Olá caros amigos do Guia, como estamos? Está tudo bem? Espero que sim! Gostaram do vídeo? Ele me foi muito útil! Programação é como música, matemática, não há um limite para este conhecimento; é só pensar e aplicar o pensamento!
Recapitulando um pouco, vimos na aula anterior duas conhecidíssimas estruturas de repetição: o WHILE, e o REPEAT UNTIL (lembrando que outras linguagens tratam esta estrutura de forma diferenciada). Hoje trabalharemos com uma estrutura mais enxuta, o FOR, e sendo mais enxuta é a preferida entre os programadores.
Mas como funciona?
Sigam-me os bons!
A escrita do código é o seguinte:
Em Pascal
for cont:=(1) to (10) do
<comandos>
A estrutura é bem tranquila. É um princípio e um fim, entendendo que o incremento é feito +1. +1? Como é isso? Bem, o Pascal incrementará o contador em 1, sempre que fizer o giro na estrutura. Vamos ao exemplo para facilitar o entendimento!
Program Pzim ;
var cont:integer;
Begin
for cont:=(0) to (10) do // O contador partirá do zero, indo até o dez, obedecendo a condição de incremento +1.
writeln(cont); // Exibe o contador na estrutura do looping.
End.
E se eu quiser brincar com a estrutura, exibir apenas os pares de um determinado intervalo ou somente os ímpares? Basta acrescentar ao contador o incremento desejado. Vamos a mais um exemplo:
Exemplo 1 – Crie um algoritmo que exiba os número pares entre 50 e 100.
Program Pzim ;
var cont:integer;
Begin
for cont:=(50) to (100) do // Início = 50, Fim = 100, beleza?
Begin // Como mais de um comando será regido pelo looping é necessário o uso do begin, estipulando assim o bloco utilizado;
writeln(cont);
cont := cont + 1; // Além do incremento usual do for o cont recebe mais um, resolvendo assim o algoritmo;
end; // Finalizando o bloco.
End.
Agora é treinar, a transpiração nos fará programadores de alto nível.
Bem, aqui vai uma aula bônus, a estrutura do for em outras linguagens difere um pouco do Pascal, então envio a sintaxe do for em Java, para que possa ficar claro nos próximos cursos.
FOR ( variável de inicialização; condição; incremento)
Mas o que são variável de inicialização, condição e incremento? Como alguém disse certa feita, vamos por partes! Variável de Inicialização é a responsável por fazer o controle do laço, funciona como ponto de partida; Condição é até que ponto esta variável será incrementada, é o ponto de parada, e Incremento é o que basicamente controla o looping – este funciona como uma estrada a ser percorrida. Imagine que um carro que vai sair da cidade A para a cidade B. Imaginou? Pois bem, a cidade A seria a variável de inicialização, a cidade B, a condição; a estrada percorrida e o carro, seriam os blocos de comandos!
RAPIDINHAS:
1 – O FOR no Pascal é diferente de outras linguagens;
2 – Com o uso do FOR o código fica mais limpo;
3 – Em termos de processamento, o FOR consome o mesmo tempo do WHILE;
4 – Tanto faz usar FOR ou WHILE, eu gosto mais do FOR.
E como de costume, vamos aos exercícios!
1 – Desenvolva um algoritmo que exiba os números ímpares maiores que 100 e menores que 200:
2 – Crie um script no qual o usuário digita o intervalo que deverá ser incrementado e exiba os pares dentro deste intervalo:
Justificativa das Questões:
Questão 1 – Esse serve para fixar conteúdo e trabalhar com a lógica, é aplicação da estrutura;
Questão 2 – Essa é um desafio e tanto! Estruturas de controle precisam ser usadas! Fico muito feliz com uma questão do tipo! O bom programador usa todo o conhecimento para atender ao pedido do cliente usando todo conhecimento obtido! É isso que a questão pede!
Gostaram da aula? Espero que sim! Até a Próxima! Grande abraço! Dúvidas? É só postar nos comentários!