Uma das coisas mais legais do Mac OS são os Stacks, ou pilhas em português. O recurso funciona na dock do sistema de Steve Jobs e faz saltar imagens, documentos, vídeos ou pastas presentes em um determinado diretório, facilitando o acesso aos últimos arquivos adicionados ou modificados.

O gratuito StandaloneStack, para Windows, tem como único objetivo imitar o recurso da Apple no sistema operacional da Microsoft e trazer um gostinho da maça para usuários do SO das janelas
Após instalado, para criar uma nova Stack, basta ir ao menu New Stack e configurar as seguintes opções:
- Stack name – nome de sua criação
- Path – pasta de destino
- Open As – abrir como uma pilha, grade ou automático, para que um Stack seja exibido como grade a partir de um determinado número de arquivos na pasta
- Switch to grid after – número de arquivos máximo para ser exibido como uma pilha
- Sort by – organizar por nome, tipo, data de criação, ou data de modificação, todas de forma ascendente ou decrescente
- Open offset – posição, a partir do clique, em que a Stack deve abrir
- Force open position – forçar a Stack a abrir a partir de uma posição fixa no monitor
- Show “Show in Explorer” – abrir pasta no Windows Explorer
Por fim, clique em Create Stack para guardar as configurações.
Tão importante quanto criar um Stack, é fazer um atalho. Para isso, clique em “Create a shortcut” e selecione o destino, lugar onde a Stack poderá ser acessada. Pronto, você já tem uma Stack!
O programa, que agora pode ser acessado com a tecla Ctrl pressionada ao abrir uma Stack, ainda oferece algumas personalizações, como tamanho dos ícones, duração da animação de abertura, fonte, transparência, cores, etc.
Os ícones podem ser customizados na pasta “images”, alterando os arquivos sempre no formato PNG. Na página de opções do StandaloneStack também é possível fazer com que o programa exiba os ícones nativos do Windows.
Resumindo, o StandaloneStack é um programa gratuito e extremamente personalizável para Windows que copia de forma praticamente perfeita os Stacks, do Mac OS. Se você é fã do sistema da Apple e gosta do recurso ou instalou o Snow Transformation Pack no seu Windows, esse utilitário foi feito para você.