Análises

Internet Explorer 8: Conheça as novidades

Internet Explorer 8Após mais de um ano de trabalho, com dois betas e um RC, mais uma versão do navegador mais usado do mundo foi liberada recentemente. O Internet Explorer 8, ou simplesmente IE8, pode ser instalado nos Windows XP, Vista, Server 2003 e 2008, além de vir por padrão no futuro Windows 7.

Sobre o IE8
Sobre o IE8

O Internet Explorer 8 é a última jogada da Microsoft para tentar reverter cenário atual: Forte queda no uso do navegador da Microsoft em pouco tempo e crescimento dos concorrentes, principalmente Mozilla Firefox, Apple Safari e o novato Google Chrome.

O navegador da Microsoft prometeu, desde o início do desenvolvimento, novas funcionalidades e maior segurança, respeitando os padrões web, tudo isso mantendo a compatibilidade com os sites projetados para versões anteriores do IE. Mas agora que o trabalho foi finalizado, será que as promessas foram cumpridas? É o que veremos nesse completíssimo e exclusivo review.

Compatibilidade e desempenho

O Internet Explorer 8 melhorou consideravelmente na compatibilidade com os padrões web. Isso fez com que muitos sites compatíveis com uma versão anterior do IE deixasse de ser exibido corretamente. Para amenizar esse impacto, o IE8 traz as engines de renderização das versões anteriores até o IE5, garantindo que o navegador continue 100% compatível com sites feitos para outras versões do IE.

Na pratica isso funciona mais ou menos assim: O desenvolvedor, ao programar um site, especifica para qual versão do IE ele foi desenvolvido/testado. O IE8, ao renderizar a página, conseguirá identificar qual a versão da engine deve ser usada para exibir o site.

Além disso, a Microsoft mantém uma lista de sites incompatíveis com o IE8. Essa lista é baixada para o navegador e atualizada regularmente. Assim, sites incompatíveis com o IE8 são exibidos corretamente com o modo de compatibilidade. Essa funcionalidade pode ser desativada nas Configurações do Modo de Compatibilidade (no menu Ferramentas).

Modo de compatibilidade
Modo de compatibilidade

Ao notar alguma imperfeição ou quebra no layout, o usuário também pode clicar no botão de compatibilidade para tentar resolver o problema, renderizando a página com a engine do IE7, diminuindo as chances de incompatibilidades. Para fazer com que sites sempre sejam exibidos em modo de compatibilidade, basta adicioná-los a uma lista nas Configurações do Modo de Compatibilidade.

O desempenho do IE8 é satisfatório. O navegador inicia rapidamente e tem um consumo de memória aceitável. A irritante demora para abrir uma simples guia, presente até a versão RC1 do IE8,  finalmente foi resolvida. Agora, ao clicar no botão, a guia abre instantaneamente, como deveria ser.

O carregamento das páginas obviamente depende da velocidade da conexão com a Internet. Num teste rápido a “olho nu”, com uma conexão de 3 MB, não foi notada nenhuma diferença no carregamento de uma página com várias imagens entre o IE8 e Firefox 3.0. Apesar de ser um teste duvisodo, segundo a Microsoft, o IE8 é mais rápido que o Firefox e Chrome no carregamento de sites.

Na parte interna – e mais técnica – temos uma melhora de 2,5 vezes na interpretação da linguagem JavaScript. No Gmail, serviço da Google que utiliza essa linguagem, há uma melhora de 34% na velocidade de carregamento. Em um benchmarking no SunSpider, a melhora chega a ser de 400%. Todas essas comparações são feitas sobre a versão anterior do IE, a 7. Esses resultados foram divulgados no IEBlog com o IE8 beta 2, ou seja, teoricamente agora tudo isso deve ter melhorado.

O navegador passou no teste do Acid2, mas ainda perde feio no Acid3 para os principais concorrentes, como Firefox 3.1 Beta e Opera 10 Alpha – 20 pontos do IE8 contra 93 e 100, respectivamente.

O que há de novo?

