Dicas e tutoriais

Dicas para Iniciantes: Como baixar arquivos Torrent

O Torrent é bastante usado em transferências de arquivos P2P pela sua facilidade de manuseio e velocidade de download de arquivos. Arquivos deste tipo são criados quando o proprietário do produto a ser compartilhado libera um link que permite que outras pessoas baixem o arquivo diretamente do computador deste, sem necessidade de enviar o arquivo para algum servidor.

Como o compartilhamento é feito sem nenhum bloqueio ou limitação, os downloads são bem mais facilitados. Quando uma pessoa está baixando o arquivo de um computador, ela se torna um Peer. Após o download do arquivo, ela se torna um Seeder, ajudando outras pessoas a baixarem o arquivo mais rapidamente. Este é o grande segredo do protocolo: você baixa de outros que te ajudam e ajuda os outros após baixar.

Para manusear arquivos torrent, você precisa de um programa. Nós recomendamos o µTorrent para o Windows e o Transmission para o Linux, mas há mais um mundaréu de opções pra quem não gosta destes.

Tenho certeza de que a maioria das pessoas usam o Torrent para baixar legalmente uma distribuição Linux.
Tenho certeza de que a maioria das pessoas usam o Torrent para baixar legalmente uma distribuição Linux.

Instalando um programa desse tipo no sistema, você poderá abrir arquivos *.torrent  baixados em algum lugar. Falando nisso, um bom serviço de pesquisa de torrents é o Torrentz. Eu o uso há bastante tempo e ele procura diversos trackers contendo o torrent com o arquivo procurado. Procure algo que você queira baixar, entre no servidor preferido e baixe o *.torrent. Abra-o e o programa que você instalou para baixar torrents reconhecerá o conteúdo do arquivo e ele começará a ser baixado para o seu disco rígido.

Como torrents dependem de seeders para se manterem em operação, às vezes não será possível fazer o download exatamente por estar faltando algum pedaço para ser enviado para você por outro usuário/computador. Caso isso aconteça, procure outro tracker que tenha mais seeders (quanto mais, melhor, obviamente) e tente novamente.

Não se esqueça de, quando terminar de baixar, ajudar os outros servindo como um seeder do torrent, hein. Afinal, uma hora você precisa, outra hora outros precisam. É como dizem: “é uma mão lavando a outra“.

Gostou dessa dica? Esperamos que sim. Caso tenha alguma sugestão para esta coluna, queira, por favor, nos enviar um e-mail com ela para contato@guiadopc.com.br. Ou então entrar nesta página. Pode ter certeza que analisaremos sua sugestão com carinho. ;-) Enquanto isso, talvez queira dar uma lida em outros artigos similares a este:

Tags: Destaques, Downloads, Internet, Software

Você também vai gostar

Leia também!