Análises

Primeiras impressões do Windows 7 Pré-beta

Na semana passada, uma versão pré-beta do sucessor do Windows Vista – batizado oficialmente de Windows 7, apareceu em vários sites de downloads BitTorrent na Internet. Segundo comentários dos usuários destes sites, é a mesma versão distribuída aos participantes da PDC2008 (Professional Developers Conference 2008) e também aos participantes do WinHEC, conferências realizadas pela Microsoft para desenvolvedores e engenheiros de hardware.

Microsoft Professional Developers Conference 2008
Microsoft Professional Developers Conference 2008

Infelizmente, neste ano, não consegui ir nem ao PDC nem ao WinHEC. Porém, como fiz vários contatos nas vezes que participei destes eventos, consegui através de um amigo que esteve na PDC uma versão oficial pré-beta do Windows 7. E tratei logo de instalar para constatar as novidades que devem estar presentes no sucessor do Windows Vista.

Instalei o Windows 7 em uma máquina virtual e, já na instalação, percebi uma diminuição significativa no tempo necessário para a instalação completa do sistema. Depois de instalado, o visual desta versão ainda é bastante semelhante ao do Windows Vista. Porém, uma diferença logo chama atenção: a Barra Lateral (“Sidebar”) não existe mais no Windows 7. A Microsoft concluiu que ela acabava tomando um espaço precioso da tela, principalmente em notebooks. Assim os “Gadgets” agora ficam “espalhados” pela Área de trabalho.

Apesar de não ter comparecido fisicamente ao PDC, acompanhei algumas palestras através de vídeo postados no site oficial. Na demonstração do Windows 7, a barra de tarefas que aparecia era totalmente diferente da que existe no Windows Vista. Mas, após a instalação, a barra mostrada continuava a mesma. A nova barra, batizada de “enhanced taskbar”, simplesmente não aparecia. Pensei até que era devido à placa de vídeo “virtual” que estava usando na minha instalação de teste. Após uma pesquisada na Internet, descobri que a versão distribuída para os participantes do PDC estava com este recurso bloqueado. É claro que uma alma caridosa já criou um programa para desbloquear a mesma e pude testá-la tranqüilamente. Aliás, é praticamente um “clone” da “Apple Dock” presente no Mac OS X. Prato cheio para os Macmaníacos criticarem a MS!

Ainda tenho que testar muita coisa no novo sistema. Mas uma coisa já posso afirmar: A Microsoft está no caminho certo! O sistema está nitidamente mais rápido. Consome menos recursos e, acreditem: quase todos os “defeitos” do Vista apontados pelos usuários foram revistos! O famoso “UAC” (Controle de Conta de Usuário) pode ser configurado de forma mais flexível e assim não fica “enchendo o saco” toda hora. Tudo está mais intuitivo. Agora não precisamos navegar através de “menus infinitos” para encontrar determinadas funções.

Windows 7: Calculadora, Paint, Windows Explorer, Internet Explorer, Windows Media Center...
Windows 7: Calculadora, Paint, Windows Explorer, Internet Explorer, Windows Media Center...

Alguns programas mudaram bastante como o Paint (que ganhou menus semelhantes ao Office 2007) e a calculadora que foi “turbinada”. Achei também um programa para “lembretes” que é bastante útil. Mas o mais importante é que o Windows 7 parece ser bem mais “leve” que o Vista, pois carrega mais rápido e consome menos memória. O Internet Explorer 8 ainda está mais lento que a concorrência (Chrome e Firefox) mas ganhou funções extras que tornam o seu uso mais atraente além de ter a sua segurança aumentada.

Nesse primeiro contato, fiquei bastante impressionado. Como a tendência é que as coisas fiquem melhores ainda, arrisco dizer que o Windows 7 pode atingir um sucesso tão grande quanto o Windows XP! Enquanto não sai a primeira versão beta vou aproveitar para “fuçar” bastante essa versão. Ainda não tive tempo de testar compatibilidade de hardware, mas provavelmente os drivers para Windows Vista devem servir para o Windows 7.

Prometo a vocês que, quando a versão beta sair, eu faço uma análise bem detalhada para o Guia do PC. Espero que vocês tenham gostado. Até a próxima!

Tags: Eventos, Microsoft, Windows 7

Você também vai gostar

Leia também!