De longe, a sincronização de arquivos pela nuvem é uma das facilidades mais interessantes providas pela internet atualmente. A possibilidade de simplesmente colocar os seus arquivos em uma pasta no seu computador e poder ficar (quase) despreocupado com tudo o que diz respeito a backups e falhas locais de hardware é maravilhosa e gera uma praticidade que poupa muito tempo de todos os que fazem proveito desse tipo de serviço. Ao falar de sincronização de arquivos, o principal nome que vem à mente é o Dropbox – e com razão, já que ele provavelmente é o mais popular serviço do ramo. Mas junto com a fama, vêm os problemas.
Talvez você não se lembre, mas a uns dois anos, o Dropbox deve alguns problemas relacionados à segurança dos arquivos dos usuários. Esse tipo de problema colocou uma questão em pauta: Será que é confiável entregar seus arquivos privados nas mãos de terceiros? Muitos usuários mais extremos abandonaram o Dropbox após o ocorrido e buscaram uma solução que proporcionasse um pouco mais de privacidade e segurança. É uma pena para estes que o BitTorrent Sync (sim, daquela mesma empresa que faz programas pra fazer downloads P2P) ainda nã0 tenha sido lançado nessa época, já que o principal trunfo do software em relação ao seus concorrentes é contar com uma camada adicional de segurança que torna o usuário quase anônimo. O serviço foi lançado em caráter alpha no começo desse ano e sua versão atual, embora ainda seja uma versão de desenvolvimento, é aberta para uso geral e na maioria das vezes é bastante estável. Confira a seguir a análise completa do Guia do PC e descubra se essa segurança toda do programa o faz valer a pena ou não.
Instalação e Configuração
A instalação do Sync leva o conceito de “simples” para um nível superior ao que você provavelmente está acostumado a ver. Isso porque você não precisa nem mesmo de criar uma conta de usuário para sincronizar seus arquivos entre os dispositivos: Basta que você faça o download gratuito do (pequeno) instalador do aplicativo, instale-o e pronto. Em sua primeira execução, o programa irá te dar uma chave secreta que você usará para sincronizar seus arquivos com outros computadores. Guarde essa chave em um local seguro, pois sem ela você pode nunca mais poder resgatar seus dados. Caso você já tenha o Sync instalado em outro computador ou deseja transferir seus arquivos de volta, basta que você escolha a opção adequada (“I have a secret” na figura abaixo) e em vez de pedir uma nova chave para sincronização, entre com a que você já usava.

Feito isso, você será guiado por um breve tour que explicará o funcionamento básico do programa e seu painel de controle será aberto. O painel permite que você determine quais pastas serão sincronizadas pelo programa (a pasta padrão é chamada BTSync e se encontra na raiz do diretório do usuário), veja as transferências em andamento, os dispositivos habilitados na conta e ajuste os detalhes do funcionamento do Software:

Velocidade
Aqui vai outro diferencial em usar um programa de sincronia feito por uma empresa que trabalhou com protocolos peer-to-peer durante quase toda sua existência: Os seus arquivos não são armazenados em nenhum servidor; a conexão é feita diretamente entre as máquinas sincronizadas. Por um lado, isso é bom, pois quer dizer que as únicas limitações de velocidade no processo são as de upload e download do próprio cliente, sem contar o adicional de segurança que isso proporciona. Por outro lado, isso quer dizer que os dispositivos precisam ficar ligados caso algum outro queira fazer o download dos arquivos da pasta a ser sincronizada.

Opções avançadas
Além do básico citado acima, o BitTorrent Sync conta com algumas opções para usuários mais avançados que podem ser extremamente úteis em alguns casos mais específicos. Por exemplo, é possível gerar uma chave secreta somente-leitura para que o usuário que acessar a pasta com ela possa baixar os arquivos, mas não subir novos. Também é possível gerar uma chave que só pode ser utilizada uma vez para sincronizar e expira automaticamente após a sincronia. Entre outros recursos, também são suportados sincronia por LAN, limitação da banda e controle do númerod e usuários.
Conclusão
O BitTorrent Sync, embora seja de certa forma desconhecido, provou ser mais do que só mais uma opção de serviço de sincronia de arquivos dentre tantas outras. Ele mostrou ter alguns diferenciais que o colocam um passo à frente de outros softwares que também sincronizam arquivos, além de fazerem a alegria daqueles mais preocupados com a privacidade e a segurança de seus arquivos. Entretanto, fazem falta aplicativos móveis e nem sempre é conveniente precisar de algum outro computador para baixar seus arquivos sincronizados. O BitTorrent Sync é gratuito e está disponível para Windows e Mac. Também está disponível uma versão para servidores de arquivos baseados em Linux.