O Internet Explorer 8 tem muita coisa nova. Nem parece o mesmo que parou no tempo com a versão 6, a qual ainda é muito usada até hoje, para o desespero dos desenvolvedores.

Um dos aceleradores em ação
Um dos aceleradores em ação

Os Aceleradores são uma das maiores novidades. O uso dele é simples: Quando uma palavra ou texto (inclusive com imagens) é selecionado, um botão azul aparece. Basta clicar nesse botão para ter acesso aos Aceleradores instalados. Eles também podem ser acessados no menu de contexto das páginas ou termos selecionados.

Os Acelerados são muito úteis, principalmente se você utiliza os serviços do Windows Live. É possível blogar, enviar e-mail ou pesquisar na web, diretamente de alguns aceleradores disponíveis por padrão, os quais utilizam os serviços da linha Live.

O Web Slices é outro recurso interessante do IE8. Ele é uma espécie de “atalho especial” na barra de favoritos. O atalho abre uma página desenvolvida especialmente para o recurso (geralmente são mais leves e resumidas). A diferença é no modo que essa página é exibida: Ao clicar em um Web Slice, a página é aberta em um pop-up, sem interferir na navegação nos sites. O funcionamento é semelhante ao de feeds RSS. Na nova barra de favoritos, os “Sites Sugeridos” é um exemplos de Web Slices.

Pesquisa com sugestões
Pesquisa com sugestões

A pesquisa no navegador também foi melhorada. Agora ela está mais abrangente e interativa. Ao digitar um termo na barra de busca, sugestões do provedor de pesquisa selecionado e histórico, são exibidos em um menu que desce.

Além da pesquisa na internet, no mesmo campo também é possível fazer uma busca na página clicando em Localizar nesta Página…, na seta de opções, ao lado direito do campo de pesquisa (ou simplesmente pelo atalho Crtl + F). Ao clicar nesse botão, uma nova barra de busca aparece logo abaixo da barra de guias (e não mais em uma nova janela).

Outros complementos, incluindo Aceleradores, Web Slices e ferramentas de busca podem ser adicionados pelo site Galeria de Complementos.

Gerenciador de complementos
Gerenciador de complementos

E para organizar tudo isso, um gerenciador de complementos está disponível. Ele pode ser acessado pelo menu Ferramentas, Gerenciar complementos. É por lá que os complementos são desativados e detalhes sobre os mesmos são obtidos. Além disso, é possível identificar um add-on problemático. Se o navegador estiver lento ou demorando a iniciar, basta observar o tempo de carregamento dos complementos. Se em um deles o tempo estiver anormal, simplesmente desative-o.

Barra de endereços inteligente
Barra de endereços inteligente

Ao digitar um site no campo de endereço, a barra com histórico desde. Isso acontece desde os primórdios dos navegadores. O diferencial do IE8 é a organização dos itens, divididos em categorias. Não apenas o histórico é exibido, mas também os favoritos e opções para acessar o site digitado. Além disso, a busca é mais abrangente. O termo é buscado no endereço e no título das entradas no histórico e favoritos.

O agrupamento de guias também é uma mão na roda para quem trabalha com muitas páginas abertas. Todas as guias originadas a partir de um local recebem uma coloração. Cada cor é um grupo de guias. É possível fechar esse grupo, remover determinada página do grupo ou clonar uma guia. Essas e outras opções estão acessíveis através do clique direito num grupo ou numa guia. Tudo isso resulta num ganho de produtividade e melhor organização.

Agrupamento de guias
Agrupamento de guias

Os desenvolvedores também ganharam novos recursos. O Internet Explorer Developer Tools (menu Ferramentas, Ferramentas para Desenvolvedores) auxilia o desenvolvedor a testar uma página da web localmente e compatibilizar seu site com o IE. É possível alterar as propriedades da página e ver o resultado em tempo real, sem precisar salvar nenhum arquivo. Outro recurso interessante é ver como um site será renderizado em versões anteriores do IE – dispensando programas de terceiros que fazem isso.

