ArtigosDicas e tutoriais

Backup e restauração de dados – Parte 1

Já ensinei aqui no Guia do PC como organizar melhor os dados nos discos rígidos, criando um espaço específico para eles (partição). Agora vamos fazer o backup dos arquivos que estão na partição de dados (e também de outros que ainda estejam na partição de sistema). A melhor opção é usar um programa específico de backup, como o WinBackup. Tanto o Windows Vista como o Windows XP possuem programas de backup, mas ambos são inferiores ao WinBackup. No caso do Vista o problema é maior, pois seu programa de backup não permite controle sobre os arquivos que desejamos fazer backup (um absurdo!). Aliás, isso já foi visto num artigo que escrevi há algum tempo. Parece que no Windows 7 isso será corrigido.

A instalação do WinBackup é muito simples. O programa pode ser baixado aqui. Apesar de ser um programa antigo, o WinBackup funciona muito bem com o Vista.

Assim que ele é executado, aparece um assistente para criação de um novo backup em forma de “aula”. Ele explica detalhadamente (em inglês) como realizar o backup.

Infelizmente o assistente não é interativo, ou seja, não podemos realizar o backup enquanto as opções são mostradas. A “aula” tem que terminara para podermos começar o backup.

O passo a passo é o seguinte:

  1. Para iniciar o backup dos dados clicamos em “Create Job” e damos um nome ao mesmo. Por exemplo, eu chamei de “backup_inicial”.
  2. Depois clicamos na aba “Add/Remove Files” para escolher quais os arquivos que vão fazer parte do backup. Neste exemplo, selecionamos todo conteúdo da partição de dados, tomando o cuidado de excluir o a pasta $RECYCLE.BIN.
  3. Agora clicamos na aba “Backup Jobs” e selecionamos onde queremos guardar o backup na caixa “Save Backup To”. Notem que podemos guardar tanto em uma pasta, quanto em DVD/CD (veja os ícones). Neste exemplo, vou escolher uma pasta. Abre-se uma janela pedindo para escolhermos a pasta destino e o nome do arquivo de backup. Usamos o nome backup00.
  4. Depois é só clicar em “Run Backup” para iniciar a operação.
  5. Após completado, aparece uma tela com um pequeno relatório.

É importante lembrar que o WinBackup permite também backup incremental, bem como colocação de senhas, etc. Basta clicar o botão “Backup Settings” para acessar estas opções.

Na segunda parte do artigo vamos ensinar como fazer a restauração. Até lá!

Tags: Hardware, Segurança, Windows

Você também vai gostar

Leia também!