Notícias

Motiva adota IBM Planning Analytics para integrar sistemas e otimizar processos financeiros

A Motiva,que atua na gestão de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos, implementou o IBM Planning Analytics para transformar seus dados brutos em insights em tempo real. A Motiva, presente em 13 estados brasileiros, com mais de 16 mil colaboradores e 40 milhões de clientes anuais, trabalhou em conjunto com a consultoria especializada CTI Global na adoção da ferramenta de planejamento de negócios.

Atualmente, o IBM Planning Analytics é o principal direcionador financeiro da Motiva, auxiliando na tomada de decisões e nos cálculos de tendências de longo prazo. A ferramenta também se mostrou eficaz na interface com SAP, reduzindo custos e tornando-se uma solução mais econômica em comparação ao software utilizado anteriormente.

O projeto surgiu da necessidade de substituir uma antiga ferramenta para atualizar as previsões de longo prazo e apoiar decisões importantes com mais rapidez. Com a adoção do IBM Planning Analytics, a Motiva conseguiu reduzir em três vezes o tempo de seus exercícios de budget, fornecendo em tempo real todos os insights necessários para tomada de decisões estratégicas. A ferramenta, desenvolvida pelo IBM watsonx, também fornece um assistente de inteligência artificial (IA) generativa para melhorar a participação no processo de planejamento e tomada de decisões e facilita a análise da lucratividade e de cenários hipotéticos detalhados, aumentando a velocidade e precisão das decisões de negócios.

Segundo Francisco Loschiavo, sócio-gerente da CTI Global, a implementação do IBM Planning Analytics na Motiva foi um grande desafio devido à complexidade e diversidade dos negócios do grupo – que inclui a gestão de rodovias, mobilidade urbana e aeroportos. “A ferramenta se mostrou robusta e flexível, capaz de lidar com grandes volumes de dados e fornecer alto desempenho, mesmo com muitas pessoas trabalhando na ferramenta ao mesmo tempo”, explica Loschiavo.

O desenvolvimento do projeto na Motiva exigiu a colaboração de diferentes equipes, incluindo a TD SYNNEX, parceira distribuidora tanto da CTI como da IBM, com a qual mantém um Centro de Excelência para o desenvolvimento de aplicações com tecnologias inovadoras.

Uma nova abordagem ao planejamento

O sucesso do projeto, de acordo com Thiago Viola, diretor de IA, dados e segurança da IBM Brasil, não se deu apenas pela implementação de uma nova ferramenta. “A mudança nos processos internos, gerada pela necessidade de rever e repensar as rotinas, acabou proporcionando transformações significativas e tornando os processos da Motiva muito mais ágeis e modernos”, destaca o executivo.

De acordo com José Freitas, diretor de planejamento corporativo da Motiva, a adoção do IBM Planning Analytics tem beneficiado diversas áreas do grupo, incluindo planejamento econômico e eliminações contábeis. “A ferramenta tem se mostrado essencial para fornecer informações em tempo real e auxiliar a tomada de decisões, o que tem um impacto direto no retorno para os acionistas”, afirma Freitas.

A Motiva planeja continuar utilizando e explorando as capacidades do IBM Planning Analytics para otimizar ainda mais processos e fornecer um serviço de qualidade superior para seus colaboradores, tanto nas áreas Financeira e de Tecnologia, assim como para os respectivos clientes.

Você também vai gostar

Leia também!