Introdução
Nos últimos 2 anos, notamos um novo fenômeno crescente entre as gigantes da tecnologia se mobilizando para criar uma espécie de “Ecossistema” próprio. Mas do que é que você está falando João? Estou falando da Apple e da Microsoft estarem integrando cada vez mais seus produtos como se eles fossem parte de um conjunto completo de soluções que iremos dissecar aos poucos.
Basicamente acontece o seguinte: A Apple e a Microsoft (não só elas, mas estamos abordando aqui apenas os exemplos mais destacados) criou serviços de nuvem para sincronizar as contas, aplicativos e arquivos. Você salva um arquivo e pode acessar ele no seu iPhone ou Smartphone com Windows Phone. Ligue o computador do escritório e continue trabalhando com ele logando com sua conta da iCloud ou Skydrive. Para onde quer que você vá, é sempre possível levar seus arquivos juntos.
Os EcosSistemas operacionais
Se olhar mais atentamente aos fatos, vai ver que quando a Apple fez o evento “Back to the Mac” e lançou o Lion com recursos do iOS, ela tinha a direta proposta de fazer com que seus sistemas ficassem não apenas integrados em recursos, mas visualmente também. A premissa é de que o usuário ficaria mais “confortável” de usar um sistema no computador que fosse semelhante ao do smartphone e vice-versa, causando a sensação de que ele só trocou de aparelho, mas não de sistema. Mas a Apple não parou por ai: ela fez com que o design desses aplicativos fosse Esquiomorfos (um tipo de design que tenta copiar objetos da vida real. E.g: aplicativos “notas” simula um bloco de notas de verdade). Isso fez com que os aplicativos passassem a experiência de serem iguais aos seus representantes físicos. Até onde isso foi bom? Não sabemos. Os designs debatem isso até hoje. Uns criticam. Outros adoram.

A Microsoft por sua vez fez isso também, mas apostando no minimalismo como design. Eu acredito piamente que o Windows Phone 7/8 e o Windows 8 foram criados com a ideia de terem a mesma interface minimalista: blocos de cores solidas e ícones monocromáticos. Quando criou a interface Metro/Windows 8/ Windows Store/Seja o que ela chama isso hoje (querida Microsoft, decida um nome definitivo para isso logo.) trocou ícones, unificou serviços e integrou tudo ao Skydrive. Mas não só o Skydrive é sincronizado: adicionou um novo contato no Outlook? Quando abrir seu aplicativo “Pessoas” pode ter certeza de que o contato vai estar lá! Hoje, o Office salva seus arquivos na nuvem e permite que alguém colabore na edição do arquivo, seja no Office Web Apps ou Office do Windows Phone. É interessante salientar que o Google também anda oferecendo um serviço parecido: compartilhar arquivos no Google Drive permite editá-los nos WebApps simultaneamente com que tiver compartilhado.

Lojas de aplicativos
Ainda falando de sistemas operacionais, vamos focar agora em outra coisa que veio pipocando com a nova leva de sistemas operacionais: As lojas de aplicativos.

Desde que o negócio foi sucesso nos aparelhos móveis, tentaram portar a ideia para computadores de modo a unificar, filtrar e controlar os aplicativos instalados pelo usuário. É prático para ambos os lados: os desenvolvedores tem mais suporte (pois a loja serve de “vitrine” para seu aplicativo) a Apple/Microsoft filtram o o conteúdo da loja garantindo aplicativos seguros ou eliminando funções que ela já provém, eliminando a concorrência com aplicativos nativos e o usuário se beneficia da integração, podendo instalar de uma vez só todos os aplicativos comprados no computador credenciado com seu login. Simples Assim.
Conexão com redes sociais
Integrar as redes sociais é mais uma das sacadas do nicho de sistemas operacionais: para suprir a necessidade de comunicação e simplificar o caminho de compartilhar fotos, locais, frases e status. Sabe porque é uma sacada brilhante? Volte uns 20 anos atrás, numa época de câmeras analógicas com rolos de filme: todo mundo usava para “bater fotografias” que volta e meia vinham com um dedo feio do seu tio na frente e demorava algum tempo desagradável para serem reveladas e guardadas no álbum da família. 20 anos depois e isso mudou: o Smartphone tira fotos em HD e já envia diretamente pro Facebook e compartilha com seus amigos e familiares online. Há 10 anos atrás quem desdenhava de máquinas digitais, hoje não vive sem.
É lógico que estamos citando apenas um mero exemplo: um SO integrado a redes sociais permite fazer muito mais e ser mais produtivo do que antes. Atualizações em tempo reais de seus amigos que aparecem na tela do celular. Fotos enviadas para o outro lado do globo em segundos. A tecnologia a serviço da sociedade.
Microsoft
Falando especificamente da Microsoft, temos o recém lançado Windows 8 e o Windows Phone 8 as vias de lançamento.
A Microsoft resolveu investir mais em um design bi-cromático com cores sólidas e as Live Tiles. Ideia brilhante, se você quer saber minha opinião. Recentemente, seguindo os passos da rival, inaugurou a loja de aplicativos Windows Store e enviou meia duzia de serviços pro vinagre (RIP Hotmail e Windows Live Messenger) além de reformar os serviços da Live e adaptar a chamada “Microsoft Account” ou “Conta Microsoft”: um login unificado para cada usuário de seus produtos e serviços

- Design: Metro/Windows 8
- Suite de escritório: Office/Office WebApps/ Office 365
- Armazenamento e sincronização de arquivos: Skydrive
- Comunicação: Skype
- OS Mobile: Windows Phone
- Sistema Operacional: Windows
Apple
Comecei a sentir que a Apple criava seu ecossistema assim que o iCloud foi anunciado e senti mais bem estruturado no Back to Mac, evento em que a Apple lançou o OS X Lion, que contava com recursos do iOS. Ficou extremamente claro a intenção da Apple: causar uma experiência unificada para os usuários. Assim como o Microsoft planejou (paralelamente a Apple, ou não), eles queriam que o usuário não sentisse diferença alguma ao usar um iPhone e um iMac, simplesmente. Com o iCloud sincronizando os arquivos dos dispositivos móveis e os computadores, fica fácil levar seus dados para qualquer lugar.

- Design: Esquiomorfismo (adaptação de aparência de outros objetos)
- Suite de escritório: iWork
- Armazenamento e sincronização de arquivos: iCloud
- Comunicação: iMessage
- OS Mobile: iOS
- Sistema Operacional: OS X
Conclusão
Graças a semi-infinita disponibilidade de conexão com a internet (3G, Wi-Fi, Banda Larga, LTE, Fibra Óptica etc) e velocidades cada vez maiores aliados a dispositivos cada vez mais potentes, finos e tecnologicamente avançados, esse ecossistema se tornou possível e inaugura a nova era da Informática para os próximos anos. Não precisamos mais nos separar de nosso computador, pois os arquivos estão bem ali no celular. É interessante notar também que por motivos de estratégia e marketing (óbvios) esse ecossistema funciona melhor com os produtos de seu fabricante e são integrados para funcionar com eles em semi-perfeita harmonia.
E você? O que acha disso? Esta se integrando a algum ecossistema? Escreva nos comentários abaixo a sua opinião.