Notícias

Feliz ano novo! E feliz Guia do PC novo também!

Feliz 2009 e boas festas. É o que o time do Guia do PC deseja para você.
Feliz 2009 e boas festas. É o que o time do Guia do PC deseja para você.

Depois de 366 dias, chegamos ao final de 2008. Ainda faltam longas nove horas para que um novo ano comece, no entanto, preferimos publicar este texto e lançar o novo Guia do PC algumas horas antes, evitando que eu e você fiquemos na frente de um computador na virada do ano.

Antes de falar sobre as mudanças do layout, gostaria de dizer que 2008 foi um ótimo ano para o Guia. O início não foi tão interessante assim, já que tivemos algumas mudanças que (quase) ocasionaram o fechamento do site. Mas, se o novo time pegou o site em 1º de fevereiro de 2008 com 1500 assinantes de feed, 110 textos e 1700 comentários, hoje, 31 de dezembro de 2008, esse novo time, que nem é mais tão novo assim, comemora com a marca de 2700 assinantes, 900 excelentes textos, além dos quase 14 mil comentários escritos por pessoas como você, que fazem do Guia do PC o que ele é hoje. Em nome de todo o time do Guia: MUITO OBRIGADO!

Os 10 textos mais lidos do ano (Google Analytics, de 01/02/2008 até 29/12/2008)

  1. Como formatar um PC e instalar o Windows XP (61.904 visualizações)
  2. Criando CD de instalação do Windows XP SP3 (49.251 visualizações)
  3. Instale temas no Windows XP SP3 (40.825 visualizações)
  4. Ares: Configurando e usando este excelente compartilhador (28.646 visualizações)
  5. Kaspersky Internet Security 7.0 por 6 meses grátis! (19.101 visualizações)
  6. Intel anuncia Core i7 oficialmente (14.468 visualizações)
  7. Softwares que não podem faltar no seu computador! (9.916 visualizações)
  8. Novo tema oficial para Windows XP (8.956 visualizações)
  9. Finalmente: Windows XP SP3 em português via Windows Update (8.869 visualizações)
  10. Manual completo do Ubuntu 8.04 em PDF (8.834 visualizações)

Os 10 textos mais comentados do ano (até 30/12/2008)

  1. O Windows Vista não é um fracasso (179 comentários)
  2. Mozilla Firefox 3.0 – Download e cobertura do lançamento (174 comentários)
  3. Opera 10 Alpha (166 comentários)
  4. As 10 principais diferenças entre o Windows e o Linux (165 comentários)
  5. Os programas menos seguros de 2008 (146 comentários)
  6. Guia do Mac – Parte 3 (108 comentários)
  7. Firefox 3 é o navegador com melhor gerenciamento de memória (93 comentários)
  8. GTA IV e sua muralha anti-pirataria (91 comentários)
  9. Ares: Configurando e usando este excelente compartilhador (81 comentários)
  10. O que o Google Chrome tem de interessante (81 comentários)

O novo visual do Guia

Ah, o novo visual… Acreditamos que a mudança foi bem positiva. A primeira mudança que se pode notar é o aumento da largura do layout, permitindo que um espaço maior seja utilizado. O antigo layout era otimizado para resolução 800×600 (utilizado por 4% dos usuários). O novo é adaptado para resoluções maiores que 1024×768, resolução esta que está em 42% dos monitores dos visitantes. Com isso, foi possível acrescentar mais recursos sem o perigo de deixar tudo amontoado.

O Guia do PC antigo
O Guia do PC antigo

A questão do peso do layout também foi levada em consideração: mais conteúdo, menos imagens. Evitando ao máximo os degradês em excesso e os ícones bonitinhos, foi possível diminuir pela metade o número de requisições de imagens. Isso é muito bom, tanto para você, quanto para o servidor.

Na página de visualização de textos, nota-se uma coisa mais leve, simples. Isso acontece porque a “barra de ferramentas” (Imprimir, Enviar textos para amigo e outros) foi removida. Basicamente, o que fizemos foi simplificar a coisa. Para imprimir um texto, basta utilizar o atalho Ctrl+P e clicar em Imprimir. No papel, você verá somente o que interessa; nada de links para as demais seções do site ou lista de comentários de usuários. Quer ver? Então dá uma olhada na função de visualizar impressão do seu navegador!

Visualização de impressão
Visualização de impressão

O box de downloads, ou softwares atualizados, foi da parte superior do layout para a barra lateral. Agora, ele é automatizado: ao invés do time do Guia postar atualizações de softwares, o pessoal do FileHippo e GetDeb fará o trabalho. Isso fará com que o time se dedique mais aos artigos e dicas, postando somente atualizações importantes de softwares, como uma major release de um programa bastante conhecido. Falando em downloads, agora temos um pequeno portal de downloads. É uma pequena lista de softwares, dividida por seis categorias. Cada software possui uma avaliação do time do Guia, numa escala que vai de 1 até 5. Como a lista ainda é pequena, pedimos sua ajuda para aumentá-la, fazendo com que o portal de downloads realmente vire um portal. Para isso, utilize nosso formulário de contato.

Outras mudanças menores incluem a volta do Guia do Inglês (uma lista de tradução de termos técnicos da informática), o mapa do site (que lista todos as páginas do Guia do PC), a adição da página de solicitação de participação para o time do Guia, o box de Comentaristas do mês (lista dos usuários que mais comentaram nos últimos trinta dias) e o nosso Twitter. Aliás, se você tem Twitter, siga o @guiadopc e receba nossos updates! E, para updates “técnicos” do Guia, siga o @paulohiga também. :)

Esperamos que a mudança tenha sido boa para você. Não deixe de enviar seu feedback! E por hoje é só. Amanhã, primeiro dia de 2009, o trabalho por aqui continua. Até breve, e feliz 2009!

Tags: Downloads, Guia do PC

Você também vai gostar

Leia também!