Internet Explorer Developer Tools
Internet Explorer Developer Tools

Mais seguro e confiável

Filtragem InPrivate
Filtragem InPrivate

Além do filtro phishing melhorado, o Internet Explore 8 contém uma nova ferramenta de segurança: Proteção contra ClickJacking. “Clickjacking” é como ficou conhecido uma nova forma de ataque cada vez mais comum. Ela consiste em enganar o usuário em uma página legítima, adicionando botões falsos, ou com telas invisíveis, escondendo páginas de bancos, por exemplo.

Para configurar a Filtragem InPrivate (nome dado ao recurso citado acima), acesse o menu Segurança. Você pode fazer com que a ferramenta bloqueie automaticamente qualquer site de terceiro detectado ou adicionar exceções/sites suspeitos. Essa ferramenta vem desativada por padrão, pois pode bloquear conteúdo “lícito”, como mapas ou anúncios, que geralmente são providos por terceiros.

O aviso de segurança também foi modificado. Quando o usuário se depara com uma tela vermelha (e assustadora), a reação é de, no mínimo, ler o aviso. Teste você mesmo!

InPrivate dá ao usuário doméstico a liberdade de acessar sites educativos
InPrivate dá ao usuário doméstico a liberdade de acessar sites educativos

Já a Navegação InPrivate dá mais privacidade ao usuário quando navega, principalmente em PCs públicos. Para acessá-lo, vá ao menu Segurança, Navegação InPrivate, ou combine as teclas Ctrl + Shift + P.

Nesse modo de navegação, nenhum dado é gravado (cookies, histórico, sessões autenticadas, senhas, etc). Na teoria, absolutamente tudo é apagado após o navegador ser fechado. Resumindo, se você não quer que alguém descubra que você acessou determinado site ou usou o navegador, ative essa ferramenta.

Recuperação de páginas abertas
Recuperação de páginas abertas

O IE 8 trabalha com as abas de forma diferente. Elas são isoladas, ou seja, caso algo dê errado numa guia, o problema afetará apenas ela – e, logo em seguida, será recuperada. O navegador continuará estável, sem afetar outras abas abertas.

Mas se tudo falhar, você não perderá as páginas abertas. A recuperação de guias, algo presente nos concorrente há anos, finalmente deu as caras. Se por algum motivo o navegador travar e for encerrado, ao iniciá-lo novamente, você terá a opção de recuperar as páginas fechadas.

Outro detalhe que faz a diferença é o realce que o IE8 dá ao domínio dos sites. Esse simples detalhe ajuda na identificação de possíveis impostores tentando se passar por sites confiáveis.

Destaque no domínio dos sites
Destaque no domínio dos sites

Para finalizar…

O Internet Explorer 8 certamente é a melhor e mais avançada versão do navegador já feita pela Microsoft. Os novos recursos são realmente muito bons, outros já presentes foram aperfeiçoados, e a segurança foi reforçada. Se você é um usuário do IE, a atualização é obrigatória.

Mesmo que toda essa melhora só tenha vindo depois da ameaça da forte concorrência, o Internet Explorer está hoje, no mínimo, competitivo.

Entretanto, para aqueles que acreditam na evolução da web com o uso de HTLM 5, SVG, PNG animado, etc., o IE ainda deixa muito a desejar, já que não suporta nenhum dos exemplos citados. A renderização de sites, embora tenha melhorado muito no IE8, ainda está atrás dos concorrentes. Não é raro se deparar com um layout quebrado, erros de exibição, etc – embora o modo de compatibilidade dê uma amenizada nisso.

Caso deseje se aprofundar nos assuntos comentados nesse texto, o lugar ideal é o IEBlog, o blog oficial do time de desenvolvedores do navegador da Microsoft. Existe muito material bom e detalhado sobre o assunto lá. Informações para desenvolvedores podem ser conferidas nesse webcast, em português, da Microsoft Brasil.

Tags: Destaques, Google, Internet, Microsoft, Mozilla, Windows

Você também vai gostar

Leia também!