Dicas e tutoriais

Dicas para Linux: Instale drivers de vídeo facilmente no Linux com o Intel Graphics Installer

Coluna Dicas para Linux de hoje irá mostrar como instalar o driver das placas de vídeo da Intel no Linux. Tudo de maneira simples e com interface gráfica.

Já tinhamos mostrado como adicionar um repositório PPA no Ubuntu, fazendo o sistema da Canonical se simples de utilizar gráficos Intel. Mas agora o instalador é para múltiplas arquiteturas e sistemas oepracionais Linux, não somente para a distribuição da empresa britânica.

Por que instalar este driver e não o do repositório?

A maioria das distribuições vem com o driver da Intel. Então por que instalar outro? Simplesmente porque nem sempre o driver está atualizado. Muitas vezes os mantenedores das distribuições preferem deixar os pacotes como estão, não atualizando, para o sistema continuar com a estabilidade desejada.

Se quiser manter a estabilidade do desenvolvedor, fique com o driver do repositório. Se quiser curtir as novidades da fabricante da placa gráfica, sem se preocupar com algum raro problema de estabilidade que eventualmente pode ocorrer, escolha o driver do site, que está sempre atualizado na última versão.

De onde vem o instalador?

Intel é uma das empresas que mais investem em software livre e código aberto. É uma das grandes desenvolvedoras do poderoso kernel Linux, além de faturar milhões indiretamente todos os anos com o sistema do pinguim. A empresa possui funcionários com dedicação exclusiva para projetos comunitários, como dos drivers de vídeo.

O instalador é feito pela própria Intel, através do Open Source Technology Center, distribuido pelo site do projeto, o 01.org.

Como baixar?

Baixar é simples. Entre no site oficial e baixe a versão para seu sistema, como Ubuntu, Fedora ou outro, numa instalação genérica.

Como instalar?

O instalador para Ubuntu (.deb) e Fedora (.rpm) é simples. Dê um duplo clique no pacote baixado e clique para instalar. Após isso procure o instalador gráfico no campo de pesquisa da distribuição – digite “intel” ou “intel linux”.

Agora o instalador gráfico será aberto, bastando seguir os passos na tela. Não é preciso entender nada muito profundo. É simples, amigável e rápido, perfeito principalmente para os leigos e usuários iniciantes.

intel-driver-linux1
Instalador é no conceito “Next > Next > Finish”

Erro no Ubuntu 64-bit

Alguns usuário enfrentaram um problema de dependência no instalador para o Ubuntu de 64-bit. Esse problema já foi corrigido no instalador mais recente, caso o sistema esteja atualizado. Mas se mesmo assim ocorrer – informática acontece coisas de outro mundo -, existe um script feito pelo blog TheClonker para resolver.

Vá ao Terminal e digite:

curl http://theclonker.de/remove-intel-driver.sh | /bin/sh

E então, gostou da dica? Você escolherá o driver do 01.org ou do repositório oficial da distribuição? Caso tenha escolhido o driver do site da Intel, deixe sua experiência de instalação.

Com informações de WebUp8

Tags: Destaques, Dicas para Linux, Linux

Você também vai gostar

Leia também!