Artigos

Onde estão as unidades A: e B: no Windows?

A unidade C: é o local que, por padrão, é instalado o Windows. Se você particionou o seu HD ou possui outro disco rígido, este provavelmente é o D:. Caso possua um drive de DVD, este deve ser a unidade E:. Mas, surge uma pergunta: onde estão as unidades A: e B:?

Se você é “das antigas”, sabe a resposta! No entanto, se você não sabe a resposta, você não é “das antigas”. As unidades A: e B: são normalmente atribuídas as unidades de disquete. Isso, disquete.

unidades-a-e-b-1

Hoje estamos acostumados com Pen Drives, HD externos e até mesmo com a nuvem, ou seja, o armazenamento em servidores através da internet. Mas antigamente o que se usava para armazenar arquivos eram os disquetes, sendo o mais comum com 1,44MB de capacidade de armazenamento!

A instalação de programas era maçante! Quando se terminava de copiar o conteúdo de um disquete ele solicitava o próximo e depois o outro até a instalação está concluída. Depois solicitava novamente a inserção do primeiro disquete para poder usar a linha de comando novamente. Se o cidadão possuísse apenas um drive de disquete, ele deve ter visto essa frase muitas vezes: “Por favor, insira o disco de origem na unidade A: … Por favor, insira o disco de origem na unidade A: … Por favor, insira o disco de origem na unidade A:”

Depois que os discos rígidos se tornaram baratos, os disquetes caíram em desuso. Mas isso não aconteceu da noite para o dia. Mesmo uma máquina possuindo um HD, ela ainda suportava o disquete. Muitas pessoas, para evitar o fardo mencionado acima para instalar um determinando programa, possuíam dois drives de disquete (A: e B:). Assim, quando o disco rígido foi adicionado, foi atribuído a unidade C: para ele.

De fato, em grande parte, a razão do C: ser a unidade padrão para a instalação do Windows é para compatibilidade com as versões anteriores.

Hoje, caso você queira se aventurar, poderá até atribuir ao A: e B: uma unidade de dados, mas não a uma unidade de inicialização.

Você também vai gostar

Leia também!