
Não tem bloqueador de pop-ups?!

É importante lembrar, no entanto, que os pop-ups são abertos no canto inferior direito da página, não atrapalhando a navegação.

Outra coisa: O Google Chrome não tem agregador de feeds. É claro que o mais ideal é utilizar o Google Reader, mas ele também não possui integração com o Reader. Outra falha.

Isso é tudo, pessoal!

Ufa! Apesar de mais algumas funções meio escondidas no browser, a maioria delas foram apresentadas aqui. O Google Chrome, apesar de ainda estar no primeiro beta (e provavelmente acabar se tornando um beta eterno, como ocorre com os produtos da empresa), está muito estável e bastante rápido. Em nossa análise, não travou uma única vez e, num computador low-end, não se mostrou lento, muito pelo contrário. Traz várias funções úteis, e os efeitos visuais suaves trazem uma sensação de rapidez. Esta análise pode parecer um exagero, de um usuário puxando saco do Google, mas teste e veja como ele é. Depois, tire suas próprias conclusões. Aqui, ele está como navegador padrão.

Alguns probleminhas como o do bloqueador de pop-ups e agregador de feeds podem complicar um pouco, mas considerando que este é o primeiro beta, até vale um desconto.

Parabéns ao Google!

Tags: Apple, Google, Internet, Mozilla, Software

Você também vai gostar

Leia também!