No último artigo aprendemos como fazer backup de dados utilizando o utilitário “freeware” (gratuito) WinBackup. Ficou faltando falar sobre como fazer a restauração dos arquivos armazenados no backup. E a restauração dos arquivos pelo WinBackup é muito mais simples. Basta chamar o WinBackup, clicar no botão “Restore” e selecionar o arquivo com o backup através da caixa “Restore from File”.
Depois é só selecionar os arquivos desejados e clicar no botão “Restore Files”. Notem que podemos restaurar para a localização original ou escolher outra pasta.
Fazer backup dos dados é muito importante, mas pode ser inútil em alguns casos. Imagine a situação: você fez backup de seus dados e guardou em uma HD externo ou DVD no seu escritório. No fim de semana, assaltantes entraram no local e fizeram uma “limpeza” no escritório levando tudo! Infelizmente essa é uma situação mais comum do que parece! Neste caso o backup não ajudou muito. Também poderia ser um incêndio, etc. Esses casos acontecem porque a maioria das pessoas guarda os arquivos de backup próximos aos computadores onde a informação está.
Com o advento da “Computação na nuvem” (cloud computing) a opção de fazer backup usando a Internet como meio de armazenamento está cada vez mais sendo utilizada. Na verdade, desde que os arquivos não sejam muito grandes e que se possua uma boa velocidade de conexão com a rede, esta opção é muito interessante, pois permite que os dados fiquem seguros “na nuvem”, caso um desastre maior ocorra.
Existem vários sites que oferecem espaço de armazenamento online. Eu sugiro experimentar: idrive, adrive, mozy, Humyo e o Skydrive da Microsoft. Todos estes sites têm algumas limitações, mas também oferecem serviços gratuitos. Não se iludam: se quiserem um serviço ilimitado e rápido para armazenamento na rede será necessário pagar por isso!
Espero que estes artigos sejam úteis para todos que pretendem manter seus dados em segurança. Faltou falar ainda de programas de sincronização (que podem ser também usados para fazer backup), mas isso fica para outro artigo! Até a próxima!