Dicas e tutoriais

Guia de atualização no Windows

Atualizar o Windows é fácil. A receita diz: Vá até o Windows Update, procure, baixe e instale as atualização. Dependendo de como ele está configurado, nem isso é necessário. Mas o que talvez muita gente não saiba é que existem mais “detalhes” importantes além disso. Um gamer mais antenado, por exemplo, não pode deixar passar uma atualização de DirectX e driver placa de vídeo.

As dicas apresentadas aqui, com exceção dos drivers, são simples e rápidas, podendo ser realizadas até mesmo pelo mais leigo dos leigos. Exagero à parte, mãos à obra!

Drivers

Comparado aos outros tópicos, certamente atualizar os driver é uma tarefa, no mínimo, chata. Aqui temos casos e casos dependendo do hardware em questão. Se você tem muito hardware instalado, consequentemente terá mais drivers a instalar/atualizar (ou não). Se seu hardware for antigo, talvez não seja tão fácil encontrar um driver bom para ele, ou pior, não encontrar nada. Hardware defasado ainda é uma realidade no mercado.

O Windows 7 tem um grande suporte a drivers. Ele verifica e instala as atualizações pelo próprio Windows Update. Mas enquanto não temos essa maravilha de funcionalidade, a melhor forma continua sendo a mesma: Manualmente – a menos que deseje pagar por serviços do tipo.

Você precisa saber das informações do seu hardware, como marca e modelo. Vá até o site do fabricante, procure, baixe e instale. É importe ir sempre ao site do fabricante, como NVIDIA, ATI, Realtek, etc. Sites da placa mãe, como Gigabyte e ASUS, ou da montadora (Positivo, CCE, etc.) nem sempre disponibilizam a versão mais recente do driver para baixar.

Outra forma um pouco mais simples de fazer todo o procedimento é com o Driver Agent. O site faz um scan no computador e verifica os drivers instalados. Se algum driver for apontado como ruim, é poque existe atualização. Ela pode ser feita pelo próprio Driver Agent (serviço pago) ou, agora que você sabe o que precisa atualizar, basta ir ao site do fabricante e baixar a última versão do driver.
Driver Agent

Programas

Felizmente a maioria dos programas tem a capacidade de se atualizar automaticamente ou avisar ao usuário por novas versões. Mas aqueles que ainda não contam com tal recurso, há duas maneiras de mantê-lo atualizado: Ficar de olho na box “Softwares atualizados”, aqui ao lado, no Guia do PC. Com auxílio de sites especializados, como o FileHippo e GetDeb, ali aparecem as últimas atualizações dos programas mais conhecidos, tanto para Windows quanto para Linux. Você também pode acompanhar esses sites ou visitar a página dos seus programas com freqüência a fim de verificar por atualizações.

A segunda maneira certamente é a mais fácil: Com a ajuda do Software Informer, podemos verificar por atualizações para os outros programas instalados no Windows. Muito mais fácil, prático e sem segredo algum. Basta baixar e instalar o cliente. Ele identifica os programas instalados e procura por atualizações. Por fim, com alguns cliques, você é levado ao download da última versão do programa.
Software Informer

DirectX

É uma das coisas que não temos contato direto, por isso muitas vezes acaba esquecida, mas é essencial estar sempre atualizado, principalmente para gamers e quem trabalha com programas específicos. Uma pena as atualizações do DirectX não serem entregues pelo Windows Update.

Apesar de tudo, atualizá-lo também é simples. Basta baixar o DirectX End-User Runtime e executá-lo. Este aplicativo baixa somente os arquivos necessários, ou seja, se você atualiza com freqüência, o download será pequeno. Caso contrário, não se assuste se os arquivos a serem baixados chegarem aos 100 MB.

Conclusão

Ao invés de perder tempo com aquelas dicas complexas para otimizar o sistema, que prometem mundos e fundos, mas na verdade não fazem efeito na maioria das vezes, esse é o verdadeiro caminho a ser seguido para conseguir a melhor perfomance possível no Windows. No geral, essas dicas podem (e deveriam) ser seguidas por todos, afinal, estabilidade, melhorias e segurança nunca é demais.

Tags: Hardware, Jogos, Software, Windows

Você também vai gostar

Leia